Rio de Janeiro AquiRio de Janeiro Aqui

Cabo Frio, Viagem às Praias e Dunas do Norte Fluminense

Cabro Frio | Vista da principal praia e orla cidade, tendo em primeiro plano construções históricas

Cabo Frio é uma cidade praiana, cercada de dunas e lagoa, no litoral do Estado do Rio de Janeiro, em local cheio de belezas naturais e belas praias. A cidade é bastante movimenta e uma dos principais cidades turísticas do estado do Rio.

Viagem e Localização e Como Chegar Lá

Cabo Frio fica no litoral norte-este do Estado do Rio de Janeiro, na chamada Costa do Sol.

Para quem parte do Rio, existem linhas regulares de ônibus com ar-condicionado que partem da Rodoviária do Rio de Janeiro e de Niteroi em direção à Cabo Frio, levando 3 hora de viagem, pela BR-101.

Existe um caminho alternativo para quem vai de carro. Pode-se utilizar uma velha estrada que vai pela costa, isto é, se voce gosta de aventurar-se e ver paisagens diferentes. Mas, certifique-se antes das condições da velha estrada.

Existem agências de viagens no Rio de Janeiro que oferecem excursões de 1 dia, vistando Cabo Frio e Búzios, ou Cabo Frio e Arraial do Cabo. Para quem dispões de pouco tempo é uma opção, e dá para ver o básico e principal, mas Cabo Frio e aquela região merecem uma estádia de alguns dias por todas as suas belezas naturais.

Descrição Geral

A econômia da cidade, também era muito ligada às salinas, ou seja extração de sal. A paisagem moldada por esta antiga industria extrativista é logo percebida quando se aproxima da cidade vindo do interior, quando são vistos extensos tanques rasos com cataventos ou "moinhos de vento", que drenam a água para a retirada dos sal, formando um espetáculo à parte.

A cidade é bastante movimentada e no verão a cidade ferve, com banhistas, visitantes e turistas vindo de vários locais do Brasil e também da capital do Estado do Rio de Janeiro.

A cidade possui muita infra-estrutura, bons hoteis, e a orla da principal praia é toda cercada de modernos edifícios. Uma vez que a cidade ganhou fama pelas suas belezas naturais, se tornou um local onde a industria de construção civil prosperou, e muitos dos apartamentos da orla, pertencem a pessoas de outras cidades do Brasil, que os mantém no local para passar férias ou também para alugar.

Mapa de Cabo Frio e Arredores


Exibir mapa ampliado

Principais Atrações de Cabo Frio

Entre as principais atrações de Cabo Frio estão as praias, as dunas e os passeios de barcos.

Se trata de uma região muito próspera, e antes de Angra dos Reis se tornar reduto de casas de praia dos milionários cariocas, nos anos 40, 50 e 60, Cabo Frio era o local preferido para construir mansões e casas de verão.

Quem vai Cabo Frio não deve deixar de fazer um passeio de passeios de saveiro (barco para passeios turisticos), onde além de ver as exuberantes belezas naturais do local, pode-se passar por bairros de mansões de veraneios, onde se vê algumas enormes casas, muitas delas com cais e atracadouros onde seus proprietários mantém barcos e iates.

Forte São Mateus

A fortaleza feita de pedra, assentada com concreto feito de cal, ostras e oléo de baleia, foi construída entre 1616 e 1620 para repor uma construção original feita pelos invasores franceses.

Durante os tempos coloniais, o forte protegia a área contra novas tentativas de invasões e contra os corsários que se aproximavam da costa.

O forte fica na parte leste da Praia do Forte, que leva este nome por motivos mais que claros. Na verdade o forte torna-se uma das atrações locais e pode ser visitado durante o dia, e do local também se tem belas vistas dos entornos.

A Dunas

As dunas de Cabo Frio são um espetáculo à parte e uma atração a mais. Existem 3 dunas principais no local e cercanias.

As dunas da Praia do Peró ficam a 6 km ao norte indo em direção à Búzios. As dunas da Dama Branca estão na direção do caminho de Arraial do Cabo, e as Dunas do Pontal da Praia do Forte se estendem do forte até o morro da Miranda.

As Praias

A Praia do Forte é a mais movimentada e principal praia da cidade. Tem o nome de Praia do Forte por causa do Forte São Mateus que fica em uma das estremidades.

É uma praia bonita e muito frequentada, e a orla é cercada de modernos edifícios. O local é animado dia e noite, com muitos bares e restaurantes na orla. A praia também possui inúmeros hotéis na orla.

A Praia do Peró é uma praia muito requerida por surfistas, ficando uma pouco afastada e mais ou menos 6 km ao norte do centro da Cidade.

Outras praias locais famosas são Praia Brava e Praia das Conchas

O Que Ver Também nas Imediações

Cabo Frio é cidade vizinha da badalada Búzios, uma pequeno vilarejo de pescadores que se tornou um dos mais caros locais de veraneiro do Brasil, frequentando por celebridades e milionários. Durante o verão os preços lá são caríssimos. Mas para quem está em Cabo Frio, onde os preços são acessíveis, vale a pena dar uma chegada em Búzios para conferir como é o local.

Arraial do Cabo já foi parte de Cabo Frio, e tornou-se cidade em 1985. Ao contrário de Cabo Frio, ainda é uma pequena cidade e menos movimentada. Possui também lindas praias e belezas naturais. É praticamente encostada em Cabo Frio e vale a penas também fazer incursões por Arraial do Cabo.

História de Cabo Frio

Cabo Frio foi fundada em 1615, quando os Portugueses novamente derrotaram os Franceses que tentaram tomar a área após serem expulsos do Rio de Janeiro. Na verdade a área como um todo havia sido descoberta por por volta de 1504, por Américo Vespúcio um dos comandantes das três naves da expedição de chefiada por Gaspar Lemos, por ordem do Rei D. Manuel I de Portugal.

Nesta época foram colocados os primeiros canhões do Forte São Mateus, uma das atrações históricas do local. A função do Forte era proteger a área contra invasões e corsários.

Uma vez que um forte tivesse sido erguido, e os assentamento iniciais feitos, vieram depois os frades Franciscanos e posteriormente os Jesuitas. Os Franciscanos ergueraram o Convento de Nossa Senhora dos Anjos, e os Jesuítas se assentaram na fazenda Campo Novo.