Rio de Janeiro AquiRio de Janeiro Aqui

Museu Histórico da Fortaleza de São João

Museu Histórico da Fortaleza de São João | Interior do Paiol de Munição

A Fortaleza de São João conta com um pequeno museu histórico, que através de inúmeros painés explicativos conta a história do Brasil e da importância da defesa do território. Relíquias históricas também estão expostas.

Localização e Como Visitar

O Museu situa-se no antigo Paiol de Munição do Forte São José, que integra as instalações da Fortaleza de São João, situada no Morro Cara de Cão, uma área Militar, situada na Urca.

Geralmente à visita à este museu é um complemento da visita à Fortazleza de São João como um todo, e deve ser previamente agendada.

As visitas são guiadas, e para tal os visitantes devem estar dispostos à uma saudável caminhada rumo às instalações da Fortaleza.

Antes de chegar ao local, passa-se por uma área de preservação ambiental, através de uma estrada, de onde se tem belas vistas para o mar e Baía de Guanabara bem como pode-se admirar a densa vegetação do local e também alguns pássaros e pequenos animais como saguís, uma espécie de pequeno mico ou macaco, que volta e meia pode ser visto pelo caminho.

O que ver no museu

A foto mostrada no topo desta página, evidência a expessura das paredes do Paiol de Munição do Forte São José, que pode ser percebida ao observar a pequena janela elíptica. A parede parece ter espessura de mais de 1 metro, e tanto este paiol como o Forte São José foi todo feito em cantaria ou "pedra talhada".

Baterias de tiro vistas de cima e também o paiol de munição, que hoje é um museu

Baterias de tiro vistas com suas arcadas. A construção que aparece no topo, do lado direito é o paiol de munição. É no paiol que fica o museu da fortaleza. As montanhas que aparecem ao fundo estão do outro lado da Baía de Guanabara.

Interior do Paiol, hoje Museu Histórico da Fortaleza de São João

Acima, o interior do Paiol de Munição, hoje Museu Histórico da Fortaleza de São João. O Paiol possui espessas paredes de pedra, impenetráveis à qualquer tiro de canhão na época de sua construção. Na foto aparece um pequeno canhão, vários painéis ilustrativo e a exposição de bandeiras históricas.

Escolhi este angulo para foto de abertura desta página, pois dá uma visão bastante expressiva do interior do paiol de munição, local este onde hoje esta está instalado o Museu Histórico da Fortaleza de São João.

Neste museu estão também expostas várias bandeiras do Brasil, desde os tempos coloniais. Algumas armas e também indumentárias estão expostas. O museu é original e apresenta aos visitantes seu conteúdo de forma contemporânea e agradável.

Uma exposição com sequência de várias painéis, mostra de forma progressiva a história do Brasil, desde as condições que propiciaram a descoberta do território pelos portugues, assim como era o local e o cenário que eles aqui encontraram.

Mostra também como foi a colonização, e fatos relevantes ao longo da história, como a vinda da Família Real, a Independência e o século 20.

Quanto à fundação da Cidade do Rio de Janeiro, mostra os fatos importantes e que motivaram a fundação e também a construção da Fortaleza de São João, que surgiu ao tempo do nascimento da cidade.

Ao fundar da cidade do Rio de Janeiro, em uma pequena faixa de terra e areia que fica entre o Morro Cara de Cão e Pão de Açucar, Estácio de Sá ergueu também no mesmo local um fortim, usado como base, no combate aos invasores franceses. Este local de fundação da Cidade do Rio de Janeiro, também pode ser visto, durante a extensa visita à Fortaleza de São João.

Uma vez consumada a expulsão dos invasores, a missão da Fortaleza de São João era guardar a entrada da Baía de Guanabara e proteger a próspera cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro contra invasões.

Referencias e Fontes:

  • Relato de visita do autor da página ao local com fotos do próprio autor.
  • Consulta a livros sobre a história e iconografia do Rio de Janeiro.