Rio de Janeiro AquiRio de Janeiro Aqui

Entrada da Baia de Guanabara Vista do Passeio Público em 1845

Cenarios incríveis ficaram registrados através de aquarelas, pinturas e desenhos de artistas que testemunharam uma época totalmente diferente da que vemos nos dias de hoje, no Rio de Janeiro.

Nesta página, é mostrada a vista tomada de um local que não mais existe exatamente como era em 1845. Nesta cena, temos a Baía de Guanabara vista do antigo terraço do Passeio Público.

Barra da Baía de Guanabara Vista do Antigo Terraço do Passeio Público

A imagem mostrada abaixo é uma litografia de Ludwig & Briggs, onde é vista a Baía de Guanabara à partir do antigo terraço do Passeio Público em 1845.

É uma bela e preciosa gravura de época, que mostra a geografia, a extensão da cidade e suas fortalezas à época de sua representação.

Mostra também o Passeio Público e dá uma mostra da vida social, trajes e costumes da época.

Observe que em primeiro plano muitas pessoas estão representadas passeando no local e trajando roupas da época nos limiares do parque, perto do gradil rente ao mar. Nesta época o mar chegava até o Passeio Público que na verdade foi feito em uma área também aterrada. Posteriormente foram feitos mais aterros, e hoje de dentro do Passeio já não se tem mais esta vista tão rente ao mar.

Baia de Guanabara vista do Terraço do Passeio Público em 1845

Continuando a descrição da gravura, do lado direito, mais ao fundo vemos a Igreja do Outeiro da Glória e mais ao fundo o Pão de Açucar e Morro Cara de Cão, onde fica a Fortaleza de São João. Do lado direito fica a Fortaleza de Santa Cruz, e ao meio de ambas a Ilha e Forte da Lage. Estes fortes tinham a missão de guardar a entrada da baía contra invasões estrangeiras e corsários.

O Passeio público foi construído sobre um aterro por onde o mar adentrava. E nesta época, por volta de 1845 o terraço do passeio público se debruçava sobre mar, contemplando seus visitantes com uma linda vista da Entrada da Baía de Guanabar.

Posteriormente, no século 20, foram feitos novos aterros à frente do Passeio Público, primeiro para construção da Avenida Beira Mar e posteriormente para parte do aterro do Flamengo que vai até o Aeroporto Santos Dumont. Deve-se lembrar também que, tanto a área do Aeroporto Santos Dumont como toda a área que segue adiante, passando pela Praça 15 e área portuária foi aterrada também no século 20.


Referencias e Fontes:

  • Consulta à livros sobre a história e iconografia da Cidade do Rio de Janeiro para dar suporte à criação desta página.