Rio de Janeiro AquiRio de Janeiro Aqui

Ipanema, Sobre a Praia e o Bairro

Vista panorâmica da praia de Ipanema

A praia de Ipanema ficou mundialmente conhecida pela música "Garota de Ipanema", mas o bairro também ficou conhecido pelo estilo de vida dos seus moradores, pela efervecência cultural e influência sobre hábitos e costumes.

A influência de Ipanema aconteceu principalmente nas décadas de 1960, 1970 e 1980. Mas foi nas décadas de 1970 e 1980 que o bairro deslocou o centro de gravidade cultural do Rio de Janeiro, assumindo uma posição que era de Copacabana. O bairro fica entre Copacabana, Arpoador, Lagoa Rodrigo de Freitas e separado do Leblon pelo Jardim de Alah, com face para o Oceano Atlântico.

Feira hippie de IpanemaChafariz histórico
Ipanema, sobre o bairro e a praia
Casa de Laura AlvimHistória de Ipanema

Antigamente uma pacata vila provinciana

Segundo relatos, antes do surgimento da Bossa Nova e da Boemia Intelectual, Ipanema era ainda uma vila provinciana na zona sul do Rio de Janeiro, onde os moradores cultivavam jardins e as pessoas sentavam-se nas varandas ou colocavam cadeiras em frente às casas para conversar.

Vanguarda e Contra-Cultura "Chic" nos Anos 1960 e 1970

Ipanema foi sinónimo de vanguarda cultural e política, tendo sido a praia predileta dos Tropicalistas como Gal Costa e Caetano Veloso entre outros.

Toalhas artesanais de praia à venda em Ipanema

Cores tropicais, em tons fortes ou pasteis, sempre tiveram à ver com o estilo de Ipanema. As toalhas artesanais expostas na praia para venda espelham o estilo descontraído dos moradores do bairro, estilo este que ainda resiste, mesmo diante das mudanças ocorridas ao longo do tempo.

Tom Jobim e Vinicius de Morais, moradores do bairro e grandes nomes da Bossa Nova, compuseram a imortal canção Garota de Ipanema, homenagem á beleza de uma moça que posteriormente ficou famosa por ser a musa que inspirou a música, enquanto estes tomavam chop no antigo bar Veloso, que hoje se chama bar Garota de Ipanema e virou ponto turístico.

A turma do Pasquim, com Ziraldo, Jaguar, Fausto Wolf, e etc, abasteciam as idéias regadas ao chop dos bares de Ipanema.

Escritores, cineastas, atores de vanguarda proliferavam no bairro, e o Teatro Ipanema marcou época com muitas peças memoráveis.

Templo da Moda e Tendências

A tanga de Ipanema ganhou o mundo e nos anos 1960 e 1970, as melhores boutiques do Rio se instalavam nas Avenidas Nossa Senhora de Copacabana, em Copacabana e na Rua Visconde de Pirajá em Ipanema, num tempo em que os grandes Shopping Centers ainda não existiam.

O escritor e deputado Fernando Gabeira, um pouco após voltar do exílio e tornando-se um escritor em evidência, usou uma polêmica tanga de crochê nas areias de Ipanema, fato muito comentado à época.

Ipanema Way of Life

Ipanema ao por do sol, vendo ao fundo o morro dois irmãosAcompanhando o estilo dourado de vida, de um lado os surfistas e garotas douradas pelo sol, e do outro, nas ruas bairro adentro os intelectuais e artistas boêmios douravam suas ideias muitas vezes também após o por do sol com o amarelo do chop, chop este de uma época farta e criativa, onde nos bares imperava a informalidade e descontração. Era uma época onde se valorizava as idéias e espontaneidade, com menos ostentação e exacerbação de egos em ambientes caros e requintados.

Este estilo de vida não se limitava aos hábitos e a forma descontraída de se portar, mas também no estilo de se vestir. Calças jeans azuis, bermudas e cabelos longos para todas as idades, homens e mulheres coroas com camisas coloridas, tenis simples ou chinelos eram a marcas típicas do "Homus e Mulherus Ipanemus", fossem eles nativos do local ou convertidos vindos de outras partes do Brasil.

O brilho da noite de Ipanema

Após o furor da Bossa Nova, cujos templos foram Copacabana e Ipanema, e também da contra-cultura chic, Ipanema não poderia sair de moda ou evidência. Mas desta vez, ao invês de criar moda ou tendência, Ipanema aderiu com versão própria à uma nova onda mundial.

Um grito ecoava pelos quatro cantos do mundo - "Alienados de todo o mundo, univos! Vamos dançar discoteque!".

As discotecas, regadas ao som dos Bee Gees e Gloria Gaynor, e inspirados pelo filme Saturday Night Fever com John Travolta se proliferavam ao redor da Terra. Foi o tempo da Tropicana no Canecão, do Noites Cariocas e muitas outras festas inclusive em clubes.

Foi uma época muito agitada, onde muita coisa estranha e não muito recomenda era usada por alguns. Dizem as más linguas que naquela época, para muitos, ter um amigo de nariz grande era sinônimo de prejuizo ! :)

A New York City Discoteque, em Ipanema foi a discoteca mais badalada do Rio e mais procurado, onde muitas pessoas se agrupavam na porta na ansia de poder entrar. Era uma discoteca frequentada pelos discípulos de John Travolta da zona sul do Rio de Janeiro. A Discoteque se tornou famosa e referência em todo o Brasil, existindo inclusive uma séria de discos que levavam o nome do local de dança. O nome da discoteca ou danceteria da época era uma referência à Nova York, à cidade que estava mais em foco no mundo àquela época.

Para os mais ricos e "high society", existiu a Discoteca Hippopotamus onde nos dias de hoje, em 2010, está a danceteria Baronneti. Discos de vinil com coletâneas de música "Disco" também eram lançadas como o nome de Hippopotamus. Outra casa que fez sucesso entre o "Jet Set", celebridades, emergentes, e alta sociedade foi a boate e danceteria " Concorde" na praça General Osório.

Eventos, Passeios e Lazer Público em Ipanema

Entre as principais formas de lazer e passeio em primeiro lugar vem a própria praia e a orla com muitos quiosques bares. Em termos de passeio pelo bairro, existem inúmeros bares, livrarias, restaurantes, e agitação cultural. Passear pelo bairro já é um passeio e entretenimento.

Av. Vieira Souto é área de lazer aos domingos

Avenida se torna área de lazer aos domingos

Foto da Av. Vieira Souto, num domingo, avenida esta que fica de frente de para o mar sendo um dos pontos mais valorizados da cidade. Atualmente esta via é fechada e tida como área de lazer aos domingos. Do lado esquerdo se vê os edifícios de apartamentos com vista para o mar e a pista de trafego aberta ao lazer. Ao centro a ciclovia e a calçada. Do lado esquerdo mais ao fundo a praia e o mar.

No primeiro plano da faixa de areia, uma mulher desmonta uma barraca, onde provavelmente faz massagem tipo Shiatsu sobre uma maca também desmontável. Massagem feita por autônomos na praia está em voga nos últimos anos.

Mais à frente se vê um kiosk ou pequeno bar de praia, do tipo que existe ao longo da orla do Rio de Janeiro.

Projeto de Restauração da Vegetação Nativa

Mais ao fundo, após o bar de praia, se vê uma pequena elevação de areia com uma vegetação verde por sobre a mesma. Esta parte de areia está cercada, e se trata de um projeto com fins de restaurar em alguns pontos a vegetação nativa que era encontrada na praia em tempos passados.

Equipamentos de ginástica e musculação em Ipanema

Ginástica na Praia

Fota da praia de Ipanema, vendo-se em primeiro plano moderno conjunto para ginástica de musculação ao ar livre. O conjunto é de metal niquelado, e conta inclusive com um "display" ou painel onde são exibidos um mapa do local e séries de exercícios propostos para fazer utilizando o equipamento. Este equipamento está sendo instalado com ajuda de protocinadores, não somente em Ipanema, mas parece que se estenderá por toda a orla. Em Copacabana já existem instalados conjuntos identicos aos mostrados na foto acima.

Inúmeros Hotéis e Agências de Viagens

Ipanema juntamente com Copacabana são os dois bairros que mais hospedam turistas e visitantes na cidade. E portanto, não por coincidência, em ambos os bairros existe uma grande concentração de hotéis e accomodações. Existe variedade, e grandes cadeias de hotéis do Brasil e do mundo estão presentes no local.

Agências de viagens também são encontradas ao longo da Av Visconde de Pirajá, uma das vias principais do bairro de Ipanema, onde tem-se a mão serviços de venda de passagens aéras e rodoviárias, pacotes de viagens, excursões e city tours ou passeios aos demais pontos turisticos da cidade.