Rio de Janeiro AquiRio de Janeiro Aqui

Museus em Copacabana

Museu da Imagem e Som em Copacabana

Quem diria, Copacabana não tem apenas praia, muitas lojas e bares para se divertir e visitar. Para quem não sabe existe até museus. Um deles já aberto à visitação, outro em fase de construção.

MIS Copacabana | Museu da Imagem e do Som

Está em construção (desde 2010) em Copacabana um novo Museu da Imagem e do Som | MIS, na Av. Atlântica, esquina com Rua Djalma Ulrich onde anteriorme ficava a Discoteca Help, que lá funcionou por cerca de 25 anos.

O Museu versará sobre a Música Brasileira, tanto erudita como popular, e disponibilizará um acervo audio visual sobre os grandes artistas brasileiros.

O projeto do edifício é em estilo contemporâneo "desconstrutivista" e certamente será mais uma das atrações da Cidade do Rio de Janeiro instalada em Copacabana.

Ainda sobre o projeto do Museu, este é de autoria do escritório norte americano Diller Scofidio + Renfro, um dos escritórios que estão mais em evidência no cenário da arquitetura atual.Praia e Museu da Imagem e do Som em Copacabana

Se trata de um projeto vencedor de um concurso, do qual participaram outros arquitetos e escritórios de renome nacional e internacional.

O projeto é particularmente interessante, possui também escadas-rampas em sua fachada, permitindo um passeio de contemplação da orla de Copacabana, com um belíssima vista da praia, mar e ilhas que se encontram diante do museu, já que este ficará em um terreno de frente para o mar, na Av. Atlântica.

Museu Histórico do Forte de Copacabana

Veja mais detalhes em Museus Militares sobre o Museu temático do Exército no Forte de Copacabana.

Além do Museu Temático, as principais atrações do local são uma antiga fortaleza militar hoje desativada e aberta à visitação e a belíssima vista que se tem do local tanto da praia de Copacabana como também da praia de Ipanema e demais partes da orla que vista alcança.Mar visto do Forte de Copacabana, onde se localiza o Museu Histórico do Exército

No local existe também um bar restaurante da Confeitaria Colombo, com mesas para sentar, onde pode-se com um certo charme e requinte apreciar a orla de Copacabana.

A foto ao lado foi tirada da parte superior de onde fica o forte, sendo que Museu Museu Histórico do Exército fica em um edifício situado um pouco antes do ponto onde é visto o canhão.

Do local pode-se ver o mar de Copacabana e Ipanema, com belissímas vistas. Na foto, em primeiro plano vê-se um canhão, e mais à frente, a plataforma de concreto é o teto do bunker-fortaleza, onde no topo ao fundo são vistas as cúpulas de aço com canhões. O mar aparece mais à frente com montanhas e ilhas ao fundo.

Forte do Leme | Sítio Histórico

O "Forte do Leme" ou Forte Duque de Caxias, no topo de Morro do Leme foi aqui incluído apesar de não ser propriamente um Museu.Paisagem vista do Forte do Leme

Se trata de uma fortaleza desativada, porém no local, além das edifícações term valor histórico, assim como o próprio local ser um sítio histórico, no local existem antigos canhões instalados e preservados, e podem ser de interesse para quem se interessa por antigas tecnologias de armas.

Além do chamado valor histórico do local, outras atrações convidam à um visita para quem dispõe de tempo e está disposto à uma caminha de subida à montanha onde o forte esta instalado.

Belas vistas de mata densa assim como do litoral e mar contemplam que se aprouver, tanto durante a subida e também ao chegar ao topo da montanha onde está instalado o forte, que é na prática um "museu-fortaleza".