Praça XV

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

A Praça XV, no Rio de Janeiro, possui várias construções históricas. Já foi chamada de Largo do Paço, tendo sido o centro da Cidade nos tempos coloniais e do Império.

A Rua Primeiro de Março, antigamente chamada Rua Direita, era também uma das ruas mais movimentadas e importantes da cidade. A Praça é margeada de um lado pelo mar e do outro pela Rua Primeiro de Março ou antiga Rua Direita.

Como Chegar ou ir à Praça XV

Durante dias de semana, a Praça 15 é bem movimentada, mas a noite e fins de semana é praticamente vazia.

De ônibus deve-se pegar algum que passe pela Rua Primeiro de Março e descer na Praça XV. De Metrô, pode-se descer no Largo da Carioca, e depois seguir andando. Não é exatamente perto, mas também não é longe. Muitas pessoas que moram em Niteroi e trabalham no centro do Rio, fazem este trajeto todos os dias para pegar a barca para Niteroi cuja estação é na Praça XV.

Principais Pontos de Interesse e Visitação

Abaixo os principais pontos de interesse e visitação na Praça XV. Clique sobre este pontos de atração para ver com mais detalhes sobre os mesmos.

Paço Real | Imperial
Paço Real ou Paço Imperial

Igrejas históricas da Praça XV
Igreja do Carmo e Igreja da Ordem 3ª

Arco do Teles
Arco do Teles e Bares

Chafariz da Pirâmide
Chafariz Histórico da Praça XV

Estação das Barcas
Estação das Barcas vista do mar

Espaço Cultural da Marinha
Espaço Cultural da Marinha

Breve Histórica da Praça XV

A Praça 15 atualmente leva o nome de 15 de Novembro em homenagem ao dia da Proclamação da República. Mas sua primeira denominação foi Largo do Carmo e posteriormente Largo do Paço. Antes da última mudança de nome, na segunda metade do século passado havia sido rebatizada de Praça D. Pedro II.

A Praça 15 é um dos locais mais antigos do Rio, tendo sido durante durante os tempos coloniais e do império o local de desembarque para quem chegava ao Rio, num tempo que o mar tinha importância fundamental para o transporte de passageiros. A Praça XV já foi o principal porto de embarque e desembarque dos governadores dos tempos coloniais e também utilizado pela família real e imperial.

A mais antiga construção do local é o certamente o Convento do Carmo, cujo prédio não pertence mais aos religiosos e tem outras ocupações, tendo sido usado por uma instituição de ensino até alguns anos atrás, e atualmente ocupado por orgãos públicos. Mas o edifício se mantém preservado, pelo menos quanto à sua aparência externa. Devido ao Convento do Carmo ter sido a primeira grande construção no local, era chamada inicialmente de Largo do Carmo.

Posteriormente, com a construção da Casa dos Governadores no local, que posteriormente foi chamada de Palácio dos Vice-Reis, mais tarde Palácio ou Paço do Rei com a vinda de D.João VI para o Brasil, e por último Paço Imperial após a proclamação da República, o local passou a ser chamada de longa data de Largo do Paço.

Construções Históricas da Praça XV

Entres as principais atrações construções e casario histórico localizados na Praça XV ou vizinha do local, está o chamado "Arco do Teles", uma das construções dos tempos coloniais, feitas de ruas estreitas, onde existem muitos bares e restaurantes interessantes.

O Paço Real localizado é a maior construção existente na Praça 15, tendo sido antiga residência e sede despacho de alguns Governadores e Vice-Reis, primeira morada da Corte Portuguesa e posteriormente local de despacho de D.João VI, D.Pedro I e D.Pedro II. Como foi dito acima, o antigo nome do local, Largo do Paço vem por causa desta construção no local.

Na Rua Primeiro de Março, bem em frente à Praça XV existem duas igrejas historicas e o prédio de um antigo convento, o Convento do Carmo, que hoje é utilizado por um orgão público.

Um chafariz histórico, conhecido como Chafariz da Pirâmide, que já foi um ícone da cidade e que aparece em várias pinturas e gravuras de época se mantém preservado no local. Este chafariz é obra de Mestre Valentim, grande artista e urbanista, autor de várias obras pela cidade, autor do primeiro projeto do Passeio Público e esculturas que lá se encontram.

Convento do Carmo na Praça XVPraça XV e Rua Primeiro de Março

Nas foto acima, é visto o edifício do antigo Convento do Carmo, que pode ser visto somente externamente. Ele fica na esquina da Rua Primeiro de Março com Rua Sete de Setembro, que aparece na foto. A construção que aparece do outro lado da Rua 7 de Setembro é a Igreja do Carmo ou Antiga Sé. Na outra foto, do lado direito, visto o edifício do Convento do Carmo do lado direito e do lado esquerdo mais ao fundo é visto o Paço Real ou Imperial. Em primeiro plano é visto o aplo espaço da praça com muitos pedestres passando num movimentado dia de semana.

Barcas na Praça XV

É da Praça 15 também que se pega a barca para Niteroi ou para a Ilha de Paqueta.

É da praça 15 que se tem acesso a dois interessantes museus, o Museu Histórico e Naval da Marinha, além do passeio que leva a Ilha Fiscal e Fortaleza de Santa Cruz (Feito através do Espaço e Centro Cultural da Marinha)

Se gostou, recomende: