Rio de Janeiro AquiRio de Janeiro Aqui

Igreja da Ilha da Boa Viagem

Sobreposi��o da Igreja da Boa Viagem sobre uma Vista da Cidade do Rio de Janeiro tomada da praia de Boa Viagem

A Ilha da Boa Viagem, em Niteroi, possui uma pequena Igreja que remonta a metade do século 16, quando inicialmente foi erguida uma ermida, pelos devotos navegantes devotos de Nossa Senhora da Boa Viagem.

Descrição da Igreja e sua história

A Igreja existente na ilha é mais antiga que as fortificações. Suas origens apontam para o século 17, quando então, em data não conhecida com precisão, foi construída uma Ermida para os devotos de Nossa Senhora da Boa Viagem, sendo obviamente os navegantes seus devotos.

Em um antigo livro sobre o Rio de Janeiro, existe um relato ouvido de um Frei, onde se diz que, os tripulantes dos navios que acabavam de entrar pela barra (entrada ou saída) da baía, costumavam se ajoelhar no convés para agradecer à Protetora pela viagem realizada. Mais ainda, os custos e despezas de cultos na pequena Ermida eram custeados com as doações feitas pelos comandantes dos navios e barcos cruzavam a barra. E é interessante notar que, existia inclusive uma tabela de donativos, que seriam proporcionais à extensão das viagens à serem seguidas.

A data de construção da ermida é incerta, mas acredita-se que tenha sido erguida em data anterior á 1660. Em 1663 foi feita em testamento, por um senhor de nome José Gonçalves, doação em moedas para construção de uma Igreja no local.

Existe afirmação que diz que a Ermida foi originalmente erguida pelo provedor da Fazenda Real, Digo Fontoura antes de 1660. Existe outra afirmação que diz que o início das obras da Igreja foram feitos por Diogo fontoura, utilizando a contribuição legada por José Gonçalves.

Em 1734, a nova Igreja construída por Mestre Maro da Silva, sobre a antiga Ermida teve sua conclusão concluída, sendo que existe uma placa com a inscrição da data no local.

Sobre o Panorâma no Topo da Página

A imagem artisticamente montada, é uma sobreposição de foto da Igreja da Boa Viagem sobre uma vista da Cidade do Rio de Janeiro tomada da Praia de Boa Viagem, por Friedrich Hagerdorn, provavelmente feita entre 1852 e 1860.

Aparência da Igreja em 2010

As fotos abaixo, mostram, ainda que de longe a Igreja de N.S. da Boa Viagem em Dezembro de 2010. A fotos foram tiradas do mar. Segundo notícias, a igreja será restaurada em 2011, com o término das obras previstas para Agosto deste mesmo ano.

Certamente é uma excelente, não somente para quem anseia por visitar aquele sítio histórico, mas também para a Cidade de Niteroi que vai dispor de mais um atração cultural e turística em boas condições.

Igreja de Nossa Senhora da Boa ViagemIgreja na Ilha de Boa Viagem em Dezembro de 2010

Acima fotos da Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem. A fotos foram tiradas ao passar de pelo local de saveiro, um barco que faz passeios pela Baía de Guanabara.

Danos, Reformas e Reconstruções

A igreja sofreu um incêndio em 1860 e foi logo reparada pelo governo Imperial.

No ano de 1893, a Igreja sofreu novamente graves avarias, durante a assim chamada "Revolta da Armada". Bombardeios de esquadra foram dirigidos à baterias de canhões que foram instalados na Ilha, nas antigas fortificações lá existentes, e consequentemente muitos dos tiros atingiram a Igreja.

Após o fim do levante chamado Revolta da Armada, a Igreja foi novamente restaurada pela Sociedade Protetora dos Homens do Mar.

A Igreja foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Brasileiro no ano de 1938. No ano de 1977 sofreu um novo incêndio e foi novamente restaurada..

Fatos e Curiosidades

Na metade do século 17, existiu a idéia de instalar na Ilha da Boa Viagem um convento da Ordem do Carmo, quando então existiu até coleta de donativos para atingir tal objetivo, assim como foi solicitada contribuições do navios que chegavam ao porto do Rio de Janeiro. Entretanto a idéia não foi adiante, idéia esta recusada pelos frades pois o lugar era muito distante e despovoado.

Referências

  • Relato de visita ao local pelo autor desta página.
    Consulta a livros sobre a iconografia e história do Rio de Janeiro para dar suporte à construção desta página.