Rio de Janeiro AquiRio de Janeiro Aqui

Vista Panorâmica Legendada da Baía de Guanabara

Vista panorâmica legendada da Baía de Guanabara e Cidade do Rio de Janeiro

A Baía de Guanabara possui inúmeros pontos de atração, entre elas as belezas naturais, sítios históricos, fortes, vistas da cidade, e a Ponte Rio Niteroi. Uma vista panorâmica legendada da baía é apresentada nesta página para um melhor entendimento da situação destes vários e inúmeros pontos.

A foto abaixo foi tirada do alto do Corcovado e mostra grande parte da Baía de Guanabara, Cidade do Rio de Janeiro e Niteroi.

As legendas foram colocadas para uma melhor compreensão dos locais e também dos mapas mostrados acima.

Descrição das Legendas

As legendas estão descritas também a seguir, ponto por ponto.

1 - Morro Cara de Cão

A barra ou entrada da Baía fica entre o Morro Cara de Cão a Fortaleza de Santa Cruz, situada sobre uma pequena península do lado de Niteroi. É no Morro Cara de Cão que ficava a "Cidade Velha", ou local dos primeiros assentamentos feitos por Estácio de Sá, quando da fundação da Cidade. Neste local fica também a Fortaleza de São João, que pode ser vista quando se passa próximo ou pela entrada da baía.

2 - Forte da Laje

O Forte da Laje fica situado em um pequena Ilhota no meio da Barra ou Entrada da Baía de Guanabara. Hoje em dia está desativado. Não são permitidas visitas ao local. Pode-se apenas ver de barco. Observe que a Ilhota da Laje aparece no antigo mapa, com este nome.

3 - Fortaleza de Santa Cruz da Barra

A Fortaleza de Santa Cruz da Barra fica do lado de Niteroi e juntamente com o Forte da Laje e Fortaleza de São João formavam a primeira linha de defesa contra invasão da cidade do Rio de Janeiro.

Foto panorâmica da Baía de Guanabara com legendas

4 - Enseada de Botafogo

Na foto é aparece a enseada de Botafogo. Os pequenos pontos barcos são os inúmeros barcos que ora navegam ou estão ancorados na águas da enseada.

5 - Bairro da Urca

Parte do Bairro da Urca, construído sobre aterro aos pés do Morro da Urca e Pão de Açucar.

6 - Morro da Urca

Sobre o Morro da Urca fica o primeiro estágio de parada do bondinho do caminho aéreo que leva ao topo do Pão de Açucar.

7 - Pão de Açucar

A montanha mais destacante da entrada da Baía de Guanabara é o Pão de Açucar. Sempre impressiona e encanta a todos que a veem, e mais ainda quando em tempos remotos, o único caminho de chegada à Cidade do Rio de Janeiro era por mar. A famosa montanha sempre aparece em pinturas, desenhos e aquarelas feitas por pintores e artistas que visitavam o Rio no século 19.

8 - Praia Vermelha

Famosa e bela praia tendo por um lado Morro da Urca e do outro o Morro da Babilônia, a Praia Vermelha está voltada para fora da Baía. Entretanto é uma praia pequena e calma, cercada de belas formações rochosas que se projetam sobre o mar.

9 - Bairro de Botafogo

Área do bairro de Botafogo, próximo à sede social e algumas instalações do famoso clube de futebol que leva o mesmo nome do bairro.

10 - Morro e Mirante do Pasmado

Sob o Morro do Pasmado passa o primeiro túnel que liga o centro da cidade à zona sul vindo pela orla de Botafogo. Sobre este morro existe uma praça e um mirante alternativo com algumas vistas para o bairro de Botafogo, sua enseada, vistas para o Pão de Açucar e Corcovado.

11 - Praia de Botafogo

Localização da praia de Botafogo, reconstruída após aterros que permitiram construção de largas avenidas e parques arborizados.

12 - Morro da Viuva

Morro que fica entre as praias do Flamengo e Botafogo. Aparecia muito em antigas pinturas do século 19, mas atualmente esta cercado e encoberto por edifício de apartamentos. Mas está parte do Flamengo, destaca-se quando os entornos da baía são vistos à partir do mar.

13 - Praia, Parque do Flamengo e Bairro do Flamengo

Na foto, onde aparece o número da legenda, está quase em frente à Rua Paissandú, famosa por sua ala de palmeiras que se estende ao longo da mesma. A foz do Rio Carioca, que aparece no antigo mapa da Baía de Guanabara, mostrado em outra página, apareceria na foto uma pouco mais à esquerda, caso o Rio não tivesse sido canalizado sob as ruas.

A praia do Flamengo e entorno da baía naquele trecho também são cenários atuais marcantes de quem vê a cidade pelo mar.

14 - Catete

A legenda que indica onde fica o bairro do Catete foi colocada bem próxima onde situa-se o Palácio e Jardins do Catete.

15- Bairro da Glória e sua marina

É da Marina da Glória que partem passeios de saveiro pela Baía de Guanabara e outros locais da orla da Cidade do Rio de Janeiro.

16 - Centro da Cidade | Área do Castelo

No Centro do Rio de Janeiro, existe o chamado "Castelo" ou uma esplanada onde ficava o extinto Morro do Castelo, demolido no início do século 20. Com sua demolição, muitas áreas da cidade foram aterradas, principalmente as áreas da antiga região portuária, que não aparece na foto. O Morro do Castelo era parte da antiga paisagem do Rio no século 19, ocupando lugar de destaque nas pinturas da época.

Foi no Morro do Castelo que foram feitos os primeiros assentamentos da cidade, após a mudança da Cidade Velha (que ficava no Morro Cara de Cão) para este novo local.

No mapa antigo, onde aparece a legenda "Cidade de São Sebastião", se refere ao Morro do Castelo e atual Praça 15.

17 - Aeroporto Santos Dumont

Construido em área sobre aterros, o Aeroporto Santos Dumont pode ser visto de angulos bem interessantes para quem passa de barco ou barca pelas águas da baía. Pode-se ver inclusive aviões taxiando, decolando ou descendo nas pistas.

18 - Ilha de Villegaignon | Escola Naval

A Ilha de Villegaignon, onde existiu o Forte Villegaignon, mostrado no antigo mapa, hoje abriga a Escola Naval. A geografia da pequena ilha foi bastante modificada, tendo sido tornada plana e também acrescida de aterros que a ligam por terra à áreas adjascentes ao Aeroporto Santos Dumont. A ilha é um dos pontos de destaque para quem passa de barco pela baía.

19 - Ponte Rio Niteroi

Um das maiores pontes do mundo, construída na década de 1970 do século 20. A ponte pode ser avistada por quem pega a barca para Niteroi. E quem pega a barca que vai para a Ilha de Paquetá passa por baixo da mesma. Geralmente passeio de saveiro passam também por baixo da ponte, quando a mesma pode ser vista bem de perto.

20 - Cidade de Niteroi

Cidade que fica do outro lado da baía. A orla e a cidade de Niteroi integram as belezas da baía.

21 - Ilha da Boa Viagem

Ilha formada de grande rochedo e escarpas, que situa-se muito próxima do litoral de Niteroi. É também um sítio histórico. Próxima à ilha, está o MAC, Museu de Arte Contemporânea de Niteroi. Ambos podem ser avistadas quando se faz um passeio ou tour pelas aguas da baía.

22 - Praia de Icarai

A praia e o bairro de Icaraí são locais nobres de Niteroi. Prédios bonitos e suntuosos se estendem ao longo da praia, que é também um cenário marcante da baía.

23 - Bairro de Laranjeiras

O bairro de Laranjeiras não faz limite com o mar, e portanto não é avistado por quem navega na baía. Mas como aparece na foto, e sendo um dos melhores bairros da Cidade, sendo parte do panorâma do Rio de Janeiro, foi sinalizado. Observe que o bairro está separado de Botafogo por uma enorme formação rochosa.

24 - Bairro do Flamengo

Novamente a legenda indica o bairro do Flamengo, dando uma melhor idéia de toda sua extensão na foto panorâmica.

25 - Transatlântico Navegando na Baía

Um enorma transatlântico navega em direção à saída da baía de guanabara. Atualmente os navios de cruzeiro tem como local de embarque e desembarque o terminal marítimo da Praça Mauá.


Referencias e Fontes:

  • Edição sobre fotografia da Baía de Guanabara tirada do alto do morro e mirante do Corcovado pelo autor desta página.