Rio de Janeiro AquiRio de Janeiro Aqui

Museus Militares do Exército, Marinha e Aeronáutica

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Alguns museus no Rio de Janeiro são especialmente atrativos para quem se interessa por história da Brasil e tecnologia ligada ao Exército, Marinha e Aeronáutica. Estes museus ligados às armas são interessantes locais para passeio instrutitivo e cultural.

Museus Ligados às Forças Armadas

Visando levar cultura e história acerca das instituições, as três Forças Armadas Brasileiras, possuem interessantes museus que merecem ser visitados. Após esta resenha, veja os endereços e breve descrição dos museus listados mais abaixo.

O Museu Naval situa-se enconstado à Praça 15 no centro do Rio, sendo um dos mais interessantes museus da cidade para quem gosta de história da tecnologia naval e também de história do Brasil e da importância do poder naval.
O Museu da Aviação ou Museu Aeroespacial é outro ponto alto, e certamente vai encantar à todos os admiradores e curiosos acerca de aeronaves históricas e de produção em série que estão no expostas no local. Certamente a visita é uma aula altamente instrutiva e que todoas as pessoas deveriam visitar.
O Museus do Exército são muito interessantes. O Museu Histórico do Forte de Copacabana se destaca por ser um museu temático ligado à história do Brasil, com reconstituição em maquete de batalhas, réplicas em tamanho real de grandes personagens históricos, exposição de maquetes de armas, e muitas outras coisas interessantes. Destaca-se no museu do Forte de Copacabana um painel e reconstituição de um momento da histórica marcha dos "18 do Forte", feita escala natural. Esta instalação imortaliza um dos episódios mais impressionantes da história do Brasil.
Outro Museu que se destaca é o Museu Militar Conde de Linhares, onde entre muitas atrações pode-se ver carros de combate, inúmeros tipos de armamentos e salões temáticos versando sobre a evolução dos armamentos e também sobre o Exército e sua participação nos vários períodos da história do Brasil. 
Veja mais abaixo a lista do demais intessantes museus à visitar.

Museu Naval

Museu NavalO Museu Naval está instalado em um prédio centenário, e possui um rico acervo acerca da história naval e tecnologia naval. Destaca-se a exposição permanente chamada "O Poder Naval na Formação do Brasil".

Rua Dom Manuel, 15 - Praça Quinze de Novembro
Tels. 2104-6721 / 2233-9165
www.dpridm.mar.mil.br
menegassi@dphdm.mar.mil.br
Ter-Dom, 12-17h | Tues-Sun
Entrada franca
Visitas orientadas com marcação prévia

Espaço Cultural da Marinha

Centro Cultural da MarinhaO Espaço Cultural da Marinha é um local onde se encontra em exposição para visitação um návio museu, uma réplica de uma caravela da época do descobrimento do Brasil, uma galeota histórica, helicóptero de porta aviões e submarino museu. Contém interessantes exposições permanentes sobre navegação e paineis sobre a o mar e história naval.

Av. Alfredo Agache, sem número. Fica praticamente encostado na Praça 15, do lado esquerdo de quem olha para o mar.
Telefone: 2104-6025
Pode-se agendar visitas para grupos.

É do mesmo local que partes as visitas para o Palacete ou Castelinho da Ilha Fiscal.

Museu Militar Conde de Linhares

Museu Militar Conde de LinharesO Museu Militar Conde de Linhares tem entre seu acervo tanques de guerra, grande armamentos de tração e motorizados, e apresenta a história do armamentos militares, mostrando a evolução, desde o machado de feito de pedra aos modernos mísseis.
Av. Pedro II, 383 - São Cristóvão
Telefone ou Fax: (21) 2589-9581
museumcl@bol.com.br
Visitação, das 10h às 17h, de 3ª Feira a Domingo.
Visitas orientadas com marcação prévia.

Museu Aeroespacial

Museu AeroespacialO Museu Aeroespacial | Musal ou Museu da Aviação está instalado em uma enorme área coberta e possui um acervo interessante e valioso acerca da História da Aviação Brasileira e da Aviação Mundial.
Av. Marechal Fontenelle, 2.000 - Campo dos Afonsos
Tels. 2108-8954, 2108-8956 r. Ext. 2108 - Fax. 2108-8967
www.musal.aer.mil.br
Ter-Sex, 9-15h - Sáb-Dom e feriados, 9:30-16h
Visitas guiadas com prévia marcação | Tels. 2108-8955 / 2108-8956 r: 2108
Entrada franca

Museu Histórico do Exército | Forte de Copacabana

Museu Histórico do ExércitoEste museu temático situa-se nas depedências do Forte de Copacabana que também esta aberto à visitação. O Museu tem como destaque a exposição permanente chamda "O Exército na Formação da Nacionalidade Brasileira" abrangendo atuação no período Colonial, época do Império e da República. No local se encontram réplicas de personagens históricos em tamanho natural, maquetes de batalhas, e quiosques multimídia.
Praça Coronel Eugênio Franco, 1 - Posto Seis - Copacabana
Tel. 2521-1032
agendamento@fortedecopacabana.com
Visitas de Terça a Domingo, das 10 às 18horas
Visitas guiadas para grupos com marcação prévia pelo Tel. 2287-378
Divisão de Relações Públicas

Museu Cartográfico do Serviço Geográfico do Exército

Museu Cartográfico do Serviço Geográfico do ExércitoO museu tem um rico acervo de instrumentos como teodolitos, bússolas, lunetas, e apresentam a história e evolução da cartografia no Brasil. No local também existem fotografias e cartas topográfica em exposição. Como parte da visita, pode-se ver a biblioteca que está instalada em uma antiga capela do palácio Episcopal.
Rua Major Daemon, 81 - Morro da Conceição - Centro
Tel. 21 2223-2177
Seg-Qui, 8-16h e Sex-8às12h
Acesso pela rua do Acre
Visitas agendadas.
Entrada Franca

Museu Histórico da Fortaleza de São João

Museu Histórico da Fortaleza de São JoãoO Museu da Fortaleza de São João situa-se num antigo paiol de munição da mesma. No local existe uma mostra feita através de painéis como também com exposição de objetos, sobre a História do Brasil. Os painéis abordam as Grandes Navegações, o Descobrimento do Brasil, a chegada da Corte Portuguesa e muitos outros fatos marcantes e importantes. 
O ideal é visitar o museu juntamente com a histórica fortaleza, em visita guia, o que é também um passeio ecológica já que a Fortaleza se encontra em uma área de preservação ambiental.
Av. João Luis Alves, s/n° - Urca
As visistas devem ser agendadas pelo telefone Tel. 2586-2291
e-mail sitiohistorico.fsj@gmail.com

Museu da II Guerra Mundial

Museu da Segunda Guerra MundialEm pleno Paque ou Aterro do Flamengo um grande monumento se destaca diante dos passantes, sendo também um dos marcos da paisagem da cidade. Construído em 1960, o Monumento Nacional aos Mortos na II Guerra Mundial inclui um mausoléu com restos mortais dos heróis brasileiros que tombaram nos campos de batalha na Itália, e o túmulo do Soldado Desconhecido. É neste mesmo local que se encontra também o Museu da II Guerra Mundial, com exposição de alguns objetos da época.

A foto ao lado foi tirada de uma saveiro saindo da Marinha da Glória, mas o acesso ao Museu e Monumento é pelo outro lado, por terra.

Av. Infante Dom Henrique, 75 - Parque Brigadeiro Eduardo Gomes - Aterro do Flamengo
Tel. 2240-1283 mnm2gm@ig.com.br
www.mnmsgm.ensino.eb.br
Diariamente, 9-17h
Entrada Franca

Museu do Desporto

Museu do DesportoO Museu fica instalado em meio às instalações do Centro de Capacitação do Exército, na Fortaleza de São João, na Urca. O acervo do museu é acerca da participação do exercíto e membros do exército em Olímpiadas, Jogos Pan-Americanos e eventos esportivos militares. Na imagem ao lado, o Museu do Desporto é construção com cobertura branca, de formato circular. São inúmeras as atrações no local, que ficam em uma área militar.
Fica nas dependências da Fortaleza de São João
Av. João Luis Alves, s/n°-Urca
Tel. 2586-2291 
sitiohistorico.fsj@gm.com
Ter-Sex, 10-12h e 13h30-16h - Sáb, Dom e feriados, 10-12h e 13-16hVisitas orientadas com marcação prévia

Panteão Duque de Caxias

Panteão Duque de CaxiasO Panteão homenageia a vida e os principais feitos do Duque de Caxias, que é Patrono do Exército Brasileiro. No local estão depositados os restos mortais do Duque e da Duquesa, sua esposa.

Como o Panteão fica muito próximo à Casa Histórica de Deodoro, sugere-se visitar ambos no mesmo dia.
Praça Duque de Caxias, 25 (em frente ao Palácio Duque de Caxias) - Centro
Tel. 3223-5035
Terças às Sextas, de 10 às 17 horas

Casa Histórica de Deodoro

Casa Histórica do Marechal Deodoro da FonsecaNeste local e espaço cultural está instalado o Instituto de Geografia e História Militar do Brasil, contando uma exposição permanente. A casa foi residência do Marechal Deodoro da Fonseca até o dia 15 de novembro de 1889, quando então foi proclamada a República no Brasil. A Casa de Deodoro e o Panteão Duque de Caxias ficam muito próximos, na mesma praça, separados apenas por uma grande avenida. O ideal é aproveitar a ida ao local e visitar ambos os locais.
Praça da República, 197 - Centro | Tel. 2222-0126
Terças às Sextas, 10 às 17 horas | Entrada Franca