Cinelândia

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Cinelândia é a praça mais popular do Rio, com seus bares e restaurantes, e alguns cinemas, sendo movimentada dia e noite. O local é movimentado inclusive em fins de semana, e encontra-se facilmente taxis e ônibus, além de ter a estação do Metrô.

Sobre a Cinelândia ou Praça Marechal Floriano

A praça da Cinelândia é um local onde se vê todo tipo de pessoas, cariocas de todos os tipos, com os mais variados perfis.

O Bar Amarelinho da Cinelândia é muito popular e provavelmente quase todo carioca já esteve lá alguma vez na vida.

Abaixo, foto da Cinelândia, tirada das escadarias do Teatro Municipal, com vista em direção ao mar. Em primeiro plano, do lado esquerdo vemos a Biblioteca Nacional e Av. Rio Branco.

Mais ao fundo, ao lado da Biblioteca situa-se o prédio do Antigo Supremo Tribunal Federal, atual Centro Cultural da Justiça Federal, um belo edifício em estilo eclético, que não aparece bem na foto, pois existem muitas árvores à sua frente.

Ao centro da mesma foto podemos notar que esta foi tirada em dia de semana, com a Praça bastante movimentada e muitos pedestres caminhando. Alguns bancos com pessoas sentadas são vistos do lado esquerdo.

Cinelândia vista em direção ao mar

Continuando a descrição da foto, mais ao fundo, existem mais bancos e algumas árvores. Do lado direito da foto, em primeiro plano, vemos o belo edifício da Camara dos Vereadores do Rio de Janeiro, um palácio imponente também em estilo eclético, do início do século 20. O edifíco na cor amarela, que aparece à seguir é o famoso "Amarelinho". No pavimento térreo do mesmo, voltado para a praça, e coberto por toldos, fica o também famoso e popular Bar Amarelinho, um dos mais conhecidos e tradicionais do Rio de Janeiro.

Praça da Cinelândia onde são vistos o Teatro Municipa e a Biblioteca Nacional com muitos pedestres e passantes

A foto acima, foi tirada em sentido oposto ao da foto anterior, agora olhando para o Teatro Municipal que aparece à esquerda da foto.

O Teatro Municipal, a Biblioteca Nacional estão de frente para a Cinelândia, e para chegar ao Museu Nacional de Belas Artes basta atravessar uma rua, pois esta situa-se de frente para a face lateral do Teatro Municipal, na Av. Rio Branco, esquina com Cinelândia.

O Largo da Carioca está também muito próximo à Cinelândia, bastando pegar a Av. Rio Branco e caminhar alguns metros.  Os Arcos da Lapa, aqueduto construído nos tempos coloniais, e o Passeio Público, o primeiro parque público do Brasil fica à poucos metros da Cinelândia, levando apenas alguns minutos à pé para se chegar ao local.

Se gostou, recomende: