Rio de Janeiro AquiRio de Janeiro Aqui

Pedra Bonita

Cume da Pedra Bonita coberto por núvens

A Pedra Bonita é uma das montanhas mais altas do Rio de Janeiro, faz parte do Parque da Floresta da Tijuca, e de lá pulam os pilotos de Asa Delta. Do topo da pedra se tem uma bela vista de São Conrado e partes da Zona Sul, assim como da Bara da Tijuca.

Sobre a rocha chamada Pedra Bonita

A formação rochosa chamada de Pedra Bonita é uma montanha com com um platô no topo, cuja altitude máxima chega à 696 metros.

Está situada dentro do Parque Nacional da Tijuca ou Floresta da Tijuca, entre os bairros de São Conrado e Barra da Tijuca na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Esta imensa montanha, é coberta de matas de segunda geração da Mata Atlântica, existindo porém algumas pequenas áreas cobertas de capinzal, estando em processo de recuperação da fauna e da flora original.

Uma vez chegando no topo da Pedra, uma imensa mesa de rocha, tem-se uma vista da Barra da Tijuca, de São Conrado, da orla e de outras montanhas do Rio de Janeiro.

E imediatamente à sua frente, quando se olha direto para o mar, vemos a Pedra da Gávea com sua face mais misteriosa, que parece uma escultura gigante de um rosto humano.

Fotos da Pedra Bonita | Vista da Estrada Lagoa Barra em S�o Conrado e do Topo da Pedra

Acima, a Pedra Bonita do lado direito da foto e ao centro a Pedra da Gávea. Ao chegar ao cume da Pedra Bonita, pode-se ver de frente a formação rochosa da Pedra da Gávea que parece uma grande face esculpida na pedra. Passe o mouse sobre a foto acima para altera-la.

São Conrado visto do topo da Pedra BonitaPico da Agulhinha visto do topo da Pedra Bonita

No dia em que eu, minha esposa e um colega estivemos lá, em um Sábado de manhã percorrendo a trilha da Pedra Bonita até o cume, mês de Março de 2011, o tempo estava bom até certo hora. Depois vieram muitas núvens, fechando completamente as vistas para a paisagem. Ainda assim foi possivel fotografar São Conrado visto de cima e o Pico da Agulhinha. A formação rochosa da Pedra da Gávea, em forma de face de um gigante logo ficou totalmente encoberta.

O local chegou a lembrar o romance policial "Hound of the Baskervilles" ou "O Cão dos Baskervilles", uma das histórias do detetive escocês baseado em Londres, Sherlock Holmes. A estória policial se passa em um cenario de muita neblina, como lembrou um amigo Inglês que foi conosco nesta trilha.

Depois de algum tempo, os dois guias que nos levaram, sugeriram voltar para que não ficasse perigoso, com o que todos nós concordamos, eu minha esposa e o colega de trilha. Afinal, se o tempo fechasse mais ficaria complicado, e se chovesse forte, ninguém iria querer correr o risco de levar um raio na cabeça !

Como Chegar na Trilha da Pedra Bonita e O que ver na Estrada das Canoas

Você chega à Pedra Bonita e na trilha que a leva ao topo através de uma bela e sinuosa via, chamada Estrada das Canoas, em São Conrado.

Ao subir a Estrada das Canoas passa-se pela também conhecida "Casa das Canoas" projetada por Oscar Niemeyr para ser sua residência e ao mesmo tempo casa conceitual. Mais acima, encontra-se um desvio que é a subida para a rampa de lançamento de vôo livre ou asa delta, onde são oferecidos oferecidos vôos duplos, onde o passageiro salta da rampa com um piloto profissional.

É a alguns metros antes da rampa de vôo livre, perto do estacionamento da mesma, que fica uma placa indicando a trilha mais conhecida e de mais fácil acesso para a topo da Pedra Bonita.

Ao subir passar pelas curvas sinuosas da Estrada das Canoas, pode-se ver a Pedra da Gávea de alguns pontos, assim como tem-se paisagens muito bonitas das cercanias repletas de matas e muito verde. Na verdade, a estrada na maioria de seus trechos é cercada de densa floresta, na verdade a Floresta da Tijuca.

Caminho de subida para começo da trilha e rampa de asa deltaEstrada das Canoas que leva à trilha da Pedra Bonita e rampa de asa delta

Acima do lado esquerdo, a sinuosa e estreita estrada para a rampa de asa delta e trilha da Pedra Bonita. Esta foto tomada descendo esta estrada. Este trajeto, se feito à pé, desde o desvio da Estrada das Canoas até a rampa de vôo livre é muito inclinado e cansativo e geralmente o trajeto é feito de carro até o estacionamento de automóveis, que fica a alguns metros da rampa de vôo livre. O início da trilha para o topo da Pedra Bonita fica muito perto do estacionamento, apenas a alguns metros.

A foto do lado direito, mostra um trecho da bela Estrada das Canoas, onde uma curva da mesma emerge da densa e imensa mata que a cerca.