Museu do Futebol

Museu do Futebol no Maracanã | Fotos e objetos expostos

Maracanã | Visita ao estádioTribuna de honra e área vip

Maracanã, sobre o estádio

Museu do FutebolVestiários e curiosidades

Se voce gosta de futebol e não visitou o Museu do Futebol no Rio de Janeiro, precisa visitar. Nesta página, o relato sobre a visita à um museu moderno, pequeno mas interessante, museu este que possui fotos e objetos que pertenceram aos grandes jogadores como Mané Garrincha, Pelé, etc.

Anúncio:

Principais atrativos do museu

Museu do Futebol apresenta através de painéis de parede e objetos em expositores, fatos e fotos sobre a mémoria do futebol brasileiro, seus grandes ídolos e suas grandes conquistas.

O museu versa também sobre a construção do Maracanã, fatos interessantes e exposição de objetos ligados à história do estádio, sobre a época da construção e sua inauguração.

Como ir ou como chegar lá

A entrada do Museu do Futebol, fica dentro das instalações do estádio do Maracanã, no lado oposto ao Hall de Entrada vip. Portanto primeiro deve-se ver como ir ao estádio na página sobre a visita guiada ao Maracanã.

O ingressos para a visita guiada ao estádio e ao Museu do Futebol são vendidos separadamente. Mas é um desperdício, e também daria uma dor na consciência ir ao local e não visitar tanto o estádio como também este pequeno, mas interessante museu.

Deve-se salientar que, a visita ao estádio não se restringe às arquibancadas ou áreas comuns vistas nos dias de jogos. A visita vai bem mais além, onde um guia bem preparado, conduz os visitantes à áreas de acesso restrito em dias de jogos, como áreas restritas às autoridades, tribuna de honra, e também os vestiários. A visita ao estádio também inclui a calçada da fama com a marca dos pés de grandes ídolos do futebol e também um hall de entrada com exposições de objetos e fotos de grandes episódios acercado do grande estádio como também acerca do futebol.

Painel | Ídolos do Futebol

Passe o mouse sobre a imagem para vê-la alterar-se mostrando ídolos de diferentes épocas.

O painel de parede com fotografias mostra ídolos do futebol de diferentes épocas e gerações

Acima um painel com fotomontagem mostrando jogadores de diferentes épocas onde são vistos Pelé, Tostão, Gerson, Rivelino, Garrincha, Zico, Roberto Dinamite, Didi, Jairzinho e outros grandes ídolos. Ao passar o mouse sobre a foto voce verá mais estrelas do presente ou de um passado mais recente, que tanto abrilhantaram o futebol brasileiro e o gramado do Maracanã. A outra foto é colorida, e nela estão Ronaldo Fenômeno, Romário, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho entre outros.

Relíquia do museu do futebolFotos das Seleções Brasileiras que venceram Copas do Mundo no museu do futebol

A Mala Que Não é Preta

A expressão "mala preta" ou "homem da mala preta" é sinônimo de dinheiro ou de portar muito dinheiro. Mas no Maracanã existe uma mala em exposição que já portou a renda de uma das maiores bilheterias de estádio de futebol, mala esta de cor marron.

Acima á esquerda, a mala utilizada para transportar o dinheiro da bilheteria da final da Copa do Mundo, em 1950. No estádio existem também outras relíquias da estória do estádio e também muitas fotos sobre a construção do mesmo.

Painel dos Esquadrões Vencedores dos Mundiais

Na foto do lado esquerdo, também acima, um mural com fotos das Seleções Brasileiras que foram campeãs mundiais de futebol. Este painel que abrilhanta uma das paredes do museu, apresenta as fotos dos cinco esquadrões vencedores das também cinco Copas do Mundo que o Brasil venceu. Estão expostas as fotos das seleções de 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002.

Gol de Placa | Jogada Memorável de Pelé no Maracanã

Gol de placa feito por Pelé no MaracanãCerca de 10.000 expectadores viram este gol eternizado em uma placa comemorativa feita em bronze.

A expressão "esse é um gol de placa" geralmente é utilizada para jogadas espetaculares que resultam em gol, e que pelo seu ineditismo merecem entrar para a estória e ter uma placa de homenagem. E foi, nada menos do que Isto o que aconteceu com uma jogada sensacional de Pelé.

O memorável fato ocorreu em 5 de Março de 1961, em uma partida entre Santos e Fluminense, quando Pelé fez uma série de jogadas espectaculares e continuadas, recebendo a bola ainda no campo de defesa do Santos, e partiu em direção do adversário driblando uma série de jogadores, atravessando o grande circulo central, entrando na grande área e finalmente ficando de frente com o goleiro na pequena área, quando então chutou para o canto esquerdo fazendo um dos mais espetaculares gols da estória do futebol.

O gramado do Maracanã foi o palco desta façanha, e cerca de 10 mil espectadores testemunharam tal fato.

O placar da partida terminou em 3 x 1 favorável ao Santos Futebol Clube, que aquela época tinha uma das equipes mais fortes e imbatíveis para aquele tempo.

A foto ao lado, é de uma página de um jornal que reportou esta jogada, página esta exposta no Museu do Futebol e fotografada por este website no mesmo local.

Mural Feito Com Chuteiras

Do lado esquerdo, na foto abaixo um mural feito com chuteiras de jogadores. No museu existem montagens interessantes, que contam estórias e enaltecem grandes ídolos do passado, mas que certamente continuarão para sempre eternizados pela história do futebol.

Mural com chuteiras no museu do futebolPlaca comemorativa dos 50 anos do Maracanã homenageia também Mané Garrincha

Placa de Homenagem

A placa comemorativa de metal, referente aos 50 anos do Maracanã, em homenagem à Mané Garrincha está mostrada na foto do lado direito. Garrincha era também chamado de "A Alegria do Povo" devido aos dribles espetaculares que levavam a multidadão das antigas gerais e arquibancadas ao delírio.

Objetos de Garrincha

A foto do expositor abaixo, no Museu do Futebol expõe objetos utilizados por Mané Garrincha, juntamente com sua foto com a camisa da Seleção Brasileira. Garrincha foi bí-campeão Mundial vestindo a camisa da Seleção, em 1958 na Suécia e em 1962 no Chile. Nestes dois históricos times, estavam também presentes Pelé e o então ponta direita Zagalo. Tanto Pelé como Zagalo viriam a ganhar um terceiro título mundial, tendo Pelé como atacante da Seleção e Zagalo como técnico.

Em 1994, Zagalo acrescentou ao seu curriculum seu quinto título de Campeão Mundial, desta vez integrando a Seleção como Diretor de Futebol e tendo como Técnico Carlos Alberto Parreira. Deve-se lembrar também que, Carlos Alberto Parreira, também fez parte da comissão de preparação física da Seleção campeã mundial de 1970.

Chuteiras e calção que pertenceram a Mané Garrincha

Calção e chuteiras usadas por Mané Garrincha, um dos maiores idolos do futebol brasileiro e uma das maiores estrelas que abrilhantaram o gramado do Maracanã.

Este é um assunto controverso, mas muitos afirmam que os três maiores dribladores de todos os tempos do futebol brasileiro seriam Garrincha, Pelé e Tostão. Muitos diriam que teria que ser quatro, incluindo Ronaldo Fenômeno. Mas esta é uma polêmica que nunca terá fim, e com relação a esta questão dificilmente se chegaria à um consenso.

Se gostou, recomende: