Rio de Janeiro AquiRio de Janeiro Aqui

Museus no Bairro do Flamengo

Museu com pequena mostra interava no Flamengo

Sobre os museus situados no bairro do Flamengo, Rio de Janeiro, com a descrição do conteúdo temático, acervo e principais atrações. O principal ponto de interesse em termos de museu, é o Museu Carmen Miranda, situado em pleno Parque do Flamengo.

Museu Carmen Miranda

O Museu Carmem Miranda está instalado em uma construção originalmente projetada pelo Arquiteto Afonso Eduardo Reidy para outra função e posteriormente se tornou sede do acervo de Carmen Miranda. Reidy é também autor do projeto do MAM ou Museu de Arte Modena.

O Museu Carmem Miranda abriga uma coleção de mais de 3 mil peças, tendo entre ela trajes sociais e usados em cena, colares, turbantes e as famosas sandálias plataforma.

Entre a coleção podem ser vistos também cópias de filmes, caricaturas e fotografias, cartazes de filmes e shows.

O Museu Carmen Miranda situa-se em uma das mais belas e arborizadas avenidas do Rio de Janeiro. Uma boa ideia é aproveitar a ida ao Museu para conhecer o local e as imediações do bairro do Flamengo.

Na imagem abaixo, o Museu é a edificação de apenas um pavimento, que aparece discretamente do lado direito, um pouco atrás do ónibus que também aparece na foto.

Museu Carmen Miranda na bela e arborizada Av. Rui Barbosa

O Museu Carmen Miranda fica no Flamengo, na Av. Rui Barbosa, em frente ao n. 560. Uma vez chegando lá, existe uma entrada na calçada oposta para o Parque do Flamengo, onde fica situado o Museu. Um vez neste local, basta andar alguns metros para chegar ao Museu.
Tel & Fax. 2334-4293 
Ter-Sex, 10-17h - Sáb, 13-17h 
Visitas orientadas para grupos com marcação prévia
Entrada Franca

Museu do Telefone e Telecomunicações

Bar do Espaço Oi Futuro onde se localiza o Museu das TelecomunicaçõesO Museu do Telefone e Telecomunicações fica no mesmo edifício onde está instalado o espaço e centro cultural Oi Futuro. Possui um acervo interessante exposto através de uma mostra com algumas instalações interativas bastante interessantes.

O museu exibe através de objetos e painéis a história da comunicação humana. Estão expostos objetos como telefones antigos, aparelhos de telex, video-texto e outros tipos de tecnologia que já entraram em desuso. A mostra se utiliza também de telas de LCD e computadores modernos.

O Museu das Telecomunicações e O Espaço Oi Futuro do Flamengo ficam na mesma rua que faz esquina com o "Castelinho do Flamengo" e também com o antigo prédio da "Companhia Ferro Carril do Jardim Botânico" que atualmente aloja o IAB ou Instituto dos Arquitetos nao Brasil. Tanto o "Castelinho" como também o antigo galpão da "Ferro Carril" abrigam outros espaços culturais. Portanto, para quem não quer se delongar em nenhum local, é possivel visitar todos estes pontos de interesse em um mesmo dia.

A foto ao lado, à direita, mostra o bar do Espaço Oi Futuro onde se localiza o Museu das Telecomunicações.

Rua Dois de Dezembro, 63 - Flamengo
Tel. 3131-3060 
Ter-Dom, 11-17h
Entrada Franca