Teatros na Tijuca

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

A Tijuca é um bairro que, no século 20 foi um polo de entretenimento cénico, devido à Praça Sans Pena e áreas próximas terem sediado inúmeras casas de cinema no século 20. Muitos cinemas fecharam, mas o bairro mantém alguns bons teatros com boas peças em cartaz.

Casas de Espetáculos e Peças Teatrais na Tijuca

Existem três teatros onde são apresentadas peças e espetáculos teatrais no bairro da Tijuca.

Entre as casas de espetáculo destacam-se o Teatro Henriqueta Brieba que leva o nome de uma grande atriz brasileira, de origem espanhola, que faleceu em 1995. Era uma atriz que se iniciou no teatro de revista ainda na década de 1920 e ficou nacionalmente famosa, entre outras coisas por ter participado de inúmeras novelas da Rede Globo a partir dos anos de 1970, tendo trabalhado também em programas humorísticos com Jô Soares, e tendo atuado em muitas produções do cinema nacional na década de 1970. Sem dúvida alguma o nome deste teatro faz juz à memória e ao trabalho desta grande atriz.

E por falar em Jô Soares, na tijuca existe também o Teatro Max Nunes. Max Nunes é formado em medicina, mas os caminhos da vida e seu talento para o humor o levaram a se tornar um dos maiores escritores e roteiristas do gênero no Brasil. Ele é um dos roteiristas e redatores do programa Jô Soares Onze e Meia e também coloborador e inspirador de dos antigos programas do mesmo humorista. Mas sua história vem de longa data, tendo sido um dos pioneiros de programas clássicos de humor no rádio e TV, como o "Balança Mas Não Cai" que se tornou ultra conhecido nos anos de 1950, no auge da antiga Rádio Nacional. Situada em edifício alto e imponente para época, na Praça Mauá, dos estúdios da Rádio Nacional se ouviam as vozes de Paulo Gracindo e outros grandes atores desempenhando papéis e seguindo roteiros de Max Nunes. Além do mais, Max Nunes é compositor de algumas músicas famosas como Bandeira Branca, um grande sucesso do início dos anos de 1970.

O Teatro Max Nunes fica sede do América Futebol Clube, do qual Max Nunes é um incansável e resistente torcedor. Devido à este fato, de ter torcer pelo América, e também é claro, devido ao seu talento, o teatro do Clube leva seu nome, o que é uma justíssima homenagem.

Teatro Henriqueta Brieba

Tijuca Ténis Clube
Rua Conde de Bonfim, 451 - Tijuca
Tel. 3294-9300
200 lugares

Teatro Max Nunes

Rua Campos Salles, 118 - Tijuca
Tel. 2565-7916
276 lugares

Teatro Sesc Tijuca

Rua Barão de Mesquita, 539
Tel. 3238-2132 / 3238-2100 / 3238-2164
259 lugares

Se gostou, recomende: