Rio de Janeiro AquiRio de Janeiro Aqui

Rua do Ouvidor, Passeando pelo Rio Antigo

Antiga luminária do início do século 20 próxima a esquina com a Rua do Ouvidor

A Rua do Ouvidor já foi a rua mais importante do Rio antes da abertura da Av. Rio Branco. Estreita como era nos tempos do Rio Colonial, tem comércio variado, e em um pequeno trecho, incrustado no Centro Histórico, possui atrações culturais e gastronômicas.

O Que Ver no Local

O trecho da Rua do Ouvidor, do qual comento aqui, fica entre a Rua Primeiro de Março e Av. Alfredo Agache e viaduto da Av. Perimetral.

Se trata de uma área bastante antiga da cidade, sendo este trecho entrecortado por outras ruas também antiga, como a Rua do Mercado e a Travessa do Comércio, que segue em direção ao Arco do Teles, que por sua vez se abre para a Praça 15.

Toda aquela área ao redor da Praça 15 e Rua Primeiro de Março, possui antigas construções históricas, algumas que remetem até ao início da colonização.

Mas aqui vamos nos deter no pequeno trecho, que está situado em um ambiente com muitas construções antigas, antigos bares ou nem tão antigos, mas que carregam um charme especial por estarem instalados naquele local em antigas edificações.

No local existem duas igrejas históricas e também uma livraria muito boa de assuntos gerais e culturais.

A estreita Rua do Ouvidor, na esquina com a Rua 1º de Março é mostrada na foto do lado esquerdo. Nesta foto se vê a Igreja de Santa Cruz dos Militares de um lado da Rua do Ouvidor ao centro, e do outro lado o antigo casario da Ouvidor e 1º de Março.

Rua do Ouvidor na esquina com a Rua Primeiro de MarçoBar na Rua do Ouvidor

Na foto do lado esquerdo, vê-se um dos primeiros bares-restaurantes deste trecho da Rua do Ouvidor. Observe que as mesinhas estão dispostas na rua, que é aberta somente para pedestres. Do lado direito da rua, pode-se ver as paredes e janelas com grades da fachada lateral da Igreja mencionada mais acima. Com relação à este bar, chamado "Antigamente", destaca-se o capricho das pequenas mesinhas e banquetas. As banquetas ficam praticamente encostadas nas janelas da fachada lateral da igreja. Olhando pelo lado do bom humor, deve-se lembrar que isto pode ocasionar alguma confissão não intencional, caso as paredes ou janelas "tenham ouvidos". Afinal, o nome da rua é Rua do Ouvidor.... mas esta é outra estória, e na verdade não tem nada à ver com confissão.

Rua do Ouvidor perto da esquina Travessa do ComércioTravessa do Comércio na esquina da Rua do Ouvidor

Na foto acima, do lado esquerdo, a Rua do Ouvidor perto da esquina com a Travessa do Comércio, indo em direção à Rua do Mercado, que fica no final da mesma. E na foto da direita, a Travessa do Comércio que leva ao Arco do Teles. Observe que em ambas as ruas existem inúmeros bares com muitas mesinhas nas ruas abertas somente para pedestres, e na foto aparece o "Casual Sandwiche Bar". O casario é de um modo geral bem preservado e os bares tem um ar simples mas aconchegante.

Como ir Lá e Localização

Rua do Ouvidor no Centro Hist�rico do Rio


Exibir mapa ampliado

O mapa ao lado, mostra o local onde fica este interessante e pitoresco trecho da Rua do Ouvidor. Para chegar ao local, basta pegar um ônibus que passe na Rua Primeiro de Março para quem vem da Zona Sul. E para quem vem da Zona Norte, baste pegar um ônibus que passe na Av. Rio Branco e descer no ponto mais próximo com a esquina da Ouvidor.

Bares, Restaurantes e Livraria

Entre os bares e restaurantes existentes no local, naquele trecho da Rua do Ouvidor ou nas esquinas com as travessas, destacam-se o Manaita Sushi, Toca do Baiacú, o Antigamente Bar e Restaurante que parece vir de antes da metade do século 20, o Alkhayam Restaurante especializado em culinária árabe, a cachaçaria La dás Gerais, o Casual Sandwiche Bar entre outros. No local existe também a livraria Folha Seca, um local "descolado" com muitos livros sobre o Rio de Janeiro, ciências sociais e outros temas que agradam o público e intelectuais em geral.

Igrejas Históricas e Cercanias

A Igreja da Santa Cruz do Militares fica de frente para a Rua Primeiro de Março, na esquina com a Rua do Ouvidor, sendo que uma de suas faces se voltam para esta rua.

Outra Igreja Histórica é a de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, que fica na Rua do Ouvidor na esquina com a Travessa do Comércio. A Igreja fica de frente para Travessa do Mercado, outra rua estreita com antigas construções.

Deve-se saber que estas igrejas fecham muito cedo, por volta de 14:30 ou 15:30 da tarde. Portanto, para quem se interessa por visitá-las também, melhor chegar mais cedo.

Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos MercadoresUma boa idéia, para quem não conhece ainda a Rua Primeiro de Março e Praça 15, é chegar mais cedo é circular também por estes locais. Após visitar a Praça 15 com suas atrações, vista-se as igrejas destre trecho da Rua do Ouvidor. E para finalizar, procurar um bar interessante que mais lhe agrade própria Rua do Ouvidor para almoçar ou tomar um chopp, completando assim a visita em termos culturais e de gastronômia. Embora aqui se fale de gastrônomia, os bares e restaurantes são bastante descontraidos, informais e acessíveis.

Área Turística e Cultural com Vielas Estreitas

As ruas, vielas e travessas muito estreitas, que eram uma marca do Rio de Janeiro dos tempos coloniais e século 19, continuam presentes em alguns locais do centro do Rio. E neste trecho da Rua do Ouvidor, pode-se sentir o clima antigo do local, e ter uma ideia de como era o Rio de tempos muito remotos. Embora nos dias de hoje não se abram mais ruas tão estreitas, estes antigos logradouros dão um charme especial e genuíno ao local.

Se trata de uma área é bastante informal do Rio, frequentada por pessoas comuns que trabalham no centro do Rio ou estão de passagem, e até também por alguns engratados que resolvem tomar um chopp por lá na hora do happy hour. Mas o local por suas características e também uma área turisitca, que atrai visitantes, tanto brasileiros como estrangeiros que estão à passeio pelo Rio de Janeiro, e não é infrequente ver alguns com maquinas fotográficas e filmadoras regristrando sua passagem pelo pitoresco local.

Ao lado esquerdo a Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, situada na Rua do Ouvidor nº 35. A igreja faz esquina com a Travessa do Comércio e fica exatamente de frente para a Rua dos Mercadores vista na foto do lado direito. Como se pode observar pelas fotos, a ruas são bastante estreitas e calçamento é bastante antigo, com os passeios feitos de grandes pedras ou lajes. A foto foi tirada numa segunda feira por volta de 5 horas da tarde de um dia de semana, quando alguns tipos de comércio já estavam fechando. Entretanto, alguns bares são bastante movimentados no fim do dia ou início de noite, dependendo da época.

Rua dos Mercadores na esquina com Rua do OuvidorRua do Ouvidor  | Livraria, casario e inúmeros bares

Acima, do lado esquerdo foto, a Rua dos Mercadores na esquina com a Ouvidor. Camelôs são vistos de um lado e do outro o bar restaurante e cachaçaria "Lá das Gerais". Na foto do lado direito, a Rua do Ouvidor em direção à Rua Primeiro de Março. Na foto aparece o antigo casario do final do século 19 e início do século 20. No canto esquerdo da foto aparece parte da Igreja de N.S. da Lapa dos Mercadores, depois uma das livrarias Travessa, e mais ao fundo alguns dos muitos bares com seus toldos e mesinhas na rua que são típicos do local. O local é muito interessante, com seu casario cheio de detalhes e antigas calçadas de pedras que lembram tempos passados. Enquanto se senta à um bar, pode-se observar calmamente o local impregnado de história e estórias, por onde passaram inúmeras gerações por vários séculos.

Veja também sobre a noite e os bares da Rua do Ouvidor.