Rio de Janeiro AquiRio de Janeiro Aqui

Carnaval no Rio de Janeiro

Carnaval no rio de janeiro | Cenas do desfile de escolas de sambaO carnaval do Rio de Janeiro é o mais famoso do Brasil e o mais conhecido internacionalmente. Uma grande festa, que envolve foliões de todas as origens, tomando parte nas mais diversas manifestações, com desfiles de escolas de samba no sambodromo, carnaval de rua com bandas e blocos carnavalescos, e nos diversos bailes que se estendem por toda a cidade.

A Maior Festa do Mundo: O carnaval no Rio de Janeiro e no Brasil começa exatamente antes da quaresma e de longa data é considerado a maior festa do mundo. Oficialmente o Carnaval do Rio de Janeiro dura 5 dias, de Sexta-feira até Terça-feira, precedendo a Quarta-feira de cinzas, que é o início da quaresma. A festa acontece geralmente em Fevereiro ou Março.

Datas Carnaval de 2017

Datas: 25 de Fevereiro (Sábado) à 28 de Fevereiro (Terça-Feira)
Nota: Geralmente o Carnaval, em termos de bailes, começa na Sexta-Feira.
Dias da semana: Sabado 25, Domingo 26, Segunda 27, Terça 28

Desfile das campeãs: 04 de Março, Sábado

Os Três Tipos de Carnaval

Basicamente, as formas e manifestações carnavalescas no Rio de Janeiro, nos dias de hoje se dividem em: Desfiles de Escolas de Samba, Carnaval de Rua, e Bailes. Veja mais abaixo como são descritas estas principais manifestações.

Desfiles de Escolas de Samba

Durante todo o ano as escolas se preparam para o desfile anual que é também uma competição. Este fantastico momento se dá no Sambódromo, projetado por Oscar Niemeyer e concluido em 1984.

Em tempos passados, o desfile era feita no mesmo local, na rua Marques de Sapucaí. Entretanto, antigamente, as arquibancadas e camarotes eram montados para o desfile e depois desmontados, numa rotina que acontecia todos os anos.

Para os desfiles, cada Escola de Samba tem seu "Samba Enredo" e este é cantado por milhares de vozes que se juntam ao puxador de samba da escola que canta no alto-falante e à bateria. O som da bateria de cada escola é algo realmente retumbante, e provavelmente deve ser o som mais alto, envolvedor e emocionante que alguém já ouviu na vida.

Veja mais sobre os desfiles das escolas de samba clicando sobre o link.

Mestre Sala e Porta BandeiraPassista fazendo acrobacias com pandeiro

Acima, Mestre Sala e Porta Bandeira fazendo evoluções ritimadas. Do lado direito, um passista fazendo acrobacias com pandeiro.

Sambodromo do Rio ou Passarela do SambaBloco das Carmelitas, do bairro de Santa Tereza é um dos mais animados do carnaval de rua

Do lado esquerdo, nas imagens mostradas acima, o Sambodromo do Rio ou Passarela do Samba. Na imagem do lado direito, o bloco das Carmelitas, do carnaval do bairro de Santa Tereza é um dos mais animados do carnaval de rua.

Carnaval de Rua | Bandas e Blocos Carnavalescos

Todos os anos existe uma expectativa quanto às datas e saída de bandas e blocos carnavalescos. Tanto de tarde como no início da noite, durante os dias de carnaval, é comum ver algum grupo de foliões seguindo uma banda que toca marchas de carnaval.

Estes blocos são os grupos de foliões que se organizam para sairem num determinado dia e horário, e dão nome à sua turma, geralmente nomes engraçados ou irônicos, relativos à algum fato da cidade, ou ao local de origem no bairro, ou à alguma mera brincadeira que origina o nome do agrupamento ou bloco.

As Bandas de carnaval, são bandas amadoras, formados por um grupo de músicos que se dispõem a tocar marchas de carnaval e samba. E em torno destas bandas, as pessoas se agrupam para dançar e caminhar seguindo a banda. Muitos blocos tem sua própria banda, que os acompanham.

Qualquer pessoa que queira, pode se unir à folia, juntando aos demais foliões do bloco que passa, sendo este um dos mais tradicionais aspectos do carnaval do Rio.

A tradicional Banda de Ipanema, uma das mais famosas da atualidade, sai no segundo sábado antes do carnaval e sai novamente no sabado de carnaval. Existem inúmeras bandas na cidade que saem uma ou duas vezes, durante o carnaval e também alguns dias antes do começo do período carnavalesco propriamente dito. Existe bloco que já completou 90 anos, e para ver mais, sobre origens de blocos carnavalescos, clique sobre o link.

Algumas bandas e blocos famosos

Em Copacabana: Banda do Leme, Banda da Santa Clara, Banda da Sá Ferreira

Centro da Cidade: Cordão do Bola Preta

Em Ipanema: Simpatia é quase amor e Banda de Ipanema

Jardim Botanico: Suvaco do Cristo

Banda de Ipanema | Milhares de pessoas se reunem para dançar e se divertirBanda de Ipanema | O mais famoso bloco de carnaval de rua do Rio de Janeiro

Milhares de pessoas se reunem para dançar e se divertir durante a apresentação da banda de Ipanema que desfila por algumas ruas do bairro, como mostrado nas fotos acima, seguinda a Av. Vieira Souto. A multidão se estende ao longo da avenida tomando o asfalto e a faixa de areia.

Bailes de Carnaval

Existem bailes para todos os gostos e todos os bolsos. A maioria dos bailes são simples quanto à roupas e fantasias e abertos à maioria das pessoas. Por toda a cidade, vários clubes organizam bailes em suas sedes sociais. Mas existem também bailes caros como o do Hotel Copacabana Palace. Existe também bailes temáticos e exóticos como o os bailes do Scala. A Prefeitura também organiza alguns bailes populares, como na Cinelândia, praça central da cidade. Para ver datas e principais bailes, click aqui.

Ensaios de Escolas de Samba

Por volta de Agosto, começam os ensaios da escolas de samba. Geralmente são realizados nas quadras de cada escola de samba. Mas alguns desfiles também são organizados no Sambodromo e podem ser assistidos.

Shows Turisiticos de Carnaval

Alguns shows turísticos e temáticos com passistas, dançarinos e dançarinas de samba também são organizados para turistas, como os da Plataforma Samba Show (www.plataforma.com). Se trata de uma churrascaria no bairro do Leblon, zona sul do Rio que apresenta espetaculos com danças folclóricas e sobre Carnaval.

Na Cidade do Samba, um parque temático e polo de produção cultural de cultura carnavalesca, também são programados alguns shows e apresentações ao longo do ano.