Rio de Janeiro AquiRio de Janeiro Aqui

Ecoaventura e Esportes Radicais no Rio de Janeiro

Ecoaventura | Trilha e caminho do Excelsion na Floresta da Tijuca

Abaixo algumas atividades de aventura para diversos níveis de adrenalina, incluindo caminhadas ecológicas, trilhas, rapel, tirolesa, arborismo e parede de escalar. De um modo geral as atividades listadas abaixo com seus respectivos locais, podem ser feitas por pessoas saudáveis mesmo que não sejam praticantes regulares, pois não estão entre as atividades ou locais que exigem extremo esforço físico, sendo assim muitas delas acessíveis aos iniciantes, desde que orientadas por um instrutor experiente.

Aventura, trilhas, caminhadas e esportes radicais para iniciantes

A cidade do Rio de Janeiro assim como o interior e litoral do Estado do Rio, por sí só apresenta cenários magníficos ligados às belezas naturais. Só o fato de visita-los e contempla-los propopicia momentos de imensa satisfação e lazer. Mas algumas pessoas gostam de interagir com a natureza de forma mais intensa. E para estas pessoas existem as atividades de aventura, ecoaventura e turismo de aventura que mescla natureza e um pouco de adrenalina.

Rapel

Rapel

Existem vários locais onde se pode praticar rapel com orientação de instrutor, um esporte de aventura, cujo fim e sentir as emoções de descer dependurando em cordas sobre grandes paredões e vãos. Exige adrenalina, destreza e um pouco de instrução prévia.

Tirolesa

Tirolesa

A tirolesa é uma atividade bastante segura e que oferece a emoção deslizar pendurado à um cabo de aço, vales, rios ou árvores, de um modo geral sem necessidade de treino ou esforço físico, sendo adequada para pessoas saudáveis de todas as idades.

Arvorismo

Arvorismo

Arvorismo ou arborismo é uma atividade recreativa que envolve percorrer um caminho aéreo, locomovendo-se entre copas de árvores, sobre cabos de aços, ponte pensil e demais artefatos. Proporciona contato com a natureza e emoção.

Trilha

Trilha do mirante do Sacopã

Caminhada por trilha é uma opção saudável de lazer. Algumas levam ao topo de morros, onde durante o percurso fica-se em contato direto com a natureza. Aqui uma trilha rústica de fácil acesso no Parque da Catacumba que leva ao topo de um morro com bela vista.

Caminhada Ecológica

Caminhada ecológica

Uma caminhada saudável e interessante pode ser feita em direção ao topo do morro do Leme onde fica o Forte Copacabana. O caminho é uma antiga estrada de pedras, cercado de bela vegetação e belas vistas. A Floresta da Tijuca também é local para boas caminhadas.

Muro ou Parede de Escalar

Muro de Escalar

A escalada esportiva, em muros ou paredes especiais, é uma atividade para quem está em forma. Existem vários locais para praticar este esporte no Rio de Janeiro, entre eles uma parede de escalar, com instrutores em um parque às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas. Para praticar é preciso pagar.

Veja também sobre o que é turismo e atividades de aventura e ecoaventura com suas modalidades.