Rio de Janeiro AquiRio de Janeiro Aqui

Museu do Exército em São Cristóvão

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

O Museu Militar Conde de Linhares, possui muitas atrações, tanques de guerra, equipamentos militares, exposições temáticas acerca da história da defesa do Brasil que atraem todas as idades. Um espaço de passeio, lazer e cultura no Rio de Janeiro.

Como Chegar Lá

O museu localiza-se na Avenida Pedro II, nº 383, no Bairro Imperial de São Cristóvão, muito perto de um dos portões da Quinta da Boa Vista e também perto do Museu do Primeiro Reinado ou antiga casa da Marquesa de Santos.

Telefone ou Fax: (21) 2589-9581

O museu está aberto à visitação, das 10h às 17h, de 3ª Feira a Domingo. Podem serem feitas visitas guiadas mediante agendamento prévio. O museu promove também, mediante agendamento, oficinias de atividades lúdicas para escolas da rede pública e particular.

Sobre o Museu do Exército

Situado em um belo edifício que por sí só já é uma atração, construído em 1921 em estilo típico de academias e quartéis militares da virada do século 20, a edificação abrigou inicialmente algumas Companhias Militares. Já abrigou também CPOR (Centro de Preparação de Oficiais da Reserva) e também a 5ª Brigada de Cavalaria Blindada do Exército Brasileiro até o ano de 1996.

Logo após a sua destivação, passou a ter a função de Museu Militar do Exército. Recentemente o Museu passou por um projeto de revitalização e reabriu suas portas em Maio de 2009.

O Museu Militar Conde de Linhares tem ganhado cada vez mais espaço no cenário cultural e museológico do Rio de Janeiro, assim como promove também muitos eventos e atividades, promovendo harmonia social e atraindo ao local pessoas e grupos interessados em lazer, cultura e atividades diversas.

Fachada do Museu Militar Conde de LinharesEdifício do Museu M. Conde de Linhares

Acima as fotos da fachada do edifício do Museu, sede de antigas Companhias e Brigadas Militares do Exércicito Brasileiro.

Um dos salões de exposição do MuseuExposição de tanques e veículos blindados

Um dos salões do museu é visto na foto acima do lado esquerdo, correspondendo ao acervo referente ao Brasil após proclamação da República. Do lado direito, a foto mostra parte do pátio de exposição de tanques de guerra e demais veiculos blindados militares.

Atrações e Exposições Permanentes

O Museu dispõe de um acervo disposto de forma didática, instrutiva e moderna. E através deste acervo visa a contar História do Brasil e do Exército, mostrando a evolução das armas e meios de transporte que tem sido utilizados ao longo da história pelas tropas e nos campos de batalha.

A memória da Força Expedicionária Brasileira conta com especial atenção por parte do Museu. Através da Exposição Força Expedicionária Brasileira, as novas gerações e o público em geral podem ter contato com o legado histórico e espírito de sacrifício deixado pelos brasileiros que lutaram ou pereceram heroicamente nos campos de batalha durante a Segunda Guerra Mundial, na luta pela liberdade, democracia e paz.

Algumas das principais exposições permanentes são descritas mais abaixo.

Soldado e canhãoantigo artefato militar

Acima, antigos canhões e armamentos sobre rodas em exibição, onde um soldado representado em modelo de tamanho real, com uniforme da época, opera um armamento. Do lado direito, veículo militar funerário usado para transladar em 1949 os restos mortais do Duque de Caxias, da Igreja de Santa Cruz do Militares até o Pantheon de Caxias, inaugurado no mesmo ano. O veículo é uma carruagem aberta de tração animal, e durante o translado foi puxado por cavalos da raça Percheron e conduzido por cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras. Assim como os demais veículos em exposição, se encontra muito bem preservado.

Exposição Evolução do Armamento

Este interessante salão do Museu, conta a história e versa sobre a evolução do armamento desde a idade da pedra lascada até a era dos misséis balisticos. Através desta instrutiva exposição, pode-se perceber que, a história do armamento está diretamente ligada à constante busca por armas que tivessem maior eficiência, considerando fatores como o maior alcance, maior cadência (repetição compassada) de tiro e certamente uma maior potência.

Exposição Força Expedicionária Brasileira | FEB

No espaço dedicado à Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial, encontram-se objetos de uso pessoal dos Pracinhas, assim como armamentos norte-americanos e alemães que fizeram parte daquele grande confronto mundial, onde se realizaram grandes batalhas que marcaram para sempre os destinos da humanidade.

Soldado praça da Força Expedicionaria BrasileiraMajor Elza | enfeirmeira-expedicionaria

Acima à direita, objetos dos soldados ou pracinhas da FEB (Força Expedicionária Brasileira) e no cartaz uma alusão ao Hino dos Pracinhas com uma frase do mesmo, um belo hino tanto em letra como em música. Do lado esquerdo um espaço dedicado à Major Elza, a primeira enfermeira voluntária da FEB.

Exposição Tropa em Marcha

Neste espaço, o enfoque visa mostrar a evolução dos meios de transporte militar. Estão exibidas viaturas utilizadas pelo General Mascarenhas de Moraes que foi o Comandante da Força Expedicionáriio Brasileira na 2ª Guerra Mundial. Entre outras curiosidades e atrações, está em exibição um veículo Toyota avariado em decorrência de uma emboscada sofrida em Angola, ocorrida durante uma participação do Brasil em uma Missão de Paz da ONU.

Exposição Pátio dos Blindados

Se as demais exposições são impactantes pela sua carga histórica e cultural, a exposição do "Pátio dos Blindados" é mais impactante pela grandeza dos tanques de guerra ou veículos blindados, assim como pelos canhões utilizados ou que já foram utilizados pelo Exército Brasileiro. Um dos grandes destaques desta exposição é o "Canhão Ferroviário", sendo esta a maior peça de artilharia em exposição no Museu. O "Canhão Ferroviário" pesa 70 toneladas, tem um calibre de 7 polegadas ( praticamente 18 centimetros de diâmetro) e se desloca sobre trilhos ferroviários.

Tanques de guerra e mísseis

Tanques de guerra e carros com lança mísseis expostos no pátio de veículos blindados. Muitos outros veículos e armamentos militares estão em exposição no museu, e os mostrados na foto acima e nas demais fotos são apenas uma pequena parte de um grande e rico acervo.