Largo de São Francisco

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

O Largo de São Francisco, situa-se em uma área central e antiga do Rio de Janeiro, ostentando construções importantes quem vem dos tempos coloniais, destacando-se uma Igreja e o prédio da antiga Academia Militar e Escola Nacional de Engenharia.

Anúncio:

Localização e como ir ao local

O Largo de São Francisco fica à uma distância próxima da Praça Tiradentes e também do Largo da Carioca. Portanto, para ir ao Largo de São Francisco, basta descer na Estação do Metrô do Largo da Carioca, andar um pouco e chegar ao local. Pega-se a Rua da Carioca e vira-se á direita na primeira esquina, na Rua Ramalho Ortigão. Uma vez nesta rua, segue-se dois quarteirões, passando pela Rua Setembro, e então chega-se ao Largo de São Francisco.

Breve Histórico do Local

O Largo de São Francisco de Paula em tempos passados já se chamou Largo da Sé Nova, nome este decorrente do fato de ter existido planos de construir no local uma nova Igreja para ser a Catedral, embora tenham sido feitos alicerces para tal.

Por fim o projeto não teve sequência e foi abandonado. Mas os materiais foram aproveitados e no mesmo local foi erguido um imponente prédio, que já teve vários usos, como Academia Militar, depois sede da antiga Escola Politécnica ou Escola Nacional de Engenharia do Largo de São Francisco.

Uma outra construção histórica, também imponente e de valor artístico que se destaca no local é a Igreja de São Francisco de Paula, Igreja esta que deu nome ao Largo.

Já tentaram mudar tradicional o nome do igualmente tradicional logradouro para Coronel Tamarindo, mas pela costume do povo de utilizar o antigo nome, no final das contas continuou a se chamar Largo de São Francisco.

No tempo da Regência, o Largo foi palco de sérios distúrbios e manifestações provocados talvez pelas atividades restauradoras da Sociedade Militar, que naquele local tinha sua sede.

Por volta de 1822, ano da Indepêndencia do Brasil, situava-se no Largo de São Francisco as cavalariças do 1º Regimento de Cavalaria. Posteriormente situava-se também as cocheiras de uma companhia de carruagens fretadas, ou seja, aluguel de carruagens e coches.

Estátua de José Bonifácio no Largo de São Francisco de Paula

No ano de 1872, foi erguida no local uma estátua de José Bonifácio, famoso e influênte político do tempo de D.João VI e D.Pedro I, e chamado de Patriarca da Independência.

Estátua de José Bonifácio no Largo de São Francisco
Estátua de José Bonifácio, no Largo de São Francisco. Ao fundo a antiga sede da Escola Politécnica.

Descrição Geral do Largo

Como se trata de uma área antiga, cuja urbanização vem dos tempos coloniais, o Largo é acessado por ruas estreitas e antigas. No local, além das antigas contruções históricas, existem edifícios de comercio e escritório, assim como lojas. Como no local ficava a antiga Escola Nacional de Engenharia, muito perto fica uma das mais tradicionais e melhores papelarias do Rio de Janeiro, na Rua Ramalho Ortigão, em direção à Rua 7 de Setembro e Rua da Carioca..

O Largo como o própio nome indica, não é uma praça com parques e jardins de passeio, e sim uma área ampla em formato de quadrado, envolta por construções, sendo que existem algumas árvores no local. É um Largo de pequenas proporções se comparado com os antigos Largos do tempos coloniais.

O Que Ver no Largo de São Francisco e Cercanias

No Largo de São Francisco, além da estátua de José Bonifácio, de 1872, existe outra atração em termos de arquitetura religiosa que merece ser vista ou visitada, sendo a Igreja de São Francisco, com bela arquitetura exterior e interessante interior. Entretanto seus horários abertura e de missa e visita são bastante específicos caso queira visitar o interior.

O Edifício da antiga Escola Nacional de Engenharia é interessante e merece ser visto por quem gosta de arquitetura e antigas construçoes. Já foi Academia Militar no início do século 19, e passou por algumas modificações em sua fachada, mas de um modo geral mantendo sua antiga aparência.

Ele pode ser visto de lado e pelos fundos, através de travessas laterais que vão em direção à Praça Tiradentes. Na verdade este edifício faz fundos para uma das laterais do Teatro João Caetano que fica de frente para a Praça Tiradentes. Faz fundos também para um pequeno Largo onde fica o Real Gabinete de Português de Leitura que também pode ser visitado, um belo edifício do século 19. Portanto, como se pode notar, fica muito próximo também da Praça Tiradentes.

Igreja de São Francisco de PaulaAntiga sede da Escola Nacional de Enegenharia

Acima a foto da Igreja de São Francisco de Paula, uma das construções que dominam a paisagem do Largo. A foto do lado direito é antiga sede da Escola Nacional de Engenharia, outra construção histórica que domina a paisagem. Esta imponente edificação se extende inteiramente por um dos lados do Largo, ficando entre duas pequenas ruas e um outro pequeno largo, para onde faz fundos.

Casario da Rua Ramalho Ortigão, próximo ao Largo de São FranciscoRua do Teatro esquina com Largo de São Francisco

A foto acima da esquerda, mosta o casario da Rua Ramalho Ortigão que dá acesso ao Largo de São Francisco, vindo da Rua da Carioca. Na foto vê-se construções antigas e construções mais recentes. O belo e bem preservado edifício em estilo eclético, típico dos primeiros anos do século 20 tem em sua loja do pavimento térreo uma famosa e tradicional loja, a papelaria a Casa Cruz. Amplie a figura para ver os detalhes do adornos e as duas belas luminárias de cada lado da fachada.

Na foto do lado direito, vemos a Rua do Teatro, que fica na esquina do Largo, ao lado da antiga Escola Politécnica ou Escola Nacional de Engenharia. Seguindo esta pequena e estreita rua, com um casario também antigo, chega-se à parte lateral do Teatro João Caetano, teatro este que fica de frente para a Praça Tiradentes. Clique em ambas as fotos para ampliar e ver em detalhes.

Se gostou, recomende: