Rio de Janeiro AquiRio de Janeiro Aqui

Boas Razões para Visitar Paraty

Vista panorâmica de Paraty

Paraty é uma cidade única, uma verdadeira relíquia colonial brasileira à beira mar. Possui um conjunto arquitetônico bem preservado cercada por belas montanhas cobertas de matas virgens que se debruçam sobre o mar, com inúmeras ilhas e penínsulas salientes.

Relíquia preservada da arquitetura colonial em cidade histórica

As edificações de Paraty são de linhas simples, que nos fazem ver a cidade olhando mais para o todo do que para as construções separadamente.

A janelas e portas das casas são pintadas em cores vivas, criando uma texturização que engrandece o cenário em contraste com o branco das paredes e o vermelho e marrom dos telhados coloniais.

Uma Experiência Única

As ruas estreitas, os telhados coloniais, a pavimentação das ruas de pedras irregulares, e as construções que remetem à um passado secular, tudo isto cria um clima e uma esfera agradável e acolhedora, genuína e única.

Tudo isto proporciona uma experiência maravilhosa, de contato próximo com a natureza praticamente intácta que circunda a cidade e também com nossas raizes culturais.

Casario preservado em rua de ParatyRua de Paraty com pequenas e belas casas coloniais

Não é preciso entender de arte nem de arquitetura, para se deixar contagiar pelo belo cenário envolve o visitante.

Praias e Cenários Paradisíacos

O mar que a envolve Paraty é das aguas limpidas, calmas e quentes da Baía da Ilha Grande. Américo Vespúcio, que veio comandando uma das três naves da expedição de Gaspar Lemos, após o descobrimento do Brasil, ao aportar em Paraty, por volta de 1502 escreveu - "Oh Deus, se na terra existisse um paraíso, não seria muito longe daqui!"

E felizmente, decorridos mais de 500 anos, aquele lugar ainda não mudou muito, e pode-se ver a mesma paisagem que encantou Americo Vespúcio. Em outra página deste site, voce pode ver também sobre Paraty e a natureza que a cerca, incluindo sujestão de melhores passeios.

Viagem e Localização

Mapa de Paraty e Arredores


Exibir mapa ampliado

Paraty fica na parte sul do litoral do Estado do Rio de Janeiro, na chamada Costa Verde, perto da divisa com o Estado de São Paulo. Para quem parte do Rio, pode-se pegar um ônibus na rodoviária do Rio de Janeiro. A viagem dura 4 horas. Paraty fica também à 2 horas de ônibus de Angra dos Reis. A distância de São Paulo é de 298km.

Existem agências de viagens no Rio de Janeiro que oferecem passeios de 1 dia à Paraty, saindo do Rio de manhã e voltando à noite. Entretanto, se tiver tempo, Paraty merece muito mais de 1 dia de visita. Pousar em Paraty, caminhar pelas ruas à noite, ver os bares, e ver o cotidiano com mais calma é uma experiência bastante interessante e inesquecível para quem esta acostumado somente com o agito das grandes cidades.

Caracteristicas e Atrações Locais

A cidade vive praticamente do turismo, com inúmeras pousadas. Paraty se torna bastante movimentada no verão, com muitos turistas atraidos pela tranquilidade e beleza do local, pelas aconchegantes e interessantes pousadas, pelos bares e restaurantes que se espalham pelos casarios da cidade.

Tudo isto é claro, mesclado ao cheiro de mar e gosto pelas praias. Além das praias locais, existem inúmeras praias isoladas, um pouco distantes da cidade.

A cidade é um pouco sofisticada em termos de restaurantes, com alguns bastante caros. Entretanto, existem também locais bem acessíveis para todos os bolsos.

Existem ocasiões, em que a maré alta invade algumas algumas ruas da cidade, as que ficam bem à beira mar, e quando alguns habitantes circulam pelas ruas com as calças arregaçadas.

Paraty tem caracteristicas distintas e únicas, mesclando belezas naturais à cultura e cenário arquitetônico colonial preservado. Associado à este ambiente cultural e cenário colonial, a cidade oferece ainda execelentes opções ligadas à alta gastronomia e inúmeras opções de lazer. Por tudo isto, Paraty é uma cidade que possui um clima de sofisticação e ao mesmo tempo de aconchego, criando um ambiente muito especial, que poucos destinos turísticos possuem, tanto no Brasil como mundo afora.

O Centro Histórico e a Cidade Preservada

As ruas do centro histórico de Paraty são fechadas para o tráfego de veículos em vários trechos, o que permite caminhar tranquilamente pelas ruas. Através de uma caminhada não muito extensa, é possível conhecer os principais pontos turísticos da cidade, com suas construções, igrejas e casario colonial bem preservado. Entre os principais pontos estão a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, que remete ao ano de 1873, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito que remetem ao ano de 1725, e a Igreja Santa Rita dos Pardos, do anod e 1722. Esta igreja citada por último, abriga nos dias de hoje o Museu de Arte Sacra de Paraty.

Sobrado de Paraty com comércio no térreoNoite movimentada em Paraty

Bares, Restaurantes | Gastronomia

Pelas ruas do centro histórico de Paraty, estão espalhados uma grande variedade de bares e restaurantes, bistrôs de culinária variada, além de bares e cafés que se destacam por serem charmosos e aconchegantes.

A opções culinárias são diversificadas existindo pratos para todos os gostos e paladares, indo da gastronômia italiana à creperias, da cozinha francesa até a um restaurante de culinária tailandesa.

Cachaça e Alambiques

Alambique de antiga fazenda de ParatyPara quem é fã de bebida destilada de qualidade, Paraty é também conhecida por produzir aguardente das melhores. Assim, para quem quer não apenas provar, mas ver como é o processo de produção da aguardente ao estilo mais tradicional, pode-se visitar alguns alambiques do local e ver como é produzida a boa cachaça.

Existe incluse um sítio à beira mar, produtor de uma boa cachaça, com confortável hospedagem em pousada própria e belas paisagens no local e ao redor.

A íntima ligação de Paraty com a boa pinga, vem de longa data, desde o século XVIII quando se destacou por produzir uma das melhores, senão a melhor aguardente do Brasil.

Hoje, os alambiques podem não estar mais nos locais originais de tempos passados, e podem ser de construção mais recente. Entretanto, devido à tradição, a maioria dos engenhos que existem na atualidade, procuram mater a mesma técnica tradicional do passado.

Na foto mais acima os tonéis de uma alambique desativado de uma das mais antigas fazendas de Paraty, a fazenda Murycana, hoje em dia um sítio histórico e fazenda museu. O alambique está desativado, mas existe bar e restaurante no local, onde se vende também várias cachaças de boa marca. A cidade também organiza anualmente a festa da pinga.