Rio de Janeiro AquiRio de Janeiro Aqui

Rio à Noite Visto do Pão de Açucar

Rio de Janeiro à noite visto em foto

Desde o advento da iluminação artificial, a paisagem das cidade tem sido retratada também à noite por pintores e fotográfos. Com o Rio de de Janeiro, não poderia acontecer de outra forma. Devido à suas forma curvas em função dos contornos das vias de rodagem e de sua topografia, e também devido à reflexão das luzes no mar o espetáculo da paisagem noturna se torna ainda mais atraente.

Vista Noturna do Pão de Açucar

O Pão de Açucar e Morro da Urca são pontos famosos do Rio de Janeiro por serem duas montanhas que se destacam na vista da cidade, e também por ser um ponto de visita ou mirante de onde se tem belas e amplas vistas da cidade.

O Rio de Janeiro visto de dia ou de noite é muito bonito, e uma boa sugestão para visitar o local é escolher uma hora perto do fim da tarde, quando se tem uma vista diurna ( por volta de 4 ou 5 da tarde) e esperar o anoitecer para ter uma vista noturna da cidade.

Sobre estas fotos e cenas noturnas

As fotos desta página são antigas e foram feitas à noite do topo do Pão de Açucar. Tanto do Morro da Urca como do Pão de Açucar se tem belas vistas do Rio de Janeiro.

É possivel ver entre outas partes, Copacabana, Baía de Botafogo, Centro da Cidade e Aeroporto Santos Dumont, etc.

Estas fotos aqui mostradas mostram primordialmente a Baía de Botafogo, Parte do Aterro do Flamengo e Centro da Cidade.

Baía de Botafogo e parte do Aterro do Flamento vistos do Pão de Açucar à noiteRio a noite - Vista da baía de Botafogo

As fotografias noturnas mostram o Rio à noite. Na fotos acima, a baía de Botafogo ao centro e início do Flamengo do lado direito de ambas as fotos, aparece o contorno do Morro da Viúva, hoje em dia pouco visto, pois está rodeado de prédios.

Dicas para Fotografia Noturna com Câmeras 35 MM

Camera Canon AE-1 Program utilizada para as fotos noturnas do Rio de JaneiroAo lado uma Canon AE-1 Program, um clássico das cameras fotográficas.

Este é o modelo utilizado para estas fotos feitas por volta de 1990.

Este modelo de camera de filme 35mm, tipo SLR (single lens reflex) tinha recursos para tirar boas fotos, com controle de velocidade, abertura, alem de aceitar conjuntos de lentes intercambiáveis. Era considerado um dos melhores modelos de câmeras para amadores avançados, com conhecimentos de fotografia profissional.
Rio à noite | Aterro do Flamento e centro da cidade

Acima o Parque do Flamento e centro da cidade visto à noite.

(Cameras de filme ou Cameras não digitais)

As fotos mostradas nesta página foram tiradas por volta de 1990, com uma câmera Cannon A1, de filme 35 mm. Hoje em dia praticamente só se usa cameras digitais, mas antes da existência destas, se usava as cameras de filmes que precisavam ser revelados posteriormente.
A camera Cannon A1 era uma camera para amadores avançados, ou seja, não era muito cara mas tinha recursos profissionais de me medição de luz, regulabem ASA de filmes, regulagem de abertura e velocidade e podia-se usar todo tipo de lentes para fotografias.
Para quem ainda usa cameras de 35 mm e que permite regulagens, a dica para fotografar de noite é usar um tripé de apoio para que a camera fique fixa e imóvel, e regular o tempo de exposição do filme ou velocidade entre 5 e 20 segundos, dependendo do tipo de filme (Asa).
Assim obem-se o efeito de continuidade das luzes de carros trafegando nas pistas e outros efeitos. Não existe uma velocidade abertura exata, podendo se fazer várias tentativas.

Galeria de Fotos Noturnas do Rio de Janeiro

Abaixo, fotos do Rio à noite visto do Pão de Açucar. Na foto do lado esquerdo em primeiro plano vê-se parte do gradil do topo do Pão de Açucar (risco avermelhado na parte inferior da foto.

Depois, em primeiro plano vê-se a estação do bondinho sobre o Morro da Urca. Do lado esquerdo pode-se ver a torre do edifício do Shopping Rio Sul. Do lado direito a Enseada de Botafogo e mais ao fundo o Bairro de Botafogo e outras partes da cidade.

Na foto do lado direito, vista do Parque do Aterro do Flamengo onde vemos as suas amplas vias de rodagem bastante iluminadas pelas luzes da cidade bem como pelas luzes do intenso transito carros que lá trafegavam por suas pistas no momento da foto.

Botafogo visto à noiteRio à Noite - Aterro do Flamengo

Nas fotos abaixo, do lado esquerdo vemos em primeiro plano encontro da orla de Botafogo com a orla do Flamengo. E do lado direito, vemos a enseada de Botafogo tendo o Corcovado bem ao fundo, onde aparece o Crito Redentor iluminado no topo da famosa montanha.

Vista aérea noturna do Parque do Aterro do FlamengoBotafogo em vista aérea noturna

Ainda analisando a foto da direita, vemos mais para o lado direito, um risco de luz "subindo" uma montanha. Na verdade são as luzes de casas de moradores do Morro Dona Marta, em Botafogo. Observe também que, na foto, as luzes da orla se projetam no espelho d´água formado pela enseada de Botafogo.