Rio de Janeiro AquiRio de Janeiro Aqui

Teatro - Casas de Espetáculos Teatrais no Rio de Janeiro

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

O Rio de Janeiro, antiga capital do Brasil, desde os tempos colonais já possuía teatro e vida cultural. Esta tradição cresceu e prolifereu nos tempos do Império, da Répública e dias atuais. A cidade não é mais capital federal, mas continua a ser a capital cultural. São inúmeras as peças de teatro em cartaz por toda a cidade.

O show deve continuar

Por inúmeras fases políticas, e inúmeras transformações passaram a cidade do Rio de Janeiro. Mas como diz o ditado, "The show must go on" ou "O show deve continuar".

Muitos teatros já existiram, alguns sobreviveram e outros ficaram apenas na memória e nos registros. Os polos e locais de teatros também mudaram, seguindo as transformações culturais e econômicas. Mas uma coisa é certa, o teatro vive e se prolifera.

São inúmeros os teatros que surgiram após a era dos Shopping Centers, e a prova de que o teatro continua com muita força está nas casas de espetáculo que surgem em bairros mais novos, como em São Conrado e Barra da Tijuca, com muitas peças teatrais em cartaz e as casas sempre movimentadas com platéias assíduas.

Talvez para atores mais antigos, de tempos das grandes produções, o cenário hoje não se iguale ao de tempos anteriores às novas mídias como o período áureo do cinema, televisão e era do video-cassete e DVD e o Blue Ray.

Mas existe uma realidade incontestável. Novas gerações de atores surgem a cada dia, escolas de teatro existem em vários locais da cidade. Inclusive na Barra da Tijuca, o bairro mais novo do Rio possui um centro cultural onde é oferecido curso de teatro, na verdade cursos livres, incluindo profissionalizante para a formação de atores, curso de sonoplastia, iluminação e produção.

O Teatro é uma arte diferenciada da TV, cinema e novas mídias, devido ao contato direto e presença dos atores e atrizes e devido ao fato do acontecimento ser ao vivo. É uma arte com características únicas e peculiares, e assim como a leitura e os livros escritos, continuarão como uma forma de expressão artística impar, que sempre terá uma platéia avída de novidades, independentemente de novas mídias e formas de expressão.

Muitas peças se encontram em cartaz, e hoje o patrocínio se tornou algo fundamental na produção das peças e espetáculos. Se por um lado esta nova relação econômica de fonte parcial de renda, que antigamente era suprida apenas pelas bilheteriais, hoje em dia produz alguns efeitos colaterais interessantes, dentro do ditado "males que vem para bem". Em tempos passados quando as produções teatrais tinham como fonte de renda a bilheteria, nem sempre era possível fornecer espetáculos de teatro gratuíto. E hoje devido aos patrocínios já existem algumas produções que reservam datas de apresentações com gratuídade seguindo um esquema ou agenda pré-estipulada.

Principais Teatros do Rio de Janeiro

As principais casas de espetáculos e peças teatrais no Rio de Janeiro estão listadas neste website. Estes teatros estão os enumerados e listados por bairros, com seus endereços, alguma descrição e número de assentos para a assistência.

Veja no menu lateral ou no final da página os links para os teatros listados por bairros.