História, Glamour e Transformações de Copacabana

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

A abertura do Copacabana Palace Hotel em 1923 contribuiu para tornar Copacabana um dos lugares mais famosos do mundo.

Durante muitos anos foi cercado por um glamour inigualável, tempo este quando Copacabana era um local menos popular e menos movimentado em termos de transito.

Forte do LemeMirante do Leme

Copacabana, sobre o bairro, praia e vida cultural

Forte de CopacabanaHistória de Copacabana

Na primeiras decadas do século 20, o bairro era majoritariamente povoado por casas térreas ou sobrados, onde se destacava o magnífico hotel, que nos anos 40 se tornou um refúgio paradisíaco e exótico de milionários e celebridades que procuravam um local fora do palcos principais da segunda Gerra Mundial para passar dias tranquilos regados ao clima e atmosfera exótica dos trópicos.

Mesmo com a especulação imobilíaria que veio à seguir, após os anos 50, quando as casas e sobrados foram sendo substituídos por edifícios de apartamentos para a classe média e classe alta, Copacabana continuou a ser um local exotico, entretanto mais popular para turismo de veraneio e vida noturna.

A aparencia de Copacabana hoje em dia, em 2010 é praticamente semelhante à que tinha ao final dos anos 60, quando as casas e sobrados já haviam dado lugar ao edifícios de apartamentos. Por volta de 1960 o bairro já estava todo tomado por edifícios, e em relação ao todo, muito pouco foi construído depois.

Hotel Copacabana PalaceCopacabana Palace

O Copacabana Palace Hotel é uma edificação que reflete a influência cultural ao estilo Europeu. É o mais tradicional e luxuoso hotel no Rio, e preferido pela realeza, chefes de estado, milionários e astros de rock e cinema. Na verdade é um local luxuoso, de ostentação e caro. Foi um dos primeiros hoteis do Rio a ser construido na beira do mar.

Tornou-se um simbolo do Rio por receber muitos atores e artistas famosos, políticos, magnatas e celebridades internacionais como Lady Di, Marlene Dietrich, Maurice Chevalier, Orson Welles, Ava Gardner, King George (pai da Rainha Elizabeth II), Brigitte Bardot, Johny Weissmuller, Theodore Roosevelt e muitos outros. Ex. President Bill Clinton, os membros das bandas de rock Rolling Stones e The Police estiveram no Copacabana Palace.

Sua história inclui fascinantes episódios, tendo sido local de filmagem do filme "Flying Down to Rio" com Fred Astaire e Ginger Rogers quando dançaram juntos pela primeira vez.

O Copacabana Palace teve dois proprietários em sua história, primeiramente a familia Guinle do Rio de Janeiro e desde 1989 pertence ao grupo Orient-Express Hotels.

Hotéis & Residências de Famosos

Estátua do poeta Carlos Drumond de Andrade, no calçadão da Av AtlânticaA Avenida Atlantica, que situa-se de frente para o Oceano Atlântico, e por isto leva seu nome, corre ao longo de toda a extensão da praia, cercada de edifícios luxuosos com vista para o mar, assim como hoteis como o Copacabana Palace, Othon Hotel, Marriot Hotel entre outros.

Durante anos, a Avenida Atlântica foi um dos endereços mais famosos e disputados do Brasil. Entre seus moradores famosos, que um dia lá moraram, ou que atualmente moram lá, estão, a ex-Miss Brasil Marta Rocha, Sarah Kubstchek viuva do ex-Presidente Juscelino Kubstchek, dois expoentes da política nacional, o ex-Governador de Minas Magalhães Pinto e o ex-Governador e ex-Presidente Tancredo Neves. O escritor Paulo Coelho é também possui apartemento em Copacabana com endereço na Av. Atlântica. O Arquiteto Oscar Niemeyer também tem seu escritório em uma cobertura de frente para o mar.

Entre outros nomes da política nacional que moraram em outras ruas do bairro, estão Marechal Henrique Lott, político influênte nos anos de 1950 que foi candidato à presidência da república, o ex-Governador Carlos Lacerda, o ex-Presidente Medíci entre muitos outros.

Homenagens à Moradores Ilustres e Famosos

Em um bar do Leme, na Av. Atlântica existe uma estátua em tamanho natural de Ari Barroso sentado à uma mesa. O famoso colunista Ibrahim Sued tem sua estátua em frente o Copacabana Palace, que ele frequentava habitualmente. Na esquina da Rua Siqueira Campos com Av. Atlântica também existe uma estátua em homenagem aos herois dos 18 do Forte.

Estátua de bronze de Carlos Dumond de Andrade no calçadão de Copacabana, no chamado Posto VI. A homenagem ao poeta e morador do bairro, foi feita onde ele costumava se sentar diariamente e foi primeira deste gênero, feita em tamanho natural. Dorival Caymmi, que também morava na mesma área de Drumond também ganhou sua estátua no bairro.

Um Bairro com Tudo Perto e Suas Transformações

O Bairro hoje em dia não tem mais o mesmo perfil que tinha nos anos 40 e anos 50 (quando este ficou muito conhecido). O perfil mudou devido às inúmeras transformações porque passou, em função das construção dos edifícios de apartamentos e também devido às transformações urbanas que atingiram a maioria das cidades do Brasil e de outros paises, com a construção de Shopping Centers, que modificaram em muito as rotinas urbanas e tipos de comercio encontrados nas ruas dos bairros.

Hoje o bairro de Copacabana não contra com tantos cinemas como antigamente, como também não conta mais com alguns tipos de comércio voltados para pessoas de maior poder aquisitivo, comêrcio este que migrou para os Shoppping Centers. Mas este fenômeno urbano não ocorreu somente com Copacabana, e sim com todos os bairros do Rio e cidades do Brasil.

Hoje, o tipo de comércio é mais popular, mais com muitas boas lojas e boutiques que optam por ofercer bons prudutos fora dos Shoppings. São inúmeras as lanchonetes, restaurantes a kilo e restaurantes de comida especializadas, assim como existem livrárias e cinema multiplex.

O bairro é amplamento servido por meios de transportes, com taxis circulando em suas principais vias dia e noite, inúmeras linhas de ônibus e 4 acessos à estações de Metro.

Se trata de um bairro com muitos serviços à mão, além de áreas de lazer como a praia, o calçadão e locais para passear. Exatamente por isto, o bairro é muito procurado, por todas estas conveniências, igualando-se em termos de práticidade, guardadas as devidas proporções à locais como Manhattan em N.York e Nothing Hill em Londres.

Entretanto o perfil do bairro hoje em dia é predominantemente classe média, embora existam locais de moradia de menor renda, como locais mais voltados para classes mais abastadas que também habitam o bairro. Na verdade, a semelhança de Copacabana com Manhattan e Nothing Hill não se dá apenas em termos de conveniência para morar, mas também por serem bairros onde existe uma grande diversidade cultural, novamente guardando as devidas proporções e caracterisitcas mais peculiares de cada local.

Se gostou, recomende: