Museus em Botafogo

Casa Museu no bairro de Botafogo

Sobre os interessantes museus situados no bairro de Botafogo, na Cidade do Rio Janeiro. Estes museus além de serem de fácil acesso, são locais onde pode-se passar horas agradáveis num ambiente entremeado de história e cultura.

Anúncio:

Museu do Índio

O Museu do Índio situa-se no bairro de Botafogo, e tem como sede uma bela casa do ano de 1880.

Trata-se de uma pequena casa-palacete de centro de terreno, morada típica da aristocracia de transição entre o Império e a República.

Certamente a casa-palacete, em termos de arquitetura não tem absolutamente nada em comum com a cultura e nem com a arquitetura indígena.

Mas certamente também atinge o objetivo de "acertar dois coelhos com uma cajadada só", ou seja, preserva-se uma casa de valor artísitico e cultural que espelha uma época e modo de vida, e também abriga de forma condigna o Museu do Índio.

Assim, é lá que se encontra o acervo do Museu do Índio, com um acervo referente à cultura e habitos dos primitivos habitantes do Brasil.Museu do Índio

Entretanto, o acervo vai mais além, e possui peças e material acerca dos povos indígenas de toda a América Latina.

Pelos jardins que envolvem a casa, ocasionalmente pode-se ver alguma instalação ou taba de arquitetura indígena.

Rua das Palmeiras, 55 - Botafogo
Tel. 3214-8702-Fax. 3214-8703
comunicacao@museudoindio.gov.br |
museudoindio.gov.br
Terças à Sextas, de 9 às 17h |
Sábados e Domingos de 13 às 17h

Entrada Franca aos domingos

Visitas orientadas para grupos com marcação prévia pelos tels. 3214-8730 / 8731/8732

Museu Villa-Lobos

O acervo do museu versa sobre o famoso compositor e maestro brasileiro, Heitor Villa-Lobos. O Museu abriga discos, partituras, programas de concertos nacionais e internacionais do famoso músico do cenário da música erudita.Museu Villa Lobos

O Museu situa-se em casarão de valor artístico e cultural, construído provavelmente na segunda metade do século 19. O casarão é tombado pelo IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

O casarão é testemunho de uma época quando o bairro de Botafogo era todo ocupado por grandes mansões e casarões e sobrados cujos donos faziam parte da classe média e aristocracia do Segundo Reinado e início da República.

O Museu além de preservar e divulgar a memória de Villa-Lobos, através de sua bela sede, preserva também o testemunho de uma época onde as moradias eram predominantemente individualizadas e personalizadas.

Hoje em dia o bairro de Botafogo é predominantemente verticalizado, ocupado por edifícios de apartamentos.

Rua Sorocaba, 200 - Botafogo | Tels. & Fax. 2266-3845 / 2266-3894
mvillalobos@museuvillalobos.org.br | www.museuvillalobos. org.br
Segundas às Sextas, de 10 às 17h
Entrada Franca

Museu Casa de Rui Barbosa

Museu Casa de Rui BarbosaO Museu Casa de Rui Barbosa foi a primeira casa museu do Brasil, comprada pelo governo federal após a morte do importante e famoso jurista e político.

A casa foi construída em 1849 por um nobre do segundo reinado, ao tempo de D.Pedro II. Posteriormente foi adquirida por Rui Barbosa para sua residência. Internamente sofreu algumas melhorias e modernidades, principalmente na cozinha e banheiros.

A casa de influência neoclássica e em estilo eclético, é um importante documento arquitetônico carioca do século XIX, e uma mostra do estilo de vida da aristocracida do segundo reinado e da velha república.

Rua São Clemente, 134 - Botafogo
Tels. 3289-4663 / 3289-4664 | Fax. 3289-4692
museu@rb.gov.br | www.casaruibarbosa.gov.br
Visitas orientadas com marcação prévia pelo tel. 3289-4683
Entrada Franca aos Domingos 14-18h

Se gostou, recomende: