Rio de Janeiro AquiRio de Janeiro Aqui

Ilha da Boa Viagem

A Ilha da Boa Viagem é uma pequena e bela ilha, próxima à Praia de Icaraí em Niteroi, que marca de forma interessante e singela o cenário da Baía de Guanabara e antiga entrada do porto do Rio de Janeiro.

A Ilha Vista do Mirante da Boa Viagem

Um pouco mais abaixo vista atual da Ilha de Boa Viagem, em Niteroi, em foto tirada do pátio do Museu de Arte Contemporânea de Niteroi.

A ilha de boa viagem é não somente uma bela formação da natureza, como também também um sítio de importância histórica.

No ano de 1650, nesta ilha foi construída originalmente uma primitiva ermida ou pequena e isolada capela, que é também chamada Igreja de Boa Viagem.

A Ilha fica muito próxima ao também chamado Mirante da Boa Viagem onde fica situado o MAC. Para quem visita o museu, caminhando um pouco mais à frente, existe uma ponte de pedestres que liga à ilha.

Quando eu e minha mulher visitamos o museu, caminhamos um pouco e pegamos a direção da ponte. Andamos em toda a sua extensão, mas no momento em que chegamos ao portão do outro lado da ponte, este se encontrava fechado, e portanto a visitação não estava disponível. Existem horários determinados, e pelo que pudemos constatar na época, o acesso era permitido somente em horário de missa.

Ilha e igreja da Boa Viagem em Niteroi

A vista obtida por quem está na ponte de pedestres que liga a ilha é muito bonita, podendo-se ver pequenas faixas de areia e formações rochosas banhadas pela agua do mar. Uma outra pedra desponta perto da ponte e é realmente prazeiroso passar alguns momentos contemplando tudo aquilo. Ao fundo da foto, vê-se o Rio de Janeiro, do outro lado da Baía de Guanabara.

Descrição da Paisagem de 1875

A paisagem mostrada abaixo, nesta página, em apresentação animada, é uma pintura de Vinet, datada de 1875. Pela pintura pode-se ver que a ilha estava desmatada, e não apresentava a densa vegetação que atualmente tem em seu topo.

Ilha e Praia da Boa Viagem em 1875

A praia vista com pescadores, em primeiro plano é a também chamada Praia de Boa Viagem, que aos pés do penhasco do Mirante que ostenta também o mesmo nome, mirante este onde está situado o edifício do MAC.

Mais à frente apararece uma bela formação rochosa, que desponta do mar, e mais ao fundo as montanhas e a Cidade do Rio de Janeiro. A montanha mais alta e pontiaguda que se destaca ao fundo é o Corcovado, e Pedra da Gávea também é vista ao fundo, do lado direito do Corcovado.

Muitos veleiros são vistos também navegandos nas águas da Baía de Guanabara.

A Ilha Vista do Mar

Ilha da Boa Viagem com sua ponte de ligação e o famoso Museu de Niteroi, o MAC, são vistos do mar na foto abaixo. A foto foi tirada num dia chuvoso, em posição diretamente oposta à foto que foi descrita anteriormente.

Ilha da Boa Viagem, ponte de ligação e MAC vistos do mar

A ponte é somente para pedestres e também propicia belas vistas para por ela caminha. Um belo rochedo é também visto, despontando do mar entre a costa de Niteroi e a Ilha.

Ilha de Boa Viagem vista do mar com suas antigas construções

Acima, a Ilha de Boa Viagem vista do mar com suas antigas construções no topo da mesma, como não poderia deixar de ser. Como pode-se notar a Ilha tem penhascos de todos os lados, cujas rochas se projetam no mar com suas belas formações.

Ilha de Boa Viagem e sua ponte de ligação, ambas vistas do mar

A foto acima mosta a Ilha de Boa Viagem e sua ponte de ligação com a costa de Niteroi, que naquelas imediações também formam penhascos. Existem outras formações rochosas que despontam do mar, também formando um belo espetáculo da natureza.

História da Ilha da Boa Viagem

A Ilha da Boa Viagem fica no interior da Baía de Guanabara, do lado de Niteroi, um pouco antes da barra ou local de entrada e saída da Baía de Guanabara, portanto vista na trajetória de chegada e saída dos antigos e atuais portos do Rio de Janeiro.

A ilha é um bloco escarpado que chama atenção, sendo que nas marés baixas fica ligada ao continente por uma estreita faixa de areia.

No alto da Ilha, existe uma Igreja com antigas fortificações à sua volta, fortificações estas que não podem ser bem vistas por quem a vê do mar, principalmente ficarem encobertas pela vegetação e cúpulas das árvores que abundam na ilha.

Tanto a Igreja de N. S. da Boa Viagem como as antigas fortificações tem origens antigas, e foram muito alteradas ao longo dos anos. A Igreja remonta a metade século 17 e as primeiras fortificações a última década do também século 17.

Acima os rochedos da Ilha em forma de penhasco

Acima o rochedos da Ilha em forma de penhasco. Uma densa vegetação cobre as partes mais altas da Ilha. No topo pode ser avistada uma Igreja com sua torre ou campanário.

Rochedos da Ilha da Boa Viagem

A foto acima mostra os belos rochedos. O contraste das formações rochosas com as águas do mar formam um belíssimo espetáculo. Clique nas fotos para ver em tamanhos maiores.

Como Visitar a Ilha da Boa Viagem

A Ilha fica próxima ao Mirante da Boa Viagem, onde situa-se também o MAC ou Museu de Arte Contemporânea de Niteroi. Deste Mirante a Ilha pode ser avistada muito próxima.

A Ilha é ligada à terra por uma ponte para pedestres, mas a visitação á Ilha é complicada. Segundo uma placa afixada no portão, pelo menos no ano de 2008, somente é permitida a entrada em horários de missa. Mas em 2008, era permitido caminhar livremente pela passarela até o portão de entrada da Ilha.

Por algumas fotos acima, vistas de longe, tiradas em 2010, pode-se constatar que o estado de conservação da Igreja parece um tanto precário. Portanto quem vos escreve não sabe mais detalhes sobre a visitação ou horários.

O endereço da Ilha é Praia da Boa Viagem, s / nº | Boa Viagem, Niteroi.

Referências

  • Relato de visita ao local pelo autor desta página.
    Consulta a livros sobre o Rio de Janeiro e sua história e folheto sobre o assunto.