Rio de Janeiro AquiRio de Janeiro Aqui

Centro da Cidade

Centro da cidade do Rio de Janeiro

O centro do Rio é o centro financeiro e comercial da cidade, abrangendo também o local de antigas construções. Pode-se ver uma vasta gama de estilos arquitetônicos, mesclando modernos arranha-céus, contruções do início do século 20 e relíquias do período colonial, do primeiro e segundo reinados no século 19.

Embora toda a região do Rio seja antiga e ocupada desde os tempos coloniais, alguma ruas, praças e avenidas tiveram seu traçado modificado, ampliado ou incorporadas à partes que foram demolidas.

A Praça da Cinelândia é um exemplo de área de ocupação muito antiga, mas não era uma ampla praça como a vemos nos dias de hoje.

A Praça da Cinelândia foi aberta juntamente com a abertura da Av. Rio Branco no início do século 20, constituindo nos dias de hoje os principais pontos de afluência do centro da cidade.

A maior parte das áreas do centro são muito movimentadas de dia e vazias de noite. A Cinelandia fica na parte sul do centro, no início da Av. Rio Branco e é movimentada também à noite.

Como ir ao Centro da Cidade

Para chegar ao Centro e visitar o Largo da Carioca e Av. Rio Branco, pode-se usar o Metrô que é o meio mais prático e descer na Estação Carioca, ou para ir na Praça da Cinelandia também no centro, pode-se pegar o Metro e descer na estação Cinelândia.

Na verdade, a estação Cinelândia e Carioca estão muito próximas, praticamente encostadas uma na outra.

Vindo de bairros da Zona Sul, opcionalmente pode-se pegar um um ônibus que passe na Rua Primeiro de Março, e descer na Praça XV que é também um local central e Centro Histórico do Rio, próximo da Av. Rio Branco.

Cinelândia - Mais conhecida praça do centro do Rio de JaneiroDurante o trajeto de ida da Zona Sul para o Cento, pode-se ver a paisagem urbana, apreciando a Baía de Botafogo, ver a montanha do Pão de Açucar, e o Aterro ou Parque do Flamengo enquanto o ónibus segue em direção ao centro.

O Que Ver no Centro da Cidade

O centro do Rio de Janeiro é uma área movimentada e repleta de atrações.

O leque de variedades para visitar vai desde sítios e construções históricas, ótimas livrarias e sebos onde se encontram antigos livros, bares populares e muito frequentados, gafieiras e clubes de dança populares, interessantes e modernas edificações assim como museus e centros culturais.

O moderno e novo se fundem existem atrativos para todos os gostos. Aqui enumera-se apenas alguns pontos de destaque. Mas a lista de atrativos é muito grande.

Ao lado, mais acima, e nas duas fotos imediatamente abaixo vemos a Praça da Cinelândia de vários angulos, com suas construções que se destacam no cenário da cidade, seja pela imponênica e grandiosidade, ou pelo valor histórico, artístico ou cultural.

Praça da Cinelândia vista em direção ao marPraça da Cinelândia tendo o Teatro Municipal e Biblioteca Nacional ao fundo

Nas áreas de maior afluência de pessoais, entre as áreas mais vivas nesta época de início de século 21, atravessando o ano de 2011, pode-se destacar a Cinelândia, uma praça muito popular com o tradicional e também popular Bar Amarelinho, o Teatro Municipal, a Biblioteca Nacional e o Museu Nacional de Belas Artes, todos fazendo frente ou esquina para a praça.

A Avenida Rio Branco liga a Praça da Cinelândia até a Praça Mauá, e ao caminhar pela Av. Rio Branco vê-se uma grande diversidade de edifícios, inclusive alguns reminescentes da Belle Epoque, início do século 20, tempo em que a avenida foi aberta.

Sobre a Avenida Rio BrancoMuito próximo da Cinelândia, fica o Largo da Carioca com o Convento de Santo Antônio e duas Igrejas Históricas de rara beleza que remetem aos tempos coloniais e merecem ser visitadas.

Encrustado no Largo da Carioca, está o Edifício Central que faz frente para a Av. Rio Branco, um edifício modernista, com galerias de comercio e restaurante, ponto de interesse para quem procura o melhor shopping de informática da cidade e uma livraria onde se encontra também bons livros de informática.

Visitar o Largo da Carioca e não tomar um lanche ou um chá na secular e tradicional Confeitaria Colombo é quase um pecado. A confeitaria preferida de Olavo Bilac e muito frequentada pelas altas e importantes figuras da antiga República, fica quase encostada no Largo da Carioca, na Rua Gonçalves Dias. E por falar em Rua, pode-se também visitar a Rua do Ouvidor, que continua muito movimentada, mas já foi a principal e mais movimentada Rua do Rio de Janeiro no século 19, sendo muito citada nos livros de Machado de Assis.

Como foi dito acima, aqui enumera-se as atrações básicas desta área de principal afluência e mais movimento de pessoas, mas existem inúmeras outras atrações, que podem ser vistas a partir dos links acima ou partindo em direção à Praça XV de Novembro, em pleno Centro Histórico do Rio de Janeiro, um dos locais e áreas mais antigas da Cidade, contando com muitas edificações históricas preservadas.