Estádio do Maracanã - Uma Visita que Vale a Pena

Arquibancada e gramado do Maracanã fotografado durante a visita ao estádio

Maracanã | Visita ao estádioTribuna de honra e área vip

Maracanã, sobre o estádio

Museu do FutebolVestiários e curiosidades

Veja como visitar o estádio, através deste relato. Vale realmente a pena visitar o grande estádio para se ter uma idéia mais de perto de onde pisam e pisaram os grandes ídolos do futebol mundial. Este relato de visita se refere ao antigo Maracanã, antes da reforma.

O estádio esteve fechado para obras para o Mundial de 2014 e foi reaberto para a Copa das Confederações em 2013, cujo campeão foi a Seleção Brasileira. Deste, modo não podemos dizer aqui que o estádio já está novamente aberto para visitas.

Anúncio:

Como chegar ao Maracanã

Para chegar no estádio do Maracanã usando o metrô, basta descer na estação Marcanã, atravessar a passarela em direção ao estádio, virar à esquerda e caminhar até o portão 15, que dá acesso ao museu do futebol e à visita com guia ao estádio. Hoje em dia o local de entrada para visita pode ter sido mudado e é preciso confirmar se já está novamente aberto à visitação.

Como é a Visita Guiada

O Maracanã se encontra entre os principais pontos turisticos do Rio de Janeiro, e pode ser visitado de forma independente por voce mesmo, indo até o local e adquirindo um bilhete que dê direito à visita. Entretanto, para quem está com pouco tempo e quer tudo arranjado, existem agências de viajens que incluem o Maracanã entre os seus passeios e city tours.

Através de uma visita guiada (orientada por um guia do local), é possivel conhecer areas restritas e inclusive áreas internas, onde grandes ídolos estiveram momentos antes de adentrarem o grande palco de espetáculo desportivo. E pode-se ver da beira do gramado, como os jogadores veem o estádio.

A visita ao estádio somente é permitida em dias que não ocorrem jogos, mediante ingresso comprado no local. Portanto é bom verificar antes. Mais que isto, atualmente, no ano de 2011, o estádio passa por obras de melhoramentos para a Copa do Mundo de 2014 que ocorrerá no Brasil, as visita podem não estar disponíveis. Mais uma vez, é prudente certificar-se antes de ir.

Para visitar o estádio com todas as suas instalações internas e também o Museu do Futebol é preciso comprar 2 ingressos, pelo menos até o final de 2009 quando lá estivemos. Um para a visita ao estádio e outro para visitar o Museu do Futebol.

A Chegada ao Estádio

A foto abaixo, do lado esquerdo, foi tirada da passarela de acesso ao Maracanã, saindo do metrô. Ao fundo o estádio do Maracanã, nas cores branco e azul. Para visitar o estádio é preciso andar até o portão 15, o que é uma boa caminhada, mas nada exagerado.

Vista da passarela de acesso ao estádio do MaracanãVista interna do estádio do Maracanã

Bonito e bem cuidado, o Maracanã mesmo vazio é um espetáculo. A foto acima da direita, foi tirada de dentro do estádio, de uma parte alta da arquibancada, olhando para o centro do campo gramado. O estádio foi totalmente reformado para os jogos Pan Americanos de 2007, que foi sediado no Rio de Janeiro. Algumas melhorias e modernizações deverão ser feitas para a Copa do Mundo de 2014, que tera o Brasil como pais sede.

Calçada da Fama

Em frente à um imenso hall de entrada vip, onde existem painéis temático sobre o estádio e sua história situa-se a calçada da fama, vista em primeiro plano na foto abaixo. O termo "vip" vem de uma abreviatura da lingua inglesa que quer dizer "very important people" ou pessoas muito importantes. O hall de entrada vip destina-se a entrada de autoridades e convidados especiais em dias de jogos.

Calçada da Fama do Maracanã

No início da visita guidada, aos visitantes é mostrada a Calçada da Fama, que fica próxima ao hall ou salão de entrada vip. Inúmeros grandes nomes como Pelé, Garrincha, Zico, Romário, Roberto Dinamite e outros lá deixaram suas marcas gravadas em placas que parecem ser de bronze, encravadas em peças granito verde e mármore branco. Os desenhos feitos pela junção das peças de granito fazem refência à bolas de futebol.

Após passar pela Calçada da Fama, entra-se neste hall entrada vip, onde existem grandes painéis fotográficos representando as 4 maiores torcidas do Rio de Janeiro, fotos dos grandes ídolos que jogaram no Maracanã, frases famosas, e também existe um painel com fotos de grandes artistas que deram show ou se apresentaram no Estádio do Maracanã. Entre fotos que se destacam, existe inclusive uma foto da Rainha Elizabeth da Inglaterra cumprimentando Pelé.

Hall de Entrada

Hall de entrada e calçada da fama, no Maracanã

Neste local, após aquisição do ingresso, se inicia a visita guiada. A partir deste hall de entrada, existem enormes elevadores, que em dias de jogos são privativos para autoridades que se dirigem para a tribuna de honra. Neste hall existem exposições temáticas com painéis de parede.

Painel das Grandes Torcidas e Times

Painel da torcida do Botafogo

Acima, o painel de parede que homenageia a torcida do Botafogo, com fotos históricas do time e seus grandes ídolos, como Garrincha, Jairzinho, Gerson. Mas os Flamenguistas, Vascainos e Flumenenses também tem suas fotos estampadas lá com o mesmo destaque

Mural da Fama

Mural de famosos que se apresentaram no Maracanã

Mural dos famosos que fizeram shows no estádio do Maracanã, como Paul MaCartney, Frank Sinatra, Rolling Stones, Madonna. Também são mostradas fotos do Rock in Rio em 1992 onde se apresentaram diversos astros da musica internacional e brasileira.

O Papa João Paulo II também esteve por duas vezes no Maracanã, uma vez celebrando uma missa, e outra em um encontro ecumênico.

Placa e Molde na Calçada da Fama

Placa e homenagem a Bellini na Calçada da Fama

Molde dos pés de Bellini, na Calçada da Fama.

As marcas são gravadas em uma placa que parece ser forjada em broze, com o molde dos pés do grandes jogadores. Acompanhando as marcas dos pés, existe uma placa de placa de homenagem para cada jogador, sendo esta placa de metal com o nome gravado do jogador. Observe que esta placa de identificação ou com o nome do atleta, tem o formato de uma bola, ficando sujestivamente entre os pés do jogador.

Molde dos pés de Garrincha na Calçada da Fama

Molde dos pés de Garrincha, na Calçada da Fama, no estádio do Maracanã. A partir deste ponto se inicia a visita guiada ao Maracanã.Tribuna de Honra. Existe um setor mais elevado, e um mais abaixo. O setor que fica no meio é o mais imponente. Este do meio tem inclusive todo o piso em granito ou mármore azul. Da tribuna de honra se tem uma das melhores vistas do Maracanã. Entretanto, devido ao fato das arquibancandas do estádio formarem um circulo, a vista do gramado de qualquer angulo é sempre um espetáculo.

O Túnel de Entrada em Campo

Tunel de entrada no campo de futebol do maracanãApós a visita aos vestiários percorre-se um túnel que se abre finalmente para o gramado do Maracanã, onde pode-se ver o estádio como os jogadores o vêem.

Nas paredes do túnel existem painéis adesivos de parede, com as fotos impressas de grandes ídolos do futebol mundial em ação, em lances de disputa de bola. Além de ser um belo trabalho de comunicação visual, trata-se de uma montagem que apresenta fotos de lances incríveis tirados durante as partidas.

Na verdade existem 3 túneis. O túnel central que voce visita, somente é usado por ambos os times em finais de campeonatos ou grandes cerimônias como final de copa do mundo.

Ao lado deste túnel de entrada principal, existem 2 outros túneis, diretamente ligados a cada vestiário, usados em jogos comuns. Mas na visita guiada, somente é mostrado o túnel principal.

Na foto ao lado, entrada usada pelos jogadores em dia de final. Voce pode imaginar-se como uma estrela ou um grande gladiador entrando na grande arena (risos)

Tunel visto do gramado

Tunel do campo do maracanã, arquibancadas e tribuna de honra

Boca do tunel de entrada usada pelos jogadores, vista de dentro do campo gramado.

Imediatamente atrás deste tunel de entrada, voce vê arquibancadas térreas que antigamente eram as chamada "gerais" onde os assistentes ficavam em pé, pois os ingressos eram mais baratos.

Na parte das arquibancadas de cima, fica a Tribuna de Honra ao centro, cadeiras vermelhas. Em baixo das arquibancadas suspensas, ficam as cabinas de imprensa, televisão e radialistas.

Arquibancadas vistas do túnel de entrada

Arquibancadas do maracanã

Acima parte do gramado e as arquibancadas vistas de dentro do campo.

Este é o ponto mais alto da visita, quando se está no gramado onde pisam e pisaram os grandes ídolos. Deste ponto, é possível ter a mesma visão que os jogadores tem quando olham para as arquibancadas e as torcidas.

Nesta foto vê-se as cadeira onde anteriormente eram as "gerais", e também as arquibancadas suspensas. Observe que os assentos de arquibancada possuem diferentes cores, dependendo do local e área no estádio.

Arquibancadas

Tanto a área da chamada antiga "geral" como as arquibancadas superiores onde antigamente o público sentava-se diretamente sobre o cimento, hoje estão equipadas com cadeiras para arquibancadas e podem ser vistas nas fotos acima.

Hoje em dia, para se adequar os estádios à torneiros internacionais e grandes eventos é necessários atender à exigências da Fifa como também de Comites Olimpicos que exigem assentos individuais e localizados. Para tal existem os assentos para estádio, geralmente são pequenas cadeiras de plastico, assentadas com parafusos sobre o cimento das arquibancadas. Este fato reduz a capacidade dos estádios em termos de espectadores, mas aumentam o conforto dos mesmos, uma vez que, as cadeiras ergonômicas de plástico são projetadas para dar conforto por serem mais adequadas à forma humana.

Placar Eletrônico

Na foto acima, do lado direito, um placar eletrônico esportivo é visto preso ao teto que cobre as arquibancadas. Este placar é também um painel eletrônico que passa mais informações aos espectadores.

Vista do Maranã de dentro do gramado ou campo de futebol

O Campo Gramado

Quando se entra no gramado a visão que temos é de imensidão. Um enorme tapete verde diante de nós, tendo em cada extremo as redes do imenso campo de futebol. Olhando para todos os lados, vemos as arquibancadas, e se formos atentos aos detalhes, vemos também os pequenos objetos que rodeiam o teto circular das arquibancadas. Se vistos de perto, não são pequenos objetos, e sim os inúmeros refletores, elementos típicos da iluminação dos campos de futebol.

As medidas do campo de futebol do Maracanã correspondem ao maior tamanho dos campos padronizados pela FIFA, e o gramado é natural, ao contrário dos campos Europeus que se utilizam de grama sintética ou artificial.

Uma das gramas mais utilizadas nos estádios do Brasil é a grama esmeralda por ser uma grama de alta densidade e muito resistênte ao pisoteio das pessoas e atletas. Mas existem demais variedades tais quais a grama Bermudas e grama Batatais, que podem muito bem também adequar-se aos campos. Qual é o tipo de grama do Maracanã? Quem vós escreve não sabe, e este é um detalhe que passou despercebido. Mas se alguém souber, e quizer enviar um comentário por email, sinta-se à vontade.

O Maracanã e o Gramado são o Espetáculo

Ao entrar no gramado do Maracanã, quase dá pra se sentir como um jogador, e imaginar-se correndo pelo campo.... Se morar no Rio e ainda não visitou o estádio num dia fora de jogo não sabe o que está perdendo. E se voce visitar o Rio e for ao Maracanã voce não vai se arrepender ao conhecer os bastidores do mais famoso estádio de futebol do Brasil e do Mundo.

Se em dias de jogos o espetáculo são os grandes times e as grandes estrelas do futebol juntamento com suas torcidas que lotam o estádio em grandes decisões, num dia comum, através de uma visita guiada, voce vai ver que, o Maracanã por sí só em um grande espetáculo.

Se gostou, recomende: