Rio de Janeiro AquiRio de Janeiro Aqui

Pão de Açucar e Bondinho

O Pão de Açucar e os bondinhos do caminho aéreo que levam passageiros ao topo de duas montanhas, primeiro ao Morro da Urca e depois Morro do Pão de Açucar, é juntamente com o Corcovado uma das atrações mais visitadas do Rio de Janeiro. Veja também sobre a história do bondinho e construção do caminho aéreo do Pão de Açucar.

De cima de cada uma destas montanhas, tem-se vistas magnificas do Cidade do Rio de Janeiro e da Baía da Guanabara. Estas duas montanhas são também marcas características da cidade, formando uma paisagem bela e única.

Dicas Para Passear no Bondinho do Pão de Açucar

Bondinho do Pão de AçucarUma boa ideia é visitar o Pão de Açucar entre por volta de 4 ou 5 da tarde para ver a cidade de dia e de noite. Mas evite dias nublados por causa de nuvens que podem ofuscar a visão.

Na verdade, a subida é feita em dois estágios. Primeiro pega-se o bondinho em sua estação que fica em frente à Praia da Urca. Esta primeira etapa da viagem leva ao topo do Morro da Urca. A segunda estapa segue do topo do Morro da Urca até o topo do Pão de Açucar.

Fatos Interessantes sobre o Bondinho, o Pão de Açucar e Morro da Urca

Estima-se que, em torno de 31 milhões de turistas já tinham visitado o Pão de Açucar quando a linha do bondinho completou 90 anos em no ano 2002.

Durante todo o ano, o movimento é intenso, e os bondinhos funcionam nos fins de semana e durante a semana. Entretanto o movimento durante o ano é maior nos dias de feriados prolongados, quando milhares de turistas vem ao Rio e chegam a fazer grandes filas no local. Nos meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro, época de férias ou alta temporada de verão, estima-se que 3000 pessoas em média sobem ao topo a cada dia.

 

 

Pão de Açucar e Morro da Urca são Montanhas de Rocha

Pão de Açucar e bondinho

Na foto, a vista da Baía de Botafogo, e as duas montanhas de rocha que formam o Pão de Açucar e Morro da Urca. A montanha mais pontiaguda, é o Pão de Açucar.

O bondinho chega primeiro ao Morro da Urca. Depois segue para o topo do Pão de Açucar. Em ambos os percursos o bonde sobe ou desce deslizando sobre roldanas que o mantém dependurado em cabos de aço.

Shows e Eventos no Morro da Urca

Nos anos 70, um anfiteatro chamado Concha Verde foi construido no topo do morro da Urca, primeiro estágio e parada para ir ao Pão de Açucar. Muitos músicos brasileiros lá tocaram, como Nei Matogrosso, Ultraje a Rigor, assim como astros internacionais como o Inglês, John Mayal, um famoso cantor de blues entre muitos outros.

No local já foram realizados bailes de carnaval, e na época áurea das discotes, existia uma que funcionava no local nos fins de semana. No local ainda são promovidos muitos eventos.

O antigo e novo bondinho

No topo do Morro da Urca, primeiro estágio do caminho aéreo em direção ao Pão de Açucar, existe em exposição um bondinho, na cor amarela, que durante muitos anos levou turistas e passageiros ao topo das duas montanhas.

Primeiro carro usado no caminho aéreo do Pão de AçucarBondinhos do Pão de Açucar | Caminho aéreo

Este bondinho está mostrado na foto ao lado, e foi a primeira composição utilizada no caminho supenso por cabos de aço. Hoje em dia aposentados, servem de atração no local juntamente com algumas peças e antigas engrenagens também em exposição. Veja também neste website sobre a história da construção das linhas de bondinhos do Pão de Açucar.

Na foto acima do lado direito, vemos o Bondinho que leva ao Pão de Açucar e Morro da Urca chegando ao primeiro estágio, no Morro da Urca. Ao fundo a Praia Vermelha na Urca e mais ao fundo a praia e bairro de Copacabana.