Tribuna de Honra e Área Vip do Maracanã - Fatos Históricos

Tribuna de honra do Maracana | Rainha Elizabeth da Inglaterra e Pelé, Rei do Futebol

Sobre a tribuna de honra e área vip do Maracanã, áreas de acesso fechado que somente são utilizadas por autoridades e convidados especiais.

Nesta página fala-se também sobre fatos históricos e visitas de grandes personalidades ao estádio do Maracanã.

Ao lado, em foto histórica na tribuna de honra do Maracanã, a Rainha Elizabeth da Inglaterra e Pelé, Rei do Futebol.

Maracanã | Visita ao estádioTribuna de honra e área vip

Maracanã, sobre o estádio

Museu do FutebolVestiários e curiosidades

Tribuna de Honra

A Tribuna de Honra está localizada em um espaço especial e reservado, em meio às arquibancadas bem de frente ao centro do gramado.

É um espaço destinado às autoridades e convidados, que pode ser acessado diretamente por elevadores, através do Hall de Entrada Especial que fica na parte térrea do Maracanã.

Em dia de jogos o acesso ao hall de entrada e elevadores não é aberto à todos os pagantes, tendo seu acesso restrito. Apenas autoridades ou convidados especiais tem acesso às estas áreas.

Em dia aberto à visitação, mediante ingresso que dá direito à visita às dependências do Estádio do Maracanã conduzida por um guia, todas estas áreas podem ser visitadas, e ao longo da visita, o guia vai explicando sobre a utilidade e função de cada ambiente, assim como vez ou outra relatando sobre algum caso relacionado àqueles ambientes.

Após pegar o elevador no Hall de Entrada, chega-se ao Salão VIP ou salão reservado para pessoas importantes e aos que tem acesso à tribuna de honra. O acessoa à tribuna de honra é feito então através deste hall.

A tribuna de honra, tem assentos estofados vermelhos e estofados. Estes acentos são retráteis, na verdade iguais ou semelhantes á poltronas de teatro ou cinema. O piso a as meias paredes que cercam e dividem o local são revestidas em mármore azul.

São inúmeras as poltronas enfileiradas, existindo inclusive áreas para autoridades de maior nível hierárquico. É um lugar reservado para altas autoridades como o Presidente da República, Governador do Estado, Prefeito e demais pessoas de destaque. Durante a visita voce pode portanto, quem sabe, sentar-se onde algum Presidente da República também sentou-se alguma dia. Que tal se tornar muito importante por alguns instantes ? (risos)

Cadeiras da Tribuna de Honra do Maracanã

Tribuna de Honra. Existe um setor mais elevado, e um mais abaixo. O setor que fica no meio é o mais imponente. Este do meio tem inclusive todo o piso em granito ou mármore azul. Da tribuna de honra se tem uma das melhores vistas do Maracanã. Entretanto, devido ao fato das arquibancandas do estádio formarem um circulo, a vista do gramado de qualquer angulo é sempre um espetáculo.

Presenças Famosas

Pelé e Rainha Elizabeth em 1968A Tribuna de Honra é o local reservado às autoridades públicas e governamentais, como Presidentes, Governadores, Prefeitos, e também às autoridades desportivas ou os populares "cartolas" de federações e entidades ligadas ao futebol.

É uma área reservada também à personalidades importantes, que visitam o estádio.

Rainha Elizabeth com Pelé no Maracanã

Além de Presidentes do Brasil, de lá assistiram jogos grandes personalidades mundiais e chefes de Estado como a Rainha Elizabeth da Inglaterra que foi assisitr um jogo em 1968, entre a Seleção Carioca e a Seleção Paulista, tendo Pelé entre os integrantes.

Neste dia, o Rei do Futebol foi cumprimentado e recebeu das mãos da Rainha o troféu pela vitória consquistada no jogo.

Ao lado foto do Rei do Futebol e a Rainha Elizabeth da Inglaterra em 1968. (Foto publicada em livro sobre Pelé, de Orlando Duarte)

Sala e Área Vip

A Àrea Vip ou local para autoridades e convidados, é acessada através de elevadores, cujo acesso no pavimento térreo é feito no Hall de Entrada Especial, onde fica o "Hall da Fama e Calçada da Fama". Quando os elevadores chegam ao nível das arquibancadas, em área isolada as mesmas, então se tem acesso á Tribuna de Honra e ao Salão Vip. (VIP para quem não sabe, é uma abreviação em Inglês "very important people" que significa "pessoas muito importantes")

Esta área VIP ou Salão ou Hall "Vip" está ligado às Tribunas de Honra. O Hall ou Salão VIP tem dois ambientes, cada um com um grande quadro do Maracanã. À esquerda de quem entra, existe um quadro comemorativo de 50 anos do Maracanã de autor desconhecido que foi colocado na porta do estádio. Apesar de divulgado na mídia, o autor nunca apareceu. Mas por decisão dos administradores do estádio e autoridades, eles decidiram colocar o quadro lá, homenageando o pintor anônimo, que fez também uma homenagem anônima ao grande estádio.

Esta área é um local para os convidados e autoridades esperarem o início do jogo ou se reunirem durante o meio tempo, tendo assim um espaço social, não se restringindo apenas à Tribuna de Honra.

Área vip do Maracanã

Área Vip do Maracanã, onde as autoridades e convidados especiais, antes do início ou durante os intervalos dos jogos podem se reuniar e sentar para conversar..

Salão restrito para autoridades e convidados no Maracanã

Área Vip do Maracanã. Dois conjuntos estofados brancos, dispostos de cada lado do amplo salão ficam à disposição de convidados especiais e autoridades.

O Quadro Misterioso

Na sala vip, destinada à autoridades e convidados, em um dos ambientes, uma pintura emoldurada do estádio se destaca na parede em frente ao conjunto de sofás e poltronas estofadas brancas.

Segundo o guia da visita, o quadro foi deixado na porta do estádio, anônimamente em um dia do ano 2000, quando o Maracanã fez 50 anos de existência. Tentativas houveram de encontrar o autor de tal pintura, e o fato foi amplamente noticiado em jornais, inclusive com pedidos para que o autor se apresentasse. Mas o autor do quadro preferiu ficar no anônimato, e até a data da vista que que minha esposa e eu (quem vós escreve) fizemos ao estádio, em 2009, não se conhecia a autoria do quadro.

Cadeiras de Personagens Ilustres em Exposição

No salão vip, também se encontram em exposição uma cadeira usada pelo Papa João Paulo II, que rezou missa no Maracanã, e outra cadeira usada pela Rainha Elizabeth do Reino Unido, que assistiu à uma partida de futebol no Maracanã em 1968, quando de sua visita ao Brasil.

Não é permitido sentar-se nesta cadeiras, e elas estão guarnecidas por uma pequena cerca de isolamento. Ambas as cadeiras possuem placas de homenagem em metal ou bronze, com um texto anúnciando o fato. Estas placas de metal estão afixadas nas parede, atrás do local onde ficam as cadeiras.

Uma pequena escultura em alto relevo, provavelmente em bronze, dos rostos do Papa João Paulo II e da Rainha Elizabeth da Inglaterra também constam das placas de homenagem.

Placa de Homenagem ao Papa

Cadeira usada pelo Papa na sua visita ao Brasil

Cadeira em que o Papa sentou-se quando veio ao Maracanã. Ao fundo da cadeira, existe uma placa comemorativa com o busto do Papa em alto relevo esculpido em bronze.

Placa de Homenagem à Rainha da Inglaterra

Cadeira em que sentou-se a Rainha Elizabeth da Inglaterra, quando veio ao Maracanã

Esta cadeira foi usada pela Rainha Elizabeth da Inglaterra. Também atrás da cadeira, uma placa comemoratica com o retrato da Rainha esculpido em bronze.

Muitas pessoas famosas, personagens que já fazem parte da história do Brasil, autoridades, Presidentes já estiveram na sala vip ou áreas restritas do estádio do Maracanã. E muitas pessoas comuns também já estiveram lá em dias de visitas guiadas. E caso voce ainda não tenha estado no local, então falta a sua presença lá. Garanto que não vai se arrepender, pois é um passeio muito interessante. E caso voce que lê, saiba de alguma curiosidade ou fato interessante sobre o local e que não esteja aqui, e que voce ache que valeria à pena acrescentar, sinta-se à vontade para enviar um comentário ou sugestão.

Se gostou, recomende: