Vôo de Asa Delta no Rio de Janeiro

Piloto e passageiro em vôo de asa delta saltando da Pedra Bonita no Rio de Janeiro

Sobre como voar ou assistir vôos de asa delta no Rio de Janeiro, pulando da Pedra Bonita, ao lado da Pedra da Gávea e descendo na Praia do Pepino em São Conrado. A rampa da Pedra Bonita fica perto do topo de desta alta montanha, sendo que o vôo é feito pelo piloto com o passageiro que vai ao lado.

Anúncio:

Voar de Asa Delta é uma das modalidades de vôo livre, e para quem gosta de aventura, não pesa muito, e quer se sentir como um pássaro, voando sobre o Rio de Janeiro, é possivel voar com um piloto profissional e pular de asa delta da Pedra Bonita, a 510 metros de altura, sobre a Praia do Pepino.

Onde Voar ou Ver Vôos Duplos de Asa Delta no Rio de Janeiro

Para ver os vôos e aterrizagens de asa delta, pode-se ir direto à praia do Pepino, que é uma parte da Praia de São Conrado, na Av. Prefeito Mendes de Moraes. É nesta praia que os pilotos e passageiros (quem voa conjuntamente) aterrizam na faixa de areia.

É neste local também, que fica o club de Vôo Livre, onde voce pode pegar informações e contratar um vôo que tenha certifcação.

Uma vez que voce acerte com o piloto, eles te levam ao local da Pedra Bonita, onde fica a rampa de decolagem, e o preço desta subida é pode ser incluso no preço do vôo.

A subida é feita pela Estrada das Canoas, uma estrada sinuosa e ingreme, e que também é muito bonita. Tanto a Pedra Bonita como a Estrada das Canoas ficam dentro da Floresta da Tijuca.

Como curiosidade, durante a subida, ou também descida para quem subir apenas para ver e não para voar, pode-se ver belas vistas das montanhas, vistas da Pedra da Gávea, e também passar em frente à Casa das Canoas, uma antiga residência modernista projetada por Oscar Niemeyer para sua própria moradia. Hoje esta casa esta aberta aberta à visitação mediante agendamento, segundo um guia e assistente de piloto que nos levou à rampa de voo livre.

É possivel também contratar um vôo com pré-agendamento, telefonando diretamente para algum piloto ou através do Club de Vôo Livre, e neste caso, alguns tem serviço para pegar a pessoa onde ela está, seja na casa dela ou hotel, caso seja visitante ou turista. E após o vôo podem retornar o cliente ao local de origiem, caso isto tenha sido agendado.

Voo de asa delta perto da Pedra da Gávea até a aterrizagemAsa delta pousando na Praia do Pepino em São Conrado

Acima sequência animada de um vôo de asa delta passando ao redor da Pedra da Gávea até a aterrizagem na Praia do Pepino em São Conrado. Do lado direito, um vôo duplo de asa delta perto da aterrizagem tranquila na praia do Pepino, em São Conrado. Na parte mais baixa da foto o mar e do lado direito uma ilha montanhosa, como são as ilhas típicas do litoral do Rio de Janeiro.

Montagem e Desmontagem Após o Vôo

Após cada vôo, ao chegar em terra a asa delta é desmontada, e estrutura de metal leve que provavelmente é de alumínio é toda amarrada e empacotada juntamente com o tecido que dá forma e sustentação à asa. Depois é colocada sobre um bageiro de um carro ou caminhonete que levará novamente à rampa de lançamento. Muitas vezes este mesmo carro que leva a asa delta desemontada também leva passegeiros para novos vôos.

Uma vez que se chegue novamente à área e rampa de lançamento, as asas são novamente montadas. Segundo um assitente de um piloto que nós levou para ver uma rampa de lançamento, a asa pesa em torno de 35 kilos.

Vôo duplo de asa delta vindo da Pedra BonitaAterrizagem de asa delta na Praia do Pepino

Na foto acima são vistos o piloto e passageiro, durante um vôo duplo de asa delta. Neste momento eles preparam para a aterrizam que segue tranquila como na foto ao lado.

O voo de asa delta é uma modalidade de voo livre, e não utiliza nenhum tipo de propulsão a motor. A viagem é tranquila, o piloto aproveita correntes de vento, e utilizando técnicas de vôo pousa de forma bastante precisa onde quizer.

Aterrizagem de asa delta na faixa de areia da praia do Pepino é mostrada na foto acima do lado esquerdo. O piloto e passageiro pousam tranquilamente. Um pouco atrás vê-se alguns banhistas na praia e as ondas do mar quebrando com bastente espuma num dia bonito e ensolado. Ao fundo parte das encostas rochosas do final de São Conrado e uma ilha montanhosa compoem o belo cenário que eles acabaram de ver de cima, durante o vôo livre.

Referências

Se gostou, recomende: