Fotos do Rio de Janeiro à Noite

Copacabana vista do alto à noite

Se o Rio de Janeiro é bonito de dia, à noite quando as luzes se acendem a cidade toma um brilho diferente, quando milhares de pontos de luz marcam suas formas, as luzes dos postes e dos carros produzem uma trilha luminosa pelas avenidas, e agua do mar se torna um espelho refletor, produzindo imagens e cenas bastante interessantes.

Anúncio:

Fotos Tiradas do Pão de Açucar e Morro da Urca à Noite

As fotos desta página foram tiradas do do Morro da Urca e também do Pão de Açucar, após o anoitecer, dando uma bela vista da Baía de Guanabara, das montanhas e dos bairros da cidade que a circundam.

Para quem gosta de fotografar, uma boa ideia é visitar o local antes do fim da tarde, e lá permanecer até o anoitecer. Assim pode-se tirar fotos com a luz do dia, fotos do por do sol e fotos da cidade à noite.

Fotografias como estas podem ser tiradas apenas para registrar um momento inesquecível de uma visita aos locais aqui citados, mas podem também ser um hobby ou passatempo, como também uma arte.

Na outra página sobre fotos noturnas do Rio, foram mostradas imagens mais antigas, tiradas com camera SLR 35 mm.

Nesta página são mostradas fotos tiradas com camera digital em 2010. Juntamente com as fotos aqui mostradas, algumas dicas sobre fotografia digital noturna.

Dicas para Fotografar à Noite com Câmera e Máquina Fotográfica Digital

As fotos mostradas nesta página foram tiradas em Maio de 2010, com uma camera digital.

Camera digital Olympus utilizada para as fotos noturnasPara se obter boas fotos noturnas com um equipamento amador de boa qualidade existem apenas alguns poucos segredos.

O ideal é que a camera tenha modo de operação para fotos à noite, o que permite uma maior exposição. Geralmente fazendo-se este ajuste para "fotos noturnas" a camera programa a velocidade e a abertura.

O "macete" ou dica mais importante que deve ser observada é não permitir que camera trema ou faça movimentos durante as fotos. Ao contrário de fotos durante o dia ou com muita luz, à noite a camera "demora" mais tempo para encerrar o processo de captação da imagem, uma operação técnica que envolve abertura de diafragma e velocidade de exposição, dados estes que não interessa muito à quem usa camera automática. Entretanto o que deve-se saber é que, voce deve usar tripé para apoiar a camera se quizer primar por preciosismo. Ou então evitar que a camera trema, apoiando-a em algum lugar quando tirar as fotos.

A foto ao lado é uma camera Olympus de 12 Megapixels wide angle com zoom. Este foi o modelo utilizado para as fotos noturnas aqui mostradas. É uma camera relativamente simples, e na verdade apropriada para fotos de grandes paisagem panorâmicas como também para fotos de interiores.

Cenas do Rio à Noite | Galeria de Fotos

Abaixo algumas fotos panorâmicas noturnas da Cidade do Rio de Janeiro, vista do Pão de Açucar e Morro da Urca.

Vista noturna do Rio de Janeiro, com aeroporto Santos Dumont, centro da cidade e ponte Rio Niteroi Enseada de Botafogo, Praia do Flamengo,da Baía de Guanabara ao cair da noite

Acima, na foto do lado esquerdo, vista da paisagem noturna do Rio de Janeiro, vendo à esquerda a marina e enseada da Glória e centro da cidade. Do lado direito o aeroporto Santos Dumont, com suas pistas de manobra e pouco iluminadas. Mais ao fundo a ponte Rio, ond do lado direito esta ponte começa a se elevar, aproximando-se do vão central. Mais ao fundo, as luzes dos bairros e cidades que circundam a Baía de Guanabara e luzes das ilhas que estão no seu interior.

Na foto também acima, mas do lado direito, a enseada de Botafogo, Praia do Flamengo e parte da Baía de Guanabara ao cair da noite, quando as luzes começam a serem acesas. Nesta foto um belissímo tom azul predominou, e na linha do horizonte uma faixa de cor alaranjada ainda lembra o cair da tarde. Na parte mais superior da foto, ao fundo o azul escuro da noite céu começa novamente a predominar no céu.

Copacabana vista do alto à noite com suas luzes e orla iluminadaVista aéra noturna da Praia e Aterro do Flamengo e ao fundo a cidade

Vista noturna da orla e praia de Copacabana, onde as luzes da cidade brilham e areia aparece iluminada, vista na foto acima do lado esquerdo. Em alguns pontos as luzes refletem no mar como se fosse um espelho. O reflexo da espuma das ondas também dão um efeito bonito e especial.

Na foto do lado direito, acima, vista aéra noturna da Praia e Aterro do Flamengo e ao fundo outras partes da Cidade do Rio de Janeiro. Algum resquício de luz de fim de tarde, aparece no horizonte, dando um tom quente avermelhado. Nesta foto, a máquina deveria ter ficado um pouco mais firme, o que faria com que as luzes ficassem mais definidas.

Enseada de Botafogo e Praia do Flamengo vistas de noite do alto do Morro da UrcaNa foto ao lado, o Rio à noite, em foto tirada do alto do Morro da Urca, vemos a enseada de Botafogo e praia do Flamengo.

Nesta, aparece no canto de baixo, parte do bairro da Urca, em torno do Morro de mesmo nome. Do lado esquerdo da foto aparece também a parte do mar que corre longo do sentido da Av. Pasteur.

Quase ao centro da foto vemos a enseada e praia de Botafogo com as luzes refletindo na agua do mar, formando um belo efeito, e ao fundo o Corcovado e Cristo Redentor que aparece ilumindado com um minúsculo ponto.

Ao centro da foto, o início do bairro do Flamengo, na altura do Morro da Viúva, onde as vias que circunda aquela parte do Aterro do Flamengo aparecem bem iluminadas.

Mais à direita, a praia e continuação do aterro do Flamengo. Na parte onde aparece a faixa de areia da praia do Flamengo, a agua reflete bastante no mar.

Do lado direito ao fundo, as luzes da cidade mais para o lado do centro e também do bairro do Maracanã.

O céu ao fundo forma um belo espetáculo, com alguma reminescência do calor do fim da tarde que se pos, manifestado por uma coloração em tom quente avermelhado na linha do horizonte. E podemos notar ainda que, acima da linha do horizonte, o céu vai se tornando cada vez mais azul escuro.

Se gostou, recomende: