Rio de Janeiro AquiRio de Janeiro Aqui

Festas Tradicionais e Eventos Cult em Paraty

Cena de rua em Paraty em dia de festa

Alguns eventos se destacam em Paraty em decorrência de suas tradições, preservada no ambiente cultural daquela histórica cidade colonial. Mas outros eventos, nem tão tradicionais tem atraido muitos visitantes e turistas inclusive fora da alta temporada.

Tradições Preservadas em Ambiente Propício

Alguns destes eventos vem dos tempos coloniais, eventos estes que já foram muito comuns no Rio de Janeiro até finais do século 19, mas que cairam em desuso, como é o caso da Festa do Divino.

Entre os eventos de alta temporada estão o Carnaval e o Reveillon. Fora da alta temporada, tem sido criados alguns eventos que tem atraído muitos turistas e visitantes à cidade, como Festa Literária Internacional de Paraty, Paraty em Foco e o Festival de Jazz, que tem estado inclusive na mídia. São eventos relativamente novos, que não fazem parte das antigas tradições da cidade.

Outros eventos já tradicionais, que remontam tradições culturais, também fora da alta temporada são a Festa do Divino e Festival da Pinga que fazem com que as pousadas e hotéis se tornem lotados.

Afinal, é difícil encontrar um cenário melhor que Paraty. O local reúne história, beleza naturais com encostas verdes e montanhosas que se projetam sobre belas praias. Isto torna a histórica Paraty um cenário perfeito para um já amplo e sortido calendário de festas e eventos, que faz com, ano após ano, atraia cada vez mais turistas visitando a cidade, inclusive fora da alta temporada.

As festas religiosas e populares também são muito conhecidas e dão nome à Paraty. A Festa do Divino é principal festa de tradição religiosa da cidade, sendo realizada cinquenta dias após o domingo de Páscoa. Durante os dias da festa, o centro histórico da cidade é enfeitado com muitas bandeirinhas brancas e vermelhas, as janelas das casas também são enfeitadas seguindo a tradição. A festa tem duração de 10 dias, e durante este período são realizadas missas e procissões que são acompanhadas por banda de música. São feitas também apresentações de danças, leilões de pratos com comida típica e desfiles nas ruas.

Já o Festival da Pinga, mencionado anteriormente, é um exemplo de algo que une tradição e inovação. A festa foi idealizada pelos alambiqueiros para divulgar e tornar mais conhecida a chachaça e aguardente produzida em Paraty e região. O Festival da Pinga é realizado desde 1983 e o evento acontece anualmente, sempre no terceiro final de semana do mês de agosto.

Festa do Dinvino

A Festa do Divino ou Festa do Divino Espírito Santo que começa no sétimo domingo após a páscoa, é uma destas antigas tradições, onde os que tomam parte em grupos fantasiados, cantam e dançam de porta em porta.

Festa do Divino Espírito Santo | Gravura de Debret

Acima, uma gravura do início do século 19, representando a Folia do Divino no Rio de Janeiro, também chamada Folia do Imperador do Espírito Santo, como acontecia na primeira metade do século 19, sendo naquela época uma das comemorações mais populares.

Festa de N.S. dos Remédios

A Festa de Nossa Senhora dos Remédios é outra tradição da cidade que acontece a cada dia 8 de Setembro de cada ano.

Festas Juninas

As Festas Juninas ainda são uma antiga tradição preservada no Brasil como um todo, mas que em Paraty ganha bastante força. Em Paraty a festa ganha um tom especial, culminando com um Procissão Marítima em 29 de Junho, em direção à Ilha do Araújo.

Festa da Pinga

Cachaceiros de bom nível de todo o Brasil e do Mundo, uni-vos em torno de Paraty. A cidade famosa por produzir cachaça ou aguardente de alta qualidade, onde a mistura de capital e trabalho, patrões e proletários de pequenos alambiques produzem verdadeiras obras primas saídas de suas destilarias e alambiques de Paraty, que ainda não foram contaminadas pela pressa e ganância excessiva das grandes cidades e grandes industrias. Afinal, Paraty se encontra em um local quase isolado, que preserva as tradições, e porque não preservar a arte do fabrico da boa e velha Pinga?

E assim sendo, como não poderia deixar de ser, em Paraty existe a Festa da Cachaça ou Festival da Pinga, que acontece em uma semana do mês de Agosto. Afinal, a cidade não é famosa apenas por sua arquitetura colonial bem preservada, mas também por produzir aguardente de alta qualidade.

Carnaval

O carnaval de Paraty também é uma boa opção, para os que pensam em passar carnaval num local mais tranquilo e sossegado, onde a festa é feita mais com intuito de se divertir do que com o intuito de participar de uma grande festa comercial, que se distância um pouco da espontâneidade individual em função das manifestações coletivas.

Festa Literária Internacional de Paraty

Todo ano a cidade a cidade de Paraty fica lotada de turistas, leitores e escritores que visitam a cidade atraídos pelo evento já famoso nacionalmente e internacionalmente, a Feira e Festa Literária Internacional de Paraty, também conhecida como FLIP. A festa é organizada geralmente no meio do ano, antes da alta temporada, o que, dá um charme especial ao evento. Veja mais sobre FLIP em uma página especialmente dedicada à este evento.

Festival de Jazz

O Festival de Jazz de Paraty, geralmente realiza-se em três noites, contando com a presença de músicos e bandas brasileiras e assim como músicos e conjuntos internacionais de gêneros que muitas vezes vão além do jazz, expandindo para os limites do blues e do rithym and blues, que para quem não sabe, R&B é uma forma primitiva de rock and roll, menos acelarada. Na verdade o rock and roll é a versão branca do R&B, que era típicamente executada, cantada e gravada por músicos negros dos EUA.

O Festival de Jazz propicia um excelente ambiente, atraindo turistas na baixa temporada assim como a festa literária. O evento é gratuíto e geralmente os shows acontem na Praça da Matriz. Entre as estrelas convidadas, já estiveram no festival Leo Gandelman, Stanley Jordan e John Pizzarelli, entre muitos outros que abrilhantaram o evento.

Paraty em Foco

Paraty em Foco é um evento dedicado à fotografia, que no ano de 2011 segue para sua sétima edição. Durante este evento o universo da fotografia passa a dominar a agenda cultural da cidade, quando então importantes profissionais e artistas do cenário nacional e internacional da arte das lentes comparecem ao local para expor, discutir e participar de workshops.