Rio de Janeiro AquiRio de Janeiro Aqui

Museus em Ipanema

Vista de Ipanema | Praia, calçadão e Av. Vierira Souto

Na ensolarada e badalada Ipanema, existem alguns interessantes museus, sendo um bastante poupular, com pequeno acervo sobre o médico Alvaro Alvim e o cartunista e Angelo Agostini. Outros versam sobre pedras preciosas, sendo mais seletivos e voltados para pessoas interessadas em adquirir gemas.

Museu Amsterdam Sauer de Pedras Preciosas

Situado no movimentado e badalado bairro de Ipanema, zona sul do Rio de Janeiro, o museu dispõe de um acerco de mais de 3.000 peças entre pedras preciosas e minerais.

No local existe também réplicas de duas minas de pedras preciosas em tamanho natural.

A imagem abaixo, do lado esquerdo, é a reprodução ou réplica em tamanho natuaral de uma mina de pedras preciosas.

Entre o tunel aparecem dois nichos escavados, mostrando como são encontradas as pedras. No centro, no tunel, são vistas algumas pás e picaretas usadas no trabalho de escavação das minas.

O Museu de Pedras Pedras Precisoas, situa-se em um dos mais nobres endereços comerciais e ruas do bairro de Ipanema, onde grandes boutiques e lojas de grifes internacionais também mantém suas lojas no local.

A loja e museu da Amsterdã Sauer é a que aparece na foto da direita, tendo uma marquise sobre a vitrine e um grande painel sobre a mesma. Em primeiro plano, do lado direito, aparece também uma loja da H.Stern, também do mesmo ramo de joias, ouro, diamantes e pedras preciosas.

Museu Amsterdam Sauer | Representação de uma mina de pedras preciosasMuseu Amsterdam Sauer de Pedras Preciosas

Atenção: Visitas guiadas para grupos com prévia marcação.

Seg-Sex, 9-19h e Sáb- 9 às 16h
Rua Garcia D'Ávila, 105 - Ipanema
www.amsterdamsauer.com.br
Tel. 2512-1132

Museu H. Stern e Workshop Tour

Outra atração envolvendo museu e "tour" para quem está pensando em comprar ou investir em joias. O museu fica situado na ensolarada Ipanema, bairro da zona sul do Rio de Janeiro e inclui um "workshop tour" ou visita onde podem serem vistas áreas de trabalho de produção de joias e elaboração de pedras preciosas.

As instalações possuem um museu com acervo em exposição permanente, onde são expostas pedras raras e preciosas em estado bruto. A imagem da esquerda, mostra a foto de uma das sedes da H.Stern, a construção que fica bem ao centro da foto, com um painel curvo de vidros, tendo outras igualmente luxuosas lojas ao lado. A imagem da direita mostra o Museu de Gemas ou "pedras preciosas em estado bruto".

Museu, loja e worshop tour H.SternMuseu de Gemas H. Stern| Pedras Preciosas

A visita é voltada para turistas hospedados em hoteis e inclui transporte com segurança do hotel para o local da mostra e tour, quando então é feito um "check in" de entrada.
São visitados os laboratórios de elaboração e estudo de gemas (pedras preciosas), local dos artesãos onde pode-se ver os artistas trabalhando, o local de trabalho dos designers ou projetistas de joias, o museu de gemas ou pedras preciosas, o hall dos diamantes e showroom para exibição e venda de joias e pedras preciosas.

Atenção: As visitas são são feitas mediante agendamento prévio, e são voltadas principalmente para visitantes hospedados em hotéis e interessandos em adquirir produtos da loja.

Rua Garcia D'Ávila, 113 - Ipanema
Tel. 21-2106-0000
sac@hstern.com.br
www.hstern.com.br
Seg-Sex, 9-18h - Sáb, 9-14h

Acervo de Álvaro Alvim e Angelo Agostini

Ipanema vista da Casa de Cultura onde fica o acervo sobre Alvaro Alvim e AgostiniA Casa de Cultura Laura Alvim é um polo cultural com cinema, teatro, galeria de arte, livraria, bar-café e pequeno museu. Tanto as demais atrações como o Museu-Escritório com um pequeno acervo acerca do médico e cientísta Álvaro Alvim, assim como de sua filha Laura Alvim e de seu avô Agostini estão dispostos em alguns comodos da casa, nos andares superiores.

Este pequeno acervo acervo, que configura um pequeno museu envolve alguns comôdos da casa preservados como foram utilizados por seus antigos moradores, Álvaro Alvim e sua família e posteriormente sua filha Laura Alvim. Quanto ao acervo sobre Angelo Agostini, este talvez não tenha residido na casa construída por Alvaro Alvím, mas existe uma exposição com acervo composto de material orginal, envolvendo desenhos, pinturas e revistas produzidos por um dos mais famosos cartunistas da segunda metade do século 19.