Centros Culturais no Rio de Janeiro

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Centros culturais é o que não falta no Rio e a cada dia surge mais um. São locais de bom gosto, que além de irradiarem cultura, geralmente oferecem um ambiente agradável com espaço de café, bar e degustação.

Centros Culturais em Destaque

Dentre os muitos centros culturais que existem no Rio, abaixo estão alguns em destaque por suas caracteristicas peculiares que podem ser motivo de visita para quem tem pouco tempo e precisa de escolher um ou uns entre os outros.

No menu ao lado com praticamente todos os centros e espaços culturais divididos por barirros.

O Centro Cultural Banco do Brasil é um dos locais de lazer cultural mais frequentados no Rio de Janeiro, por sua boa localização no centro da cidade, pelos amplos espaços, livraria, bar-café, salas de cinema, bibloteca e um museu acerca da história do Banco do Brasil e um dos pavimentos do edifício.

Outro local bastante interessante no Centro do Rio é o Centro Cultural da Justiça Federal, localizado em na Praça da Cinelândia. O local que foi sede do antigo Supremo Tribunal Federal, possui um aconchegante bar-café, salas de exposições e audiovisuais e locais por onde pode-se transitar contemplando os belos interiores do edifício contruído no ínício do século 20.

Centro Cultural do Branco do Brasil
CCBB Centro Cultural Branco do Brasil

Centro Cultural da Justiça Federal
Centro Cult. Just.Federal na Cinelândia

Oi Futuro no Flamengo
Oi Futuro no Flamengo

O Centro Cultural Oi Futuro é um espaço bastante frequentado por jovens, interessados em novas mídias e suas relações com as artes. O local possui espaços modernos e interessantes, instalações multi-mídia, local para exposições, um pequeno museu do telefone, um terraço e um bar-café no ultimo pavimento.

Outros espaços e centros culturais que chamam a atenção são o Espaço Cultural da Marinha, o Clube Naval por sua bela arquitetura e o Memorial Getúlio Vargas.

Locais de Passeios, Lazer, Cultura, Entretenimento

Os Espaços e Centros culturais do Rio de Janeiro como de outras cidades do Brasil, tem se firmado como um local de passeio, lazer, cultura e entretenimento para as pessoas que procuram atividades que não estejam necessariamente ou diretamente associadas ao consumismo, como nos caso dos shopping centers.

Existem Centros Culturais para todos os gostos, e em muitas áreas das cidades.

Tendo sido capital federal por longos anos, o Rio de Janeiro tem inúmeros edifícios sedes de antigas repartições e empresas transformados em locais de passeios, lazer, cultura e entretenimento.

Alguns centros culturais foram criados através de doações de antigas propriedades e residências de benfeitores particulares que criaram fundações para administrar o legado específico transformado em instituição. Em alguns casos, estes centros são administrados através de organizações particulares ou através de braços do setor público que ocupam algum espaço para promoverem atividades culturais.

O Que é Um Centro Cultural ?

Centro ou Espaço cultural é um local, geralmente instalado em uma edificação apropriado para exibição, estudo ou cursos de diferentes manifestações cultuarais.

Este edifício pode ser um edifício antigo de valor histórico, artísitico e cultural adapatado para tal fim ou um edifício especialmente projetado para servir à estes propósitos.

Geralmente no local são encontradas mostras permanentes acerca do tema principal do local, com audio-visuais ou paineis e também exibições ou mostras temporárias.

Os espaços culturais muitas vezes tem também, além de salas para exposições e vernissages, salas de teatro, salas de cinema, auditórios, bar-café, restaurante, biblioteca, áreas de leitura e socialização entre outros tipos de recursos associados ao lazer e entretenimento cultural.

Se gostou, recomende: