Excursões, Viagens e Tours à Cidades do Estado do Rio de Janeiro

Viagens à cidades do Estado do Rio de Janeiro

Uma boa opção para conhecer o litoral, cidades serranas e cidades históricas do interior fluminense, estando na cidade do Rio de Janeiro, é procurar por passeios, tours e excursões que podem ser feitos em 1 dia. Para quem tem mais tempo, seguir viagem às estas cidades do interior do estado e passar lá alguns dias pode ser uma aventura inesquecível.

Excursões de Um Dia a Cidades Turisticas | Litoral, Região Serrana e Cidades Históricas

Existem passeios ao interior do estado do Rio de Janeiro, que começam cedo de manhã e terminam ao anoitecer ou início da noite, com um roteiro de inúmeras atrações e às vezes com almoço incluído. São passeios e tours oferecidos por agências de viagens e turismo, sendo que existem várias agências de viagens espalhadas pela cidade, principalmente nas áreas turísticas como ao longo da Av. Copacabana e vias principais vias de Ipanema.

Um ônibus com guia turistico pega no local combinado quem agendou e pagou pelo passeio junto à agência responsável, e os leva aos pontos turisticos, geralmente com almoço incluso no preço. Existem também pacotes que incluem estadia e pernoite em hotéis e pousadas.

Entretanto, estes passeios ou viagens podem ser feitos por conta própria, principalmente por quem dispõe de mais tempo e prefere viajar de forma mais solta. A vantagem de tours agendadas sobre viagens por conta própria é a economía de tempo e às vezes de custos.

Um tour ou roteiro turísitico bastante conhecido é o chamado passeio às Ilhas Tropicais, geralmente feito de saveiro, e para tal deve ser previamente agendado com alguma empresa ou agência de turismo.

Entre as principais atrações do interior do estado do Rio de Janeiro está Petrópolis, cidade serrana de clima agradável e montanhoso, famosa também pelo Palácio Imperial e Hotel Quitandinha.

Ao sul do Rio de Janeiro fica a costa verde tendo como destaques a região de Angra dos Reis famosa pelas encostas e belezas naturais, e também a bela cidade histórica de Paraty, uma belissima reliquia dos tempos coloniais cercada de belas praias e belezas naturais.

Ao norte do Rio de Janeiro fica a costa do sol, destacando-se a Cabo Frio com belas praias, antigas salinas, passeios de saveiros e alguns monumentos e reminescências históricas dos tempos colonias. Buzios também se destaca nesta região, como um local da moda, com muitas belezas e praias naturais, hotéis e pousadas com estilo próprio e único, além de ser frequentado por muitas celebridades.

A Ilha Grande, um belíssimo paraiso ecológico onde existem muitas pousadas, sendo que algumas agências de viagens oferecem passeio de 1, mas tendo tempo e gastando um pouco mais, pode valer a pena um pacote de 2 noites. No interior do estado existe também a Região dos lagos, onde destaca-se a Lagoa de Araruama e São Pedro da Aldeia.

Típico saveiro, embarcação usada para passeio que leva às ilhas tropicaisOutros passeio de 1 dia que geralmente são oferecidos por operadoras de turismo, agências de viagens ou empresas de eventos são visita à Arraial do Cabo perto de Cabo Frio geralmente com transporte, passeio de barco e almoço. Entre os passeios que envolvem esportes ou atividades radicais estão o Driving de Mergulho onde são oferecidos transporte e equipamentos e Rafting ou descida em corredeiras em equipe utilizando botes infláveis com transporte, café da manhã e almoço.

Ilhas Tropicais

Geralmente, este tipo de passeio ou tour inclui viagem de saveiro (ou escuna) através de áreas onde se vê a beleza da costa litorânea do Rio, assim como sua flora e fauna como dolfins, passaros, papagaios, tartarugas e arraias.

Outras caracteristicas destes passeios são:

O saveiro para em 2 praias diferentes, fora da baía de guanabara para os visitantes caminharem, nadarem ou tomar banho de sol.

Bandejas com frutas tropicais geralmente são servidas a bordo.

Um almoço num restaurante com comida típica Brasileira geralmente é incluído no preço.

Geralmente existe bar a bordo, mas bebidas alcoolicas não estão incluidas no preço.

Ao lado foto de um típico barco de passeio chamado saveiro que leva às Ilhas Tropicais e ou outras partes do litoral do Rio de Janeiro.

Paraty e Angra dos Reis

Viajando pela Costa Verde

Existem tours ou excursões de ônibus feitas e 1 dia que seguem em direção ao litoral sul do Estado do Rio de Janeiro, na assim chamada Costa Verde, onde localizam-se as belas e históricas cidades de Angra dos Reis e Paraty.

Paraty é uma relíquia colonial, bem preservada, e exemplo sem par em arquitetura colonial. A cidade é uma verdadeira obra de arte como um todo, sendo também cercada de montanhas cobertas de matas intactas e por aguas quentes.

A excursão segue por uma das mais belas estradas do mundo, contornando a costa litorânea, com vistas magníficas, até chegar à cidade histórica de Paraty, que continua nos dias de hoje praticamente como era no século XVII.

Além das belas praias, sítios e construções históricas, Parati é uma cidade viva, com rica vida cultural, bons bares e restaurantes. Veja mais sobre Paraty neste website.

Cidade historica de Paraty, dos tempos do Brasi colonial e suas belas praiasPitoresca cidade histórica de Paraty - Rua colonial e praia

As imagens acima mostram fotos da cidade historica de Paraty, suas belas praias. O conjunto arquitetônico de casas e construções da cidade remete aos tempos do Brasil colonial. Andar pela cidade é uma imersão cultural e uma viagem no tempo, mas com todo o conforto e facilidades que a vida moderna apresenta.

Buzios e Cabo Frio

Viajando pela Costa do Sol

Búzios e Cabo Frio | Praias e fotos de um saveiroCabo Frio possui belas praias e dunas de areiaAlgumas agências de viagens ou de eventos, oferecem excursões de ônibus, que partem do Rio e dão a possibilidade de conhecer as principais atrações e pontos turisticos de Cabo e Búzios. Estas duas cidades são próximas uma da outra, e localizadas no norte fluminense (estado do Rio de Janeiro), na chamada Costa do Sol.

Cabo Frio foi fundada em 1615 depois que os Portugueses derrotaram os Franceses invasores no mesmo local e área onde a cidade foi fundada. O Forte São Mateus um de seus principais pontos históricos foi erguido para proteger a área.

Além de possuir belos monumentos históricos, Cabo Frio tem dunas nos arredores belas praias, tanto na ciadade como também nos arredores. Tanto Cabo Frio como Búzios são cidades famosas por suas praias. Veja mais detalhes sobre Cabo Frio neste website.

A foto do lado direito, mais acima, mostra uma ponte da cidade de Cabo Frio, e mais acima as típicas dunas do local e extensas praias nas cercanias. A foto acima da esquerda, mostra Cabo Frio, um barco de passeio do tipo saveiro, e uma praia ainda preservada de Búzios. Alias, espera-se e ainda é tempo de preversar muitas praias e belezas naturais do Brasil com seus arredores.

Algumas excursões para Cabo Frio e Buzios incluem passeio de Saveiro.

Búzios era uma pequena vila de pescadores até o início dos anos 60 quando a atriz francesa Brigitte Bardot, então no auge de sua fama, juntamente com seu namorado brasileiro "descobriram" o local. O vilarejo ganho projeção, e muita coisa mudou. Búzios hoje é um local turístico cheio de boutiques e restaurantes caros, bares e pousadas da moda igualmente caras. Durante a temporada de férias a população de Búzios chega a 100.000 habitantes e os preços chegam ao dobro dos praticados em outras cidades do Brasil.

Petrópolís

Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro

Petropolis fica a 1 hora da cidade do Rio de Janeiro, o que a torna uma cidade ideal para um passeio de um dia, podendo chegar e cedo retornar ao final do mesmo dia.

É possivel fazer este passeio por conta própria, ou através de uma agencia de turismo ou excursões. Se a opção for visitar Petrópolis por conta própria, basta ir ao Terminal Rodoviário do Rio de Janeiro e tomar um ônibus. Diversos ônibus partem para Petrópolis a todo instante.

Na praça principal de Petrópolis, quase encostado ao Palácio Imperial existe um kiosque da secretária de turismo onde são fornecidos mapas, dicas e informações por funcionários bem preparados (pelo menos até o momento em que este texto foi escrito em 2008).

Petrópolis é uma cidade com aroma Europeu, devido ao seu clima e sua arquitetura. Antes do advento do ar condicionado, a aristocracia do Rio mantinha suas casas de verão em Petrópolis para fugir das altas temperaturas do verão no Rio.

O antigo Palácio Imperial é muito bem preservado e aberto a visitas, sendo nos dias de hoje o Museu Imperial. Encontra-se lá também, a poucos metros do Palácio Imperial a casa da Princesa Isabel além de inúmeros belos palacetes.

Era o local onde a familia real e a corte passava os verões quando o Rio ficava muito quente. Após a proclamação da república, Petrópolis continuou a ser o local onde a aristocracia do Rio passava os verões e mantinha belas e as vezes suntuosas residências de verão, entre elas a casa de verão de Rui Barbosa.

Petrópolis | Diversas fotos da cidadeLá está também o Palacio Rio Negro ou Palácio de verão da Presidencia da República, utilizado pelos Presidentes quando o Rio era a antiga capital federal.

Em uma praça de Petrópolis existe um réplica em tamanho real do 14-Bis. São várias as atrações históricas e pitorescas. Petrópolis é um lugar agradável para passear sossegadamente a pé ou andar de carruagem de aluguel através das praças e parques, pontes, canais e antigos postes de iluminação.

Boa comida e bons drinks são servidos em restaurantes aconchegantes, e para todos os preços.

Na foto, aeroplanos e dirigível de Santos Dumont. Em uma praça de Petrópolis existe um réplica em tamanho real do 14-Bis.Lá também voce pode visitar a casa de Santos Dumont, sua ultima moradia. É uma pequena, exótica e interessante casa desenhada por ele mesmo.

Em uma praça de Petrópolis existe uma réplica em tamanho real do 14-Bis. Na pequena imagem acima, algumas fotos de aeroplanos e dirigíveis de Santos Dumont.

À seguir a descrição da imagem com várias fotos mostrada ao lado. No canto superior da montagem de fotos, está a pitoresca e imaginativa casa de Santos Dumont. No canto inferior esquerdo está o Palácio de Cristal, um salão de baile todo feito em ferro e vidro, onde o Conde D´Eu e Princesa Isabel organizavam bailes. É um local aberto a visitação e fica no centro de uma praça. No canto inferior direito está o Palácio Imperial e seus Jardins. No centro da foto vê-se o antigo Hotel Quitandinha, de aparência exterior Europeia, e de arquitetura e decoração interna inspirada em filmes da época glamorosa dos filmes de Holywood. O antigo cassino, salões e varandas imensas, e salas de concerto, clubs de dança estão abertos à visitação. Na parte de cima vê-se uma Avenida de frente ao Palácio Imperial e a Catedral ao fundo, onde estão os restos mortais dos antigos Monarcas. Ver mais sobre Petrópolis neste website.

Se gostou, recomende: