Rio de Janeiro AquiRio de Janeiro Aqui

Largo da Carioca

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

O Largo da Carioca é uma das áreas mais movimentadas do centro do Rio, possuindo uma estação de Metro e muito comércio ao redor. Situa-se entre várias das principais vias do centro da cidade, e continua como um coração pulsante de tráfego de pedestres.

Descrição Geral do Largo da Carioca

O Largo da Carioca foi um dos mais importantes locais da cidade nos tempos coloniais e também durante os tempos dos Reinados.

No início da colonização o local era ocupado por uma lagoa que foi aterrada, para dar lugar àquele espaço.

Em tempos passados, no local havia um chafariz, que provinha água ao moradores, agua esta que vinha conduzido através do Aqueduto de Santa Tereza ou Aqueduto da Carioca.

Este antigo aqueduto, já desativado, nos dias de hoje é conhecido como Arcos da Lapa por onde passa o antigo Bonde que leva ao bairro de Santa Tereza.

Abaixo foto da Largo da Carioca, cercado de modernos edifícios e construções do período colonial, como o Convento de Santo António e as Igrejas ao lado do mesmo.

Foto do Largo da Carioca e Convento de Santo António

Na Rua Gonçalves Dias, encostada no Largo da Carioca, fica a centenária e famosa Confeitaria Colombo, um dos locais mais tradicionais do Rio, uma obra prima da arquitetura eclética com elementos de art-noveau. O local ainda hoje funciona a pleno vapor e é bastante frequentado. No passado foi frequentado por antigos presidentes e senadores. Era também ponto de encontro da sociedade carioca no início do século 20. Olavo Bilac tinha sempre uma mesa à ele especialmente reservada.

Convento de Santo António no Largo da Carioca

De frente ao Largo da Carioca, em cima do Morro de Santo Antônio fica o convento de Santo Antônio e duas Igrejas históricas, construidas nos tempos coloniais. O Morro foi parcialmente recortado e derrubado, mas parte dele se mantém intacto com as séculares construções resitindo à fúria devastadora dos novos tempos. Vale a pena visitar, principalmente para quem tem interesse em história e cultura.