Rio de Janeiro AquiRio de Janeiro Aqui

Forte de Copacabana - Visita à Fortaleza

Forte de Copacabana - Canhões e mar ao fundo

O Forte de Copacabana situa-se entre Copacabana e o Arpoador. Foi uma importante fortaleza militar, construida no início do século 20 e hoje desativada.

Do Forte de Copacabana tem-se uma vista fantastica do mar que se abra defronte a praia de Copacabana e também para o mar e praia do Arpoador e Ipanema.

Forte do LemeMirante do Leme
Copacabana, sobre o bairro, praia e vida cultural
Forte de CopacabanaHistória de Copacabana

O quer ver e fazer no Forte de Copacabana

No complexo do Forte de Copacabana, hoje um polo cultural do Exército, onde se organizam eventos, existe também um bar-restaurante e um museu temático. O bar-restaurante é administrado pela da Confeitaria Colombo. Quando lá estivemos, num fim de semana, havia muitas pessoas visitando o local, e perto do bar restaurante, havia inclusive um conjunto musical do exércicito preparando um show de música.

A área é bastante ampla, e compõe-se de instalações milatares que eram quarteis anexos à um grande bunker, ou seja uma fortaleza ou abrigo blindado com vários túneis e salas que abrigam antigos canhões, e áreas circundantes ao ar livre onde se pode circular ou sentar-se em bancos para contemplar a paisagem circundante.

Nestas áreas circundantes, existem também canhões e equipamentos militares expostos ao ar livre. A fortaleza é mantida bem preservada, sendo a sua visitação interna com seus inúmeros túneis e salas blindadas uma grande atração.

Ao chegar às instalações do Forte de Copacabana, compra-se um ingresso de custo acessível à qualquer pessoa, que dá direito a circular pela área, visitar a fortaleza e o museu temático.

Após caminhar um pouco, contemplando a belíssima vista do mar de Copacabana, chega-se á entrada da Fortaleza e Bunker construída em 1914. E uma vez lá chegando, pode-se vistar suas dependencias, que são feitas de salas e túneis protegidos por espessas paredes de 12 metros. Lá de dentro não se vê o mar.

Belas vista para o mar

Mar e orla de Copacabana vistos do ForteAlameda à beira mar com bela vista para Copacabana

Acima o mar de Copacabana visto do teto do Forte de Copacabana em foto foi tirada de perto da cúpula dos canhões. Ao logo das antigas instalações militares, antes de entrar na fortaleza, existe um bonito caminho de onde se contempla o mar e tem-se uma bela vista de Copacabana. Canhões e antigos equipamentos ficam em exposição, e alguns bancos estão disponíveis para sentar ao longo do caminho. Um excelente bar-restaurante da Confeitaria Colombo está instalado no local.

Instalações do Forte

Forte aérea do Forte de Copacabana construído sobre uma pequena península de rocha.

Forte de Copacabana - Vista aéreaForte Copacabana - Vista do bunker de concreto e alvenaria

Do local tem se vistas magnificas para Copacabana, rochedos e pedra do Arpoador e Ilhas Cagarras. Na foto acima, a entrada da fortaleza é mostrada de cima, e podemos ver também as cúpulas blindadas das maiores baterias de canhões. Execeto pela entrada mostrada na foto, a fortaleza é toda fechada, sem demais comunicações com o exterior, exceto pelos canhões. Por baixo desta enorme area, existem muitos túneis e diversas salas com diferentes usos e fins.

Entrada da fortaleza-bunker do Forte de Copacabana

Acima a entrada da fortaleza onde situam-se os canhões e demais dependências. As porta e as janelas são de feitas de grossas chapas de ferro. No interior existem muitos túneis, salas de comando, antigos paiois de munições e outras dependências.

Canhões do Forte de Copacabana

Os canhões Krup que podiam atingir enormes distâncias eram contralados por um interessante sistema de Engenharia. Abaixo desta cúpula blindada fica uma enorme engrenagem para movimenta-los, sendo o local interligado aos paiois de munição. As paredes externas sob este piso tem 12 metros de espessura, e o teto também tem uma grossa camada de concreto e tijolos.

Câmara de tiro - Forte de Copacabana

Acima uma câmara de tiro ou sala de calculos para operações de tiro em combate. Desta camara, recebendo informações de observadores externos, era calculado o ángulo vertical e horizontal para para os canhões antes dos disparos.

A Fortaleza e Bunker

Além da belíssima vista do mar e praia de Copacabana, para quem gosta de história e de apreciar antigas tecnologias, existe outra razão para visitar o forte.

O Forte de Copacabana, que foi construido em 1914 e está preservado como na época de sua construção, foi parte do antigo sistema defensivo da antiga capital federal.

Em caso de guerra, a fortaleza que é um um imenso bunker com paredes cuja face para o mar tem 12 metros de espessura além de um espesso teto feito de concreto e pedras, poderia ficar isolada, pois possuia gerador de energia elétrica próprio e outros recursos. A sala onde ficavam os geradores pode ser vista e está também preservada.

Pode-se visitar a sala dos comandantes que passaram pelo forte, o alojamentos dos officiais e dos praças, os banheiros e sanitários dos praças e oficiais que lá ficavam de plantão.

Entre outras salas interessantes estão a sala do telégrafo e comunicação, as sala de controle e comando, onde haviam vários equipamentos para que os officiais e praças responsáveis calculassem as operações e direções de tiros dos grandes canhões alemães Krupp.

Os enormes canhões também podem ser vistos, assim como as salas ou paiois de munição onde cartuchos e balas enormes eram armazenadas. Os enormes projéteis eram transportadas através de um sistema mecânico com trilhos para serem colocados nos canhões.

Estes canhões Krupp com seu enorme maquinário preservado, eram capazes de atingir navios a longa distância para proteger a costa da antiga capital federal em tempos passados.

Existe também no local, murais e painéis com fotos e ilustrações acerca da construção do forte e muitas outras interessantes informações.

Museu Histórico do Exército

O complexo do Forte tem também museu temático com armas, uniformes, figuras históricas de cera.

Este museu está instalado em uma edificação que faz parte das antigas intalações de apoio, com mostra de fatos importantes da história do Exercito e do Brasil.

Dentro deste contexto, o museu conta a história do Exercíto Brasileiro e sua importância em vários episódios da história nacional e mundial.

Em parte do museu, existe uma mostra sobre a campanha do Brasil na Itália, onde é reconstituído em cenário uma vista de um local de batalha na Itália, com vários equipamentos reais utilizados na segunda guerra mundial.

Em outra sessão, são mostrados diversos trajes, uniformes, e equipamentos como elmos e capacetes.

Figuras criadas em cera, reproduzem grandes personalidades do Exércicito, que tomaram importante papel na política e em batalhas, reconstituindo inclusive os gabinetes destes grandes líderes.

Reproduções de grande batalhas e miniaturas também são um ponto alto e em destaque do museu.

Uma das reconstituições mais impressionantes, são as figuras dos 18 do Forte, em tamanho real, reproduzindo a celebre foto dos herois quando partiram em sua marcha para o confronto que os imortalizou.

Os 18 do Forte

O Forte também é famoso por causa do episódio dos 18 do Forte, um dos mais heróicos episódios da História do Brasil e também considerado um dos mais bravos episódios de resistência na história dos exercícitos no mundo.

Este episódio ocorreu no dia 5 de Julho de 1922, e imortalizou os integrantes que partiram em marcha de confronto, em inferioridade descomunal contra as forças do governo federal, contra o qual eles se rebelaram.

Todos os que participaram tem seus nomes gravados para sempre na história, e os únicos dois sobreviventes da heroica marcha, posteriormente voltaram a ter posições influentes na história do pais.

A Rua Siqueira Campos em Copacabana tem este nome em homenagem ao Tenente Siqueira Campos, que comandou o grupo até o derradeiro confronto final.

Local para Eventos

Devido à sua excelente localização, perto da rede hoteleira e melhor infra-estrutura da cidade, aliado à beleza do local, o Forte de Copacabana, tem se tornado um local requisitado e movimentado.

Muitos eventos tem sido organizados em suas dependências, e o local tem se tornado também um polo cultural, onde se realziam feiras, exposições, seminários, etc.

Devido à grande extensão de sua área, existe amplo espaço descoberto para montagem de grandes estruturas cobertas para os eventos. Entretanto, no local também existem salões já adequados para eventos em local fechado.

Roda gigante Skol no forte de copacabana - 2009

Um grande feira de moda foi organizada no local em 2008, assim como no verão de 2009 uma Roda Gigante da Skol também foi montada dentro dos limites do Forte de Copacabana, tendo sido um grande sucesso de público. A Roda é mostrada na foto mais acima.

Missão do Forte

O forte de Copacabana, que durante anos teve a missão de proteger a antiga capital federal e consequentemente o pais, continua administrado pelo Exército Brasileiro.

No principal portico de entrada encontra-se escrito em Latin o sábio lema "Se queres a paz, prepara-te para a guerra".

Hoje devido à modernidade e recursos tecnológicos o Forte não tem mais função defensiva. Sua função atual é preservar a memória, divulgar cultura e civismo para a sociedade.

O site oficial Forte de Copacabana pode ser visto no seguinte endereço: www.fortedecopacabana.com