Rio de Janeiro AquiRio de Janeiro Aqui

Antigas Fortificações na Ilha da Boa Viagem

Vista da Ilha de Boa Viagem onde no topo existem antigas fortificações| Ao fundo Niteroi

A Ilha da Boa Viagem, em Niteroi, além de apresentar rara beleza, é também um sítio histórico, com antigas forticações, que remontam o final do século 16, tendo sido usadas em combate no final do século 19.

As antigas fortificações que existem na Ilha, também encontram sua origem no século 17. Foi o então Governador Sebastião de Castro Caldas que, no ano de 1695 decidiu levanta-las.

Em 1711 ocorreu a Invasão da Cidade do Rio de Janeiro pelo corsário Duguay-Trouin à serviço do Rei da França e também de empreendedores particulares.

Este fato levou a considerar as fortificações insuficientes, não somente da Ilha como as demais da Baía da Guanabara. O fato levou à ampliação das fortificações na Ilha como do melhoria e melhor armamento das demais.

A fortificação da Ilha seguiu um ciclo de guarnição e desguarnição devido à opiniões controversas entre govenadores e vice-reis daquele tempo, acerca de sua utilidade efetiva e estratégica na defesa da Cidade do Rio de Janeiro e terras dos entornos baia. Durante a Regência a fortificação foi praticamente abandonada.

No ano de 1893, com a insurreição ou Revolta da Armada, o presidente Floriano Peixoto ordenou a instalação de bateriais de canhões para combater a esquadra que se insurgia. Como fato resultando, ocorreu o consequente bombardeio da Igreja, fato este mencionado anteriormente nesta página.

Terminada a revolta, a Ilha passou a ser administrada pelo Ministério da Marinha, e no local funcionou por um breve período de tempo uma Escola de Aprendizes de Marinheiros, tendo como sede as instalações do forte. O pouco tempo de funcionamento no local, se deve à localização não muito conveniênte.

Vista Legendada da Ilha

A imagem abaixo, apresenta uma vista da Ilha com suas antigas construções, incluindo fortificações, um edifício situado mais próximo ao portão de entrada e acesso por pedestres, e também a Igreja erguida na Ilha. Com esta vista legendada pode-se ter uma melhor comprensão da disposição das construções históricas lá localizadas bem como um vista dos entornos e sua localização.

Imagem ilustrada com legendas

A imagem acima, uma foto vista de cima, como se fosse em planta, foi editada com legendas, mostrando os pontos principais do local. Pode-se ver que na Ilha existem duas edificações que se destacam, vendo-se claramente os telhados. A Igreja de N.S. da Boa Viagem é a construção que aparece no ponto extremo da Ilha, possuindo muros de fortificação ao seu redor.

A parte da imagem onde aparece a Fortificação e consenquentemente a Igreja, foi ampliada dentro de um circulo, sobre a mesma foto, e apresentada sobre uma área de mar onde somente existe, propriamente o mar.

Na parte mais acima da imagem, aparece a via de rodagem que passa pelo assim chamado, Mirante da Boa Viagem, onde se localiza o MAC (o mais conhecido Museu de Niteroi) visto no canto superior direito.

A Praia de Boa Viagem também aparece na imagem, e deve-se saber que, ela fica em um plano bem mais baixo, no pé do penhasco do Mirante da Boa Viagem, sendo uma praia cujo acesso pode ser considerado um tanto dificil, e portanto não muito frequentada.

No canto superior esquerdo da imagem, aparece a passarela ou ponte de acesso, construída nos anos da década de 1970. Deste local também se tem belas vistas dos rochedos e penhascos que se projetam sobre o mar e demais componentes das cercanias.

As legendas também mostram dois rochedos que despontam do mar, um de cada lado da Ilha. São dois rochedos de interessantes e belas formações, e estão mostrados nas fotos abaixo.

Rocha e ponte de pedestres da Ilha de Boa ViagemIlha do Leão próxima à Ilha da Boa Viagem

Acima as fotos mostram os dois rochedos soltos no mar, em torno da Ilha de Boa Viagem. O rochedo que aparece à esquerda na imagem legendada, tendo o MAC ao fundo, é o que aparece na foto da esquerda. E o rochedo visto na foto da direita, também aparece na imagem mais acima, com sua legenda no canto inferior direito.

Referências

  • Relato de visita ao local pelo autor desta página.
    Consulta a livros sobre a história e iconografia do Rio de Janeiro para dar suporte à criação desta página.