Rio de Janeiro AquiRio de Janeiro Aqui

Música Classica, Erudita e Ópera no Rio de Janeiro

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro juntamente com a sala Cecília Meireles são as maiores e mais tradicionais casas dedicadas à música erudita ou música clássica. Veja à seguir sobre estes e outros locais dedicados à nobre música.

Casas de espetáculos de opéra, música erudita e de câmara

O Rio de Janeiro tem longa tradição no setor de artes cênicas, teatral e música, desde os tempos coloniais. Entretanto os espetaculos de ópera e música erudita ganharam muita força com a vinda da Corte Portuguesa para o Brasil em 1808.

Ao lado do Paço Imperial, havia o teatro da Praia Dom Manuel, para o qual foi construído um passadiço para que a corte recem chegada pudesse assistir à espetáculos sem ter que passar pela rua.

Pouco depois, na Praça Tiradentes, no antigo Largo do Rócio, o Teatro São Pedro de Alcântara reinou soberano e foi a grande estrela da cidade. Era o então teatro da familia Real. Este teatro era erguido no mesmo local onde hoje se encontra o teatro João Caetano. Posteriomente foram construídos novos locais dedicados à musica erudita, ópera, ballet e música clássica.

Estes novos locais, alguns nem tão novos assim, estão descritos mais abaixo, com seus respectivos endereços.

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

No início do século 20, acompanhando as grandes transformações urbanisticas que remodelavam a cidade ao estilo de Paris, foi erguido o Teatro Municipal do Rio de Janeiro na Praça da Cinelandia, teatro este ao estilo da Ópera de Paris. Atualmente é neste teatro que se concentram os grandes espetáculos de Ópera, Ballet e Orquestras.

Teatro MunicipalO Teatro Municipal, além de receber estrelas da música e artes cênicas, se tornou uma das estrelas "arquitetônicas" da cidade, coroando com brilhantismo a recém aberta Praça da Cinelândia, também no início do século 20. E sua majestosa arquitetura, também abrilhantada de um dos lado pela Av. Rio Branco, também recém aberta na mesma época.

Pelos palcos do municipal já passaram as maiores e mais famosas orquestras do mundo, as maiores estrelas da ópera, assim como as maiores estrelas do ballet mundial, entre elas o bailarino russo Rudolf Nureyev.

Endereço:
Praça Floriano, sem número
Centro - Praça da Cinelândia
Tel. 2332-9195/9188
www.theatromunicipal.rj.gov.br

Sala Cecília Meireles

Sala Cecília MeirelesA Sala Cecília Meireles, no Largo da Lapa, é uma das mais conceituadas casas de espetáculos de música classica erudita e música de câmara do Rio de Janeiro.

Grandes pianistas, solistas, e artistas em geral já se apresentaram no local. A casa de espetáculo fica muito próxima também da Escola de Música da UFRJ que é descrita mais abaixo nesta página.

Endereço:
Largo da Lapa, 47
Lapa - Região central do Rio de Janeiro.
Tel. 2233-2324
www.salaceciliameireles.com.br

Cidade da Música e das Artes

Cidade da MúsicaA Cidade da Música, na Barra da Tijuca, é uma construção em estilo desconstritivista, projetado para abrigar um ousado complexo de instalações abrangendo auditórios para música clássica, ópera e música de câmara assim como salas para aprendizado de música erudita.

O projeto ainda se encontra em fase de finalização de sua execução, ou seja, a construção ainda não foi terminada.

Endereço:
Avenida das Américas, sem número, próximo ao Terminal Alvorada.
Barra da Tijuca


Escola de Música

Escola de Música da UFRJNo antigo e histórico edifício da Escola de Música da UFRJ, localizado na Rua do Passeio, centro do Rio, existe um auditório que já foi muito utilizado para espetáculos populares nas primeiras décadas do século 20.

No auditório chamado Salão Leopoldo Miguez são apresentados espetáculos de música clássica, ocasionalmente com entrada franca.

O Edifício situa-se em frente ao Parque Passeio Público e ao lado do Largo da Lapa, muito próxima à Sala Cecília Meireles, descrita mais acima nesta página.

Endereço:
Rua do Passeio Público, nº 98
Próximo à Cinelândia
Centro do Rio de Janeiro