Rio de Janeiro AquiRio de Janeiro Aqui

Museus no Centro da Cidade

Detalhe da fachada lateral do Museu Nacional de Belas Artes no Centro do Rio

O Centro da Cidade do Rio de Janeiro é local onde existe a maior concentração de museus para todos os gêneros tipos e gostos. Muitos deles se localizam em sítios e construções históricas cujo local por sí só já tornam uma atração. A maioria dos museus possuem uma forma de apresentação atrativa e moderna, e proporcionam além de cultura agradáveis horas de lazer.

MAR - Museu de Arte do Rio

O Museu de Arte do Rio de Janeiro, também conhecido como MAR já se tornou uma das novas atrações da cidade, tendo sido inaugurado em Março de 2013.

Atualmente possui várias exposições em andamento, os dois edifícios que abrigam o museu formando um só complexo também são as atrações.

Museu da Fazenda Federal

O acervo do museu abriga documentos e peças que versam sobre a história econômica-financeira do País e também sobre a história do Palácio da Fazenda e seus respectivos Ministros.

O Museu situa-se em um edifício que já foi sede do Ministério da Fazenda quando o Rio de Janeiro ainda era a Capital Federal.

O edifício fica no Castelo, uma grande esplanada surgida do desmonte do histórico e antigo Morro do Castelo, desmonte este ocorrido no início do século 20.Antigo Ministério da Fazenda e Museu da Fazenda Federal

A foto ao lado mostra o do lado direito a Igreja de Santa Luzia, que ficava no sopé do Morro do Castelo.

Os edifícios e a Avenida Presidente António Carlos que aparecem na foto foram respectivamente aberta e construidos após o desmonte do Morro.

O edifício do antigo Ministério da Fazenda, é o segundo prédio que aparece na foto, que fica de frente para a avenida.

Av. Presidente António Carlos, 375/1003 - Castelo| Tels. 3805-2003 / 3805-2004
museu.rj.gra@fazenda.gov.br | www.fazenda.gov.br
Seg-Sex, 9-17h | Visitas guiadas para grupos com marcação prévia | Entrada franca

Museu da Imagem e do Som | Centro do Rio

O Museu da Imagem e do Som, situado no centro do Rio de Janeiro, é o primeiro museu audiovisual do país.Museu da Imagem e do Som | Centro do Rio de Janeiro

Este museu continua funcionando no local, mas encontra-se em construção o novo MIS - Museu da Imagem e do Som em Copacabana, que em breve abrigará a nova sede.

O acervo do museu reúne fotografias, filmes e vídeos, além de instrumentos musicais acerca da memória musical do pais e de seus músicos e artistas.

Localiza-se próximo à Praça Quinze e ao Museu Histórico Nacional, assim como encostado ao sítio histórico Largo da Misericórdia e Ladeira da Misericórdia, antiga súbida para o Morro do Castelo e ultimo "pedaço" que restou do antigo Morro do Castelo.

A Ladeira foi parcialmente preservada, pois em seu início fica também construções históricas como a Santa Casa de Misericórdia e a igualmente histórica Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso.

Entretanto o edifício que abriga o Museu da Imagem e do Som, é uma construção do início do século 20, feita provavelmente para ser incialmente algum pavilhão da Exposição de 1908 ou da Exposição e Feira Mundial de 1922.

Para chegar ao local, vindo da Praça 15, pode-se entrar na Rua Dom Manuel, virando à direita quando se olha para a estação das barcas.

Praça Rui Barbosa, 1 - Praça Quinze - Centro | Tels. 2332-9068 / 2332-9067 
mis@mis.rj.gov.br - www.mis.rj.gov.br | Seg-Sex, 11-17h
Entrada franca | Visitas devem ser marcadas previamente se o intuito for pesquisa

Museu Histórico Nacional

Museu Histórico Nacional | Pátio InternoO Museu Histórico Nacional, MHN, foi criado em 1922, ano da grande Feira Internacional Comemorativa da Indepedência do Brasil. É um dos mais importantes museus do Brasil e do Mundo, e tem em seu acervo mais de 287.000 itens.

O local é também um sítio histórico, tendo sido erguida no local uma das primeiras forticações do Rio, posteriormente foi também usado como calabouço, antes das reformas para a Feira de 1922 havia sido também "Casa do Trem" e "Arsenal de Guerra".

Fica à uma distância de caminha à pé de quem vem da Praça 15, entrando pela Rua Dom Manuel.

Praça Marechal Âncora, s/n° - Centro
Tels. 2550-9224 / 2550-9220
rnhn02@visualnet.com.br
uww.museuhistoriconacional.com.br
Aberto de Terça à Sexta-Feira, de 10 às 17:30 horas | Sábados, Domingos e Feriados das 14 às 18 horas.
Entrada franca aos domingos

Museu Arquidiocesano de Arte Sacra do Rio de Janeiro

Catedral do Rio de Janeiro onde situa-se o Museu de Arte SacraO Museu versa sobre a igreja e arte sacra e possui um arquivo precioso com mais de 4.000 peças registradas e fica nas dependências da grandiosa Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro.

O Museu de Arte Sacra e consequentemente a Catedral situam-se na Avenida Chile, em uma esplanada, uma área bastante plana, que fica onde um dia existiu na integra o Morro de Santo Antônio, que foi quase todo demolido para a abertura de novas vias. O que restou do Morro foi a parte onde fica o Convento de Santo Antônio e suas duas Igrejas anexas, construções estas que ficam de frente para o Largo da Carioca.

O local está repleto de modernos e grandiosos edifícios construidos na segunda metade do século 20 e também após a virada do século 21, e a Catedral é mais um dos marcos arquitetônicos do local.

Embora a avenida seja nova, as áreas circundantes possuem muitas construções antigas e históricas, tanto do início do século 20, como do século 19 e até dos tempos coloniais.

Av. República do Chile, 245 - Centro
Tel. 2240-2669
Qua,9-12he13-16h-Sáb, 9-12h
Visitas orientadas para grupos com marcação prévia
catedral@catedral.com.br

Museu PMERJ

Museu da PMERJO Museu da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, também chamdo de Museu e Sala D' Armas General José Da Silva Pessoa, tem em seu acervo armaduras dos séculos XV e XVI juntamente com uma coleção de armas usadas desde os primórdios da Divisão Militar da Guarda Real de Polícia.

O Museu está localizado na Cidade Nova, área central da cidade. Entrentanto o nome do local Cidade Nova refere-se á uma área que tem sido revitalizada desde meados da década de 1970. Na rua em que se localiza o múseu existem antigas construções, do final do século 19 e início do século 20 constrastando também com construções mais recentes do período modernista da arquitetura.

Rua Marquês de Pombal, 128 - Cidade Nova 
Tel. 2332-6668
museu_pmerj@policiamilitar.rj.gov.br

www.policiamilitar.rj.gov.br
Visitas guiadas para grupos marcadas previamente
Ter-Sex, 9-16h

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro | MAM

Museu de Arte ModernaO MAM ou Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, é um marco da arquitetura modernista brasileira e mundial do século 20. Foi projetado pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy e os jardins e arredores são de autoria do paisagista de Roberto Burle Marx.

O acervo do Museu versa basicamente sobre arte moderna e contemporânea, mas também apresenta exposições itinerantes e workshops.

Nas dependências que integram o complexo do Museu existem lojas de artigos de arte e bar-restaurante.

O Museu de Arte Moderna está situado em um local com bela vista da Baía de Guanabara, no Parque do Flamengo. Assim, mesmo para quem não esteja muito ligado em arte moderna ou contemporânea, a localização do museu é grande atrativo para um passeio ou caminhada.

Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque Brigadeiro Eduardo Gomes também conhecido como Parque do Flamengo | Centro
Tel. 2240-4944 Fax. 2240-4899 
www.mamrio.org.br comunicacao@mamrio.org.br 
Ter-Sex, 12-18h - Sáb-Dom-Feriados, 12-19h
Os horários podem sofrer modificações de acordo com as exposições em cartaz.
A bilheteria fecha 30 minutos antes do término do horário de visitação

Museu do Banco do Brasil

Centro Cultural e Museu do Banco do BrasilO Museu está instalado no 4° andar do Centro Cultural Banco do Brasil e apresenta uma exposição chamada "O Banco do Brasil e sua História".

O local é de facil acesso e está colado ao Centro Histórico do Rio de Janeiro, perto de muitas outras construções históricas, algumas dos tempos coloniais e primordios da cidade.

A foto ao lado mostra o átrio central do Centro Cultural. O Edifício já foi a antiga sede do Banco do Brasil.

Rua Primeiro de Março, 66/4° andar -Centro 
Tels. 3808-2024/2100 
ccbbrio@bb.com.br - www.bb.com./cultura 
Ter-Dom, 10-21 h 
Horários e agendamento de visitas no Programa Educativo pelo tels. 3808-2070 / 3808-2254

Museu Histórico e Diplomático

Palácio do Itamaraty no Rio | Museu Histórico e DiplomáticoO edifício do museu é o antigo Palácio do Itamaraty, quando o Rio de Janeiro era a capital federal. Foi sede do Ministério das Relações Exteriores de 1899 a 1970.

O palácio é um dos mais interessante exemplares da arquitetura neoclássica, possuindo um belo jardim interno. O local e arquitetura dos edifícios por sí só já são uma atração.

O arquivo histórico do museu possui cerca de 6 milhões de documentos que remontam a 1808, ano da vinda de D.João VI para o Brasil juntamente com a corte Portuguesa.

A Mapoteca do museu possui cerca de 31.800 peças, tendo entre elas cartas, atlas, mapas e globos.

O Palácio e Museu do Itamaraty fica ao lado do antigo Ministério da Guerra ou Palácio Duque de Caxias, quase em frente à Praça da Repúblico ou Campo de Santana, e tem como endereço a Av. Marechal Floriano Peixoto, que é a primeira via paralela à Av. Presidente Vargas. Para ir ao local, se usar o Metrô, a estação mais próximo é a estação Central do Brasil.

Av. Marechal Floriano, 196 - Centro
Tel. 2253-2828 Fax. 2253-7691
Seg, Qua, Sex, 14h, 15h e 16h - Visitas guiadas
Visitas monitoradas com duração de 45 minutos
Entrada franca

Museu Judaico

Situa-se no centro do Rio de Janeiro, próximo à Cinelândia. O museu tem como missão divulgar e preservar a cultura e a memória das tradições judaicas.

Rua México, 90/1° andar - Centro | Tel 2524-6451 Fax. 2240-1598
museu@museujudaico.org.br www.museujudaico.org.br
Segunda às Quintas de 10 às 16h | Sextas de 10 às 14h
Entrada tranca | Visitas orientadas com marcação prévia

Museu Nacional de Belas Artes

Museu Nacional de Belas ArtesO Museu situa-se em pleno centro do Rio, de esquina com a Praça da Cinelândia. Para chegar ao local de Metrô deve-se descer na Estação Cinelândia.

O edifício do Museu foi construido no início do século 20, após a abertura da Av.Central, atual Av. Rio Branco, durante as obras de modernização da antiga capital federal do Brasil. Sua construção ocorreu praticamente ao mesmo tempo que a Biblioteca Nacional, Teatro Municipal, e Edifício da sede do antigo Supremo Tribunal Federal de Justiça na Cinelândia.

O edifício é um belo e imponente exemplar do Neoclássicismo e Ecletismo na arquitetura do início do século 20, tempo da "Belle Epoque".

O Museu Nacional de Belas Artes MNBA tem em seu acervo cerca de 18 mil obras de arte, entre elas obras trazidas por D. João VI de Portugal, em 1808, e obras do séculos XIX e XX.

Entre algumas obras famosas estão a a tela "Primeira Missa no Brasil", de Vitor Meireles. O Museu também promove mostras e exposições de artes além de publicações.

Av. Rio Branco, 199 - Centro | Tel. 2219-8474 Fax. 226-6067
administracao@mnba.gov.br www.mnba.gov.br
Terças às Sextas de 10 às 18h | Sábados e Domingos de 12 às 17h
Entrada franca aos domingos. A bilheteria encerra a venda de ingressos 30 minutos antes do término do horário de visitação.