Rio de Janeiro AquiRio de Janeiro Aqui

Museu do Telefone e Telecomunicações

Telefones antigos e novas tecnologias

O Museu do Telefone e Telecomunicações guarda e expõe um acervo acerca da telefonia e meios de comunicação que vem desde a era do código morse, telegráfo, rádio e telefone até a presente era dos computadores e celulares inteligentes.

Exposições Permanentes e Interativas

O Museu conta a história das comunicações e telefonia, desde a pré história até os dias atuais, mostrando as inovações e invenções ocorrridas ao longo dos tempos, com fins de se comunicar cada vez melhor e com mais rapidez com seu semelhante.

No museu estão estão disponíveis muitos paineis interativos, com recursos de audio visual, que leva ao visitante o conhecimento através do entretenimento. Para tal se utiliza das mais avançadas tendências e tecnologias do século 21 em termos de apresentações museográficas.

No local existe uma sala que se destaca por apresentar a história das comunicações ao longo dos séculos, onde o visitante pode deslocar uma barra sobre uma linha do tempo com ínumeras datas marcantes deste os primeiros registros conhecidos da história da humanidade. Uma vez ajustada a data, um vídeo é exibido contando os fatos marcantes de cada época.

O museu conta com cerca de 120 vídeos apresentados em telas digitais e de projeção, e um interessante acervo de peças e equipamentos que abrangem principalmente os primórdios das modernas comunicações, desde a invenção da transmissão por ondas de rádio, código morse, telégrafo, telefone, e comunicações da era do computador.

Entre algumas peças que se destacam estão uma réplica do primeiro aparelho de transmissão de ondas de rádio inventado por Marconi, e uma réplica do primeiro telefone pateneado por Graham Bell. Deve-se anotar aqui que, na verdade, existe uma polêmica acerca do autor da invenção. O telefone como tal, muitos reinvindicam que foi inventado pelo Italiano Antonio Meucci, que vendeu a patente ao cientista e elocucionista Alexander Graham Bell na década de 1870.

Outra peça que se destaca é uns dos primeiros telefones instalados no Brasil. Se trata de uma réplica de um telefone de D.Pedro II, que após ter visto a invenção em durante uma visita à uma feira nos E.U.A., decidiu implantar a novidade no Brasil.

Exterior e interior do Museu do Telefone

As imagens mostradas mais abaixo o estilo contemporâneo do museu, que oferece uma experiência impar e agradável de imersão no mundo das telecomunicações e dos telefones, já que é mantido por uma antiga concessionária do ramo de telefonia.

Museu

Acima, na foto do lado esquerdo, a entrada do Museu das Telecomunicações, no 6º nivel do Espaço Cultural Oi Futuro do Flamengo. Na foto do lado direito, um painel de exposição com vários peças do acervo do museu, em piso de nível mais baixo. Este painel fica fora do museu propriamente dito.

Interior do Museu das Telecomunica��es

Passe o mouse sobre as imagens acima para intercalar as fotos do interior do museu. Observe que a estética do museu para sugeriu um clima de imersão no mundo digital e da informação. O espaço destinado ao museu e mostras interativas e audio-visuais não é tão grande, mas o volume de informação e conhecimento oferecido nos vários pontos é muito grande como um todo. Se alguém for ouvir todos os pontos de conectividade com o fone ouvido que é entregue ao visitante na entrada do museu, provavelmente levaria uma tarde toda, ou talvez até um dia intereiro para explorar todas as informações disponíveis.

Informações Interativas e Conceito de Hipertexto

Segundo um folder distribuido aos visitantes, o museu foi construído baseado no conceito de hipertexto, ou seja, oferece camadas de informação que o visitante pode descobrir e explorar da forma que desejar e tomando o caminho que desejar.

A idéia foi dar ao visitante uma experiência única, onde ele forma seu próprio caminho de visita e dentro do seu próprio tempo. Em outras palavras, cada visitante faz seu roteiro de acordo com a sua curiosidade, e uma vez experimentando as informações vai desdobrando sua visita de acordo com sua curiosidade.

E de fato, na entrada é oferecido ao visitante um par de fones de ouvido conectado à um dispositivo que de mão, que sincroniza-se ao gosto do usuário com cada ponto do museu onde existem explicações sonoras gravadas. O próprio visitante escolhe os pontos que quer ouvir e pode interromper e muder de assunto à qualquer momento.

Entretanto o museu oferece e sugere um roteiro, com pontos numerados, levando o visitante que assim o queira, à uma visita baseada em uma cronologia histórica sugerida.

Como chegar ou ir ao Museu do Telefone

O Museu do Telefone e Telecomunicações fica nas dependências do Centro e Espaço Cultural Oi Futuro do Flamengo.

Situa-se na Rua Dois de Dezembro, nº 63, bairro do Flamengo, Rio de Janeiro, RJ.
Telefone para Informações: 3131-3060
Horário de funcionamento: De terça feira aos domingos, das 11 horas às 17 horas.
A entrada franca e a classificação etária é livre.