Maracanã, O Estádio

Estádio do Maracanã

Maracanã | Visita ao estádioTribuna de honra e área vip

Maracanã, sobre o estádio

Museu do FutebolVestiários e curiosidades

O estádio do Maracanã, já foi o maior estádio de futebol do mundo, e continua ser um dos maiores estádios do planeta. Nestas páginas fala-se sobre este gigante de concreto armado com um tapete verde que tem sido palco para as maiores estrelas do futebol brasileiro e mundial, assim como tem sido palco de grandes e memoráveis eventos.

Anúncio:

Um Gigante Chamado Maracanã

O Estádio do Maracanã foi constuído em 1950 para a Copa do Mundo do mesmo ano, e projetado para receber 166.369 espectadores. Atualmente após reformas, está apto a receber uma platéia de 114.145 assistentes

Na final da Copa de 1950 e no ultimo jogo de Pelé, estima-se que 200.000 pessoas se espremeram no estádio.

Dentro do estádio existe um museu temático que é aberto durante a semana, com fotos, taças e uniformes de grandes jogadores. Pode-se comprar também camisas de futebol.

O estádio possui também um Hall da Fama e Calçada da Fama onde grandes jogadores deixam suas marcas.

Reformas para Copa do Mundo de 2014

O estádio será novamento reformado para a Copa do Mundo de 2014 que será realizada no Brasil. Serão feitos alguns melhoramentos e atendidas algumas exigências da FIFA. Entre os possíveis melhoramentos, a área coberta de arquibancadas seria extendida à todos os assentos.

O Maior Estádio do Mundo ?

Durante anos o Maracanã sustentou o título de o maior estádio do mundo em termos de capacidade de espectadores. Devido às reformas e melhoramentos visando conforto aos espectadores sua capacidade foi reduzida, e talvez não seja mais o maior em termos "quantitativos" ou seja, em termos de números.

Entretanto devido à sua história, grandiosidade, certamente pode ser chamado de "O Maior Templo de Futebol e Estádio do Mundo", pelo menos pelos que conhecem sua históra.

Palco de Grandes Eventos e Espetáculos

Além de times de futebol, famosos cantores tocaram no grande estádio, como Madonna, The Rolling Stones, Tina Turner e Sting entre outros. Paul MacCarthney entrou para o livro dos recordes in 1991 como tendo tido a maior plateia da história até aquele tempo, em apresentação solo.

O primeiro e talvez único show em estilo "Pop Star de Estádio" de Frank Sinatra ocorreu no Maracanã, onde se apresentou para sua maior platéia ao vivo.

O Rock in Rio Festival de 1992 também foi feito no estádio e bandas como Guns and Roses, J.Priest e outros nomes estiveram lá.

O Papa João Paulo celebrou uma missa aberta em 1980 e um Encontro de Familias em 1997.

Nome Popular e Nome Oficial do Estádio

O nome oficial do Maracanã é estádio Mário Filho, uma homenagem prestada à um jornalista muito popular na época da construção do estádio.

Por sua vez, o apelido Maracanã vem de sua localização, por ficar em um bairro do Rio de Janeiro, chamado Maracanã.

Estádio do MaracanãMaracanã | Complexo Dsportivo

Complexo Desportivo

O Complexo Desportivo do Maracanã inclui além do Maracanãzinho outras instalações como um parque aquático com piscinas olímpicas com arquibancadas e também pista de atletismo.

Neste complexo desportivo, muitos atletas já treinaram para os Jogos Pan-Americanos e também para as Olimpíadas.

O Maracanãzinho

O Maracanãzinho é um estádio menor mas todo coberto para partidas de volley, basquete e futebol de salão.

Muitos show de musica foram organizados lá, como antigos festivais de música brasileira, onde estiveram presentes Caetano Veloso, Elis Regina, Roberto Carlos, etc.

Grandes astros do Rock internacional e nacional também tocaram lá, como Deep Purple, Genisis, Peter Franptom, The Police no início da carreira, Rick Wakeman, Vennon, Iron Maiden, Rita Lee e muitos outros artistas nacionais e internacionais.

Se gostou, recomende: