Rio de Janeiro AquiRio de Janeiro Aqui

Tour e Passeio de Saveiro na Baía de Guanabara

Baía de Guanabara em vista panorâmica tirada de barcaUm dos mais interessantes passeios para quem vem ao Rio de Janeiro, e dispõe de tempo para tal, é fazer um passeio de saveiro pelas águas da Baía de Guanabara e ver suas principais atrações do ponto de vista de quem está no mar.

Mais abaixo as fotos mostram as principais atrações encontradas durante o roteiro da viagem ou tour passando por diversos pontos turísticos e com lindas vistas do litoral e montanhas da cidade.

Navegar é ou passear de saveiro é uma experiência que remete ao passado e a diferentes vistas do presente

É uma experiência diferente para muitos de nós nos dias de hoje. Melhor dizendo, para quem não tem o hábito de navegar ou velejar por esporte na Baía de Guanabara.

A experiência de ver a Baía pelo mar, para muitos nos dias de hoje é uma forma de lazer e aventura, mas para os antepassados, que aqui chegavam até os primeiros anos do século 20, as magnifícas cenas dos entornos da Baía de Guanabara era o que primeiro se via. Isto, salvo apenas para quem viesse por terra por terra do interior do Brasil, tudo era feito pelo mar.

Enfim, além de ver todas a belezas desta magnifica baía, pode-se experimentar como era a sensação de ver os entornos e Cidade do Rio de Janeiro, da forma como viam os primeiros exploradores, colonizadores e viajantes.

Certamente a Cidade possui um cenário bastante modificado nos dias de hoje, mas cada um a seu tempo, teve e terá uma fantastica e bela experiência.

Onde começa o passeio e como chegar lá

O roteiro mais comum da tour ou rápida viagem, geralmente tem início na Marina da Glória, um ancoradouro de barcos com muitos serviços que situa-se em frente ao hotel Glória e Bairro da Glória, no aterrro do Flamengo. Após lá chegar, geralmente procura-se a companhia de navegação que oferece o passeio de Saveiro para comprar os ingressos.

É aconselhavel telefonar antes para certificar-se dos horários. Somente em dias de muito mal tempo os passeio podem ser cancelados. Portanto, opte por dias de sol, pois além de tudo, as vistas da baía ficam mais belas e realçadas, além do que, num dia ensolarado o relfexo e brilho das águas se torna também mais bonito, criando assim condições ideais para um passeio memorável.

Roteiro

A cenas vistas da Marina da Glória por sí só já são muito bonitas. De lá, antes de embarcar, pode-se ver os entornos do Centro da Cidade, Parque do Flamengo e Morro e Igreja da Glória. E claro, observar os inúmeros e belos barcos, como veleiros, lanchas e até iates de pequeno, médio e grande porte.

Ancoradouro Marina da GlóriaSaveiro e barco de grande porte na Marina da Glória

Acima cenas do ancoradouro da Marina da Glória, vendo-se ao fundo o Morro do Outeiro da Glória e a Igreja da Glória. Na foto da direita, outra cena do ancoradouro, onde se vê em primeiro plano um bote branco inflável motorizado, depois um saveiro e mais atrás um grande barco de passeio, quase um iate. Mais ao fundo, muitos outros barcos ancorados tendo como pano de fundo os prédios da cidade após o verde das cúpulas da árvores do Parque do Flamengo.

Centro da cidade visto de barco saindo da enseada da Marina da GlóriaBarcos ancorados vão ficando para trás, tendo ao fundo o Outeiro da Glória

Deixando o atracadouro, rumo ao mar, novos angulos e cenários se descortinam diante dos olhos. Na foto da direita, muitos barcos e veleiros são vistos tendo ao fundo o centro da cidade. Em primeiro plano o Monumento aos Pracinhas no Parque do Flamengo, e mais ao fundo os modernos edifícios do centro da cidade, destacando-se os mais altos da Avenida Chile. O antigo relógio da Mesbla aparece discretamente atrás da torre do monumento anteriormente citado.

Olhando mais para trás, muitos outros barcos e veleiros ancorados vão sendo deixados para trás e vistos ao longe, tendo ao fundo o Outeiro da Igreja da Glória que pode ser vista também ao longe, no centro da foto.

Praia e Parque do Flamengo vistos do mar

Uma vez que o barco sai da enseada da Marina da Glória, toma-se rumo seguindo a Praia, Parque e bairro do Flamengo. Acima pode ser visto em primeiro plano as águas do mar da baía, e do lado direito uma faixa de areia da Praia do Flamengo. O parque do Flamengo se estende por toda a extensão mostrada na foto, podendo ser notado pelo verde das árvores.

Urca e bairro de Botafogo vistos do  mar

Acima a Urca, visto predominantemente do lado direito, bairro que se estende sob os pés do Morro da Urca e na extremidade do lado direito o Bairro de Botafogo. Muitos barcos velejam nas águas da enseada de Botafogo e Baía de Guanabara.

Pão de Açucar e Morro Cara de Cão Visto do MarMontanha do outro lado da baía, costa de Niteroi

Acima, o Morro Cara de Cão é montanha da direita, visto mar. Em primeiro plano muitos barcos à vela navegam na baía. Do lado direito uma das belas montanhas cobertas de verde e formações rochosas do lado de Niteroi. Após passar pelo Pão de Açucar, pode-se ver a Fortaleza de São João no sopé do Morro Cara de Cão, e seguindo adiante o antigo Forte da Laje no centro da entradada da baía, e do outro lado a Fortaleza de Santa Cruz, já na costa de Niteroi.

Niteroi, MAC e Mirante da Boa ViagemBarca de passageiros sob a ponte Rio-Niteroi

Seguindo a curta viagem, pode-se ver o Mac construído sobre o Mirante da Boa Viagem em Niteroi. Este é também um dos pontos altos do tour de barco pela Baía de Guanabara. Ao fundo aparece a praia de Icaraí. Do lado direito, uma grande barca de passageiros atravessa um dos grandes vãos da ponte Rio-Niteroi que também está no roteiro do passeio de saveiro pela baía.

Após atravessar por baixo da Ponte Rio-Niteroi, começa-se a viagem de retorno com muitas atrações e vistas por vir. A próxima ilha que chama a atenção é Ilha das Enxadas, e posteriormente o Arsenal da Marinha e a Ilha Fiscal com seu belo "Castelinho". Seguindo adiante, vê-se a Praça 15 e Centro da Cidade, o Aeroporto Santos Dumont, Ilha de Villegaignon onde situa-se a Escola Naval, e então retornando à Marina da Glória.

As fotos aqui mostradas são apenas um breve resumo de inúmeras fotos que quem vós escreve tirou. É impossivel colocar todas, e mais difícil ainda escolher as melhores entre tantas.