Barca Rio-Niteroi

Barca de passeigeiros fazendo a travessia entre Niteroi e Rio de Janeiro

A travessia de Barca Rio-Niteroi é feita todos os dias por milhares de pessoas que trabalham e se locomovem para ambas as cidades num trajeto de ida e volta. Para quem não conhece é também um interessante passeio com belas vistas do mar da Baía de Guanabara, das montanhos que a cercam e de ambas as cidades.

Anúncio:

Travessia de Barca do Rio para Niteroi

A travessia diária de barca, do Rio para Niteroi e vice-versa, é uma rotina que milhares de pessoas fazem todos os dias, quando veem à trabalho, estudo, ou para outros afazeres em ambas as cidades.

Antes da construção da Ponte Rio-Niteroi, na década de 1970, à única forma de atravessar a Baía de Guanabara para atingir uma destas duas cidades era pelas barcas de transporte de passageiros do tipo Ferry-Boat ou Catamarãs, algumas mais antigas se assemelham a enormes balsas ou barcaças.

Este tipo de barca ainda é muito usadas nos dias de hoje, como uma excelente solução de transportes para muitos. As barcas são novas e modernas, embora ainda existam algumas mais antigas que foram reformadas e renovadas.

Antes da construção da ponte, para viajar de automóvel ou de ônibus para Niteroi era preciso dar uma enorme volta contornando os fundos da Baía de Guanabara, o que era impraticável para visitas e viagens diárias à ambas as cidades.

Barca de passageiros Rio-Niteroi

A foto ao lado mostra uma das barcas menores, zarpando da Praça 15 rumo à Niteroi num belo dia de Sol. Em primeiro plano vê-se a bela barca navegando sobre o mar praticaente azul, e deixando para trás ao fundo a Cidade do Rio de Janeiro, formando um belo cenário. Mais ao fundo as montanhas da cidade, destacando-se a mais alta, o Corcovado.

A barca é igual à mostrada na foto do topo desta página. Observe que no segundo andar ela tem decks laterais e nos fundos, em forma de corredor cobertos, permitindo ao que escolherem o local, fazer a viagem sentido a brisa do mar e vendo a paisagem de forma mais ampla.

Nos fins de semana, quando o movimento é menor, geralmente são utilizadas barcas menores, como esta ou semelhantes à esta. Devido à suas caracteristicas, torna a viagem mais atraente e interessante.

Como São as Barcas ou Catamarãs

Geralmente as capacidades variam, existindo barcas menores para 427 passageiros, barcas médias para 1300 passageiros e as maiores com capacidade para até 2000 passageiros.

A travessia dura cerca de 20 minutos, a viagem é tranquila e confortavel. Nas Estações das Barcas existem bares e lanchonetes, e no interior das barcas geralmente existe uma pequena lanchonete-bar onde são vendidos refrigerantes e comestíveis simples.

As barcas são amplas, e o ambiente interno de passageiros é na verdade um enorme salão, com inúmeras cadeiras com apoio de braço, assemelhando-se à uma sala de cinema. As inúmeras poltronas são dispostas enfileiradas, com alas de passantes entre as mesmas.

Até uns anos atrás, as poltronas eram realmente iguais ou parecidas às antigas cadeiras de auditório ou cadeiras de cinema, feitas com encosto e assento de madeira, geralmente sem estofamento mas confortáveis, e com o assento retrátil.

Modernas barcas catamaras de passageiros para Rio e NiteroiAs barcas geralmente possuem dois andares, ligados por amplas escadas entre cada pavimento para facilitar o amplo acesso dos passageiros. Algumas barcas, possuem decks laterais e também decks frontais abertos, de onde pode-se ter uma bela vista da paissagem enquanto se navega. Algumas barcas mais antigas possem deck traseiro aberto, mas coberto, sendo um excelente lugar para fazer a viagem, principalmente em dias quentes quando se quer sentir a brisa do mar e ver a paisagem sem ter a janelas como molduras. Já em dias frios, chuvosos ou com muito vento, a viagem nos decks ou partes abertas pode ser desconfortável.

Ao lado foto das barcas catamarãs mais modernas ancoradas na Estação das Barcas de Niteroi. Possuem formas mais modernas e são maiores. Entretanto são menos poéticas, não possuido um corredor aberto nas laterais, apenas um deck frontal de onde é possivel viajar sentido a brisa do mar.

De Onde Saem as Barcas para Niteroi e Paquetá

As barcas saem da Praça 15, no centro histórico e região movimentada da Cidade do Rio de Janeiro.

De lá partem as barcas para Niteroi e Ilha de Paquetá, assim como partem barcas para alguns outros dois locais da Baía de Guanabara, mas com horários menos frequentes.

Existem Barcas para Niteroi durante o dia todo em curtos intervalos de tempo, as barcas são confortáveis e possuem bar-lanchonete e sanitários em seu interior.

Como Chegar na Praça XV e Estação das Barcas

Para quem pretende pegar a barca para Niteroi ou Paquetá deve ir à Praça 15, podendo ir de ônibus ou de metrô. A estação das barcas é ampla, e dentro das mesmas existe lanchonete e banheiros.

Indo de ônibus

Para chegar à Praça 15 pode-se pegar algum ônibus que passe na Rua Primeiro de Março, que faz margem com um dos lados da Praça 15, ou algum com ponto final no local. O local é muito conhecido e existem ônibus de várias partes da cidade que passam pelo local. Uma vez descencdo na Rua Primeiro de Março, quase em frente à praça não existe como errar.

Para quem vier de ônibus da zona norte, e descer na Av. Rio Branco, deve-se pegar a Rua 7 de Setembro que faz esquina com a Rio Branco e caminhar uma rápida distância até a Praça XV, em direção às barcas.

Indo de metrô

Outra opção, é ir de Metro até a Estação Carioca, e depois ir à pé até a Praça 15. A distância não é grande e pode ser feita em poucos minutos. Ao sair da Estação Carioca do Metrô, pegue a Av. Rio Branco em direção à Rua Sete de Setembro que faz esquina à poucos metros da estação. Ao chegar à esquina com a Sete de Setembro, vire á direita, em direção ao mar, e voce sairá de frente para a Praça XV após uma rápida e curtíssima caminhada.

Se gostou, recomende: