Parede de Escalar e Montanhismo no Rio de Janeiro

Parede de escalar para treinar para montanhismo de escalada ou alpinismo

Sobre montanhismo e locais no Rio de Janeiro para escalada esportiva e alpinismo, tanto em muros de escalar e como em enconstas rochosas, com diferentes níveis de dificuldade.

Entres as chamadas ecoaventuras, está o montanhismo. À partir do montanhismo de escalada em montanhas naturais, sugiu também a escalada artificial em muro ou parede de escalar, sendo esta prática considerado um esporte.

Montanhismo

Montanhismo é também considerado um esporte de aventura, e falando em linguagem acessivel, trata-se de subir montanhas através de caminhadas ou escaladas, até atingir o cumê.

A ideia de subir ou escalar montanhas como esporte vem dos Alpes, montanhas da Europa.

O montanhismo de escalada ou alpinismo, vai além de caminhadas para se subir à uma montanha e exige equipamentos especiais, utilizados pelos chamados alpinistas, como cordas, mosquetões, grampos especiais para prender em rochas, botas, cintos e assentos de alpinistas entre outros.

Além disso, o montanhismo de escalada exige treinamento prévio, conhecimento específico, estudo do local e clima, preparação física e resistência, além de proeficiencia no uso dos equipamentos especiais citados mais acima.

Alguns locais para escalada em rocha natural e muros de escalar

Montanhismo | Parede de escalar dentro do Parque da Catacumba

No Parque da Catacumba, quando visitamos em Junho de 2010, entre as atividades chamadas esportes de aventura, havia uma parede de escalar, ou seja, uma plataforma artifical para treinar escalada esportiva. No local havia instrutores, e a prática era feita mediante um ingresso que dá direito ao uso do equipamento com acessoria do instrutor.

Montanhismo no Morro da Urca, com acesso pela Pista Cláudio Coutinho

Acima um grande encosta de rocha do Morro da Urca, com acesso pela Pista Cláudio Coutinho. No local em fins de semana são vistos praticantes de escalada ou alpinismo subindo a encosta com cordas e equipamentos apropriados. Entretanto a primeira parte da escalada não é muito ingreme, e pode-se ver ocasionalmente pessoas ou até crianças se aventurando a subir. Não é preciso dizer que um tombo no local pode ser complicado.

Alpinismo no Morro da Urca

Alpinismo no Morro da Urca. Na foto acima, com zoom, aparece uma ampliação de foto de escalada na parte mais alta da encosta.

Quando esta atividade é consideravelmente mais branda, se tratando de caminhadas até o tipo de montanhas, geralmente o máximo que se exige é prudência, estar em boas condições físicas, e muitas vezes a assistência de um guia experiênte neste tipo de caminhas em montanhas, e que certamente conheça bem o local a ser trilhado. A modalidade de montanhismo que concerne apenas a caminhadas (e não à escaladas), pode também estar ligada ao que se chama de turismo ecológico.

Entretanto, para adeptos do montanhismo de escalada, também existe turismo especializado. Existem empresas e guias que inclusive empreendem escaladas ao Monte Everest, o mais alto do mundo, mas certamente para pessoas preparadas e familiarizadas com alpinismo. Este tipo de turismo especializado, tem inclusive comprometido o ambiente do natural do Monte Everest, acarretando poluição e lixo no local por parte de excursionistas. Pelo menos assim tem aparecido notícias na mídia.

É preciso comprar equipamentos para escalada e alpinismo?

Geralmente praticantes assíduos de alpinismo e montanhismo como também de escalada esportiva em muro de escalar possuem seus próprios equipamentos já que o uso é mutio frequente, e certamente é mais conveniente te-los sempre à mão ao invés de alugar.

Entretanto, para quem está aprendendo, ou quer se aventurar pela primeira vez ou ocasionalmente não é preciso comprar equipamentos quando existe alguma empresa de ecoaventura ou ecoturismo que oferece este serviço.

Quanto a atividade de parede de escalar é oferecida juntamente com instrutores, geralmente eles fornecem os equipamentos para usar, um kit básico, mediante o bilhete ou ticket adquirido para praticar a escalada mediante acessoria de um instrutor.

Os principais equipamentos de escalada e alpinismo são os freios oito descensores de aço inox, ascensores, mosquetões, jumbos, grampos, cadeirinha também chamada de baudrier ou arnês, cordas de alpinismo, cordelete, capacetes, e sapatilhas de alpinismo.

Geralmente os equipamentos para paredes de escalar são básicos, e os equipamentos para alpinistas sérios, que se aventuram a escaladas de grandes montanhas além dos necessários unicamente para paredes de escalar.

Parede ou Muro de Escalar

Derivando-se do montanhismo de escalada em ambiente natural, sugiram algumas modalidade de escalada esportiva, utilizando paredes artificiais com obstáculos, que podem ser colocadas em ambiente fechado ou aberto.São as chamadas paredes de escalar.

Trata-se de uma atividade que exige boa forma, destreza e concentração, para atingir o topo dos muro verticalizados e cheios de obstáculos.

Na prática é uma atividade segura, se usar corretamente equipamentos de segurança, como capacete, cintos de alpinistas e demais protetores.

Se quem escala estiver preso por uma corda cujo comprimento deve ir se ajustando e ser proporcional à altura atingida pelo escalador, para que, em caso de queda este não despenque para o chão, o maior risco é de alguma esfolada ou pequena pancada.

Treinamento de Escalada em Rocha Natural

No bairro da Urca, ao longo do trajeto da Pista Cláudio Coutinho, pode-se ver praticantes de montanhismo de escalada subindo as encostas do Morro da Urca, ou alguns treinando em paredes de escalar naturais, em pequena altura, muito próxima ao chão, aproveitando a rocha natural. Assim, aqui fica a dica de local para praticar tanto alpinismo como escalada em parede de escalar natural.

Se gostou, recomende: