Rio de Janeiro AquiRio de Janeiro Aqui

Arborismo no Rio de Janeiro

Sobre arborismo e locais para sua prática no Rio de Janeiro. Além de ser uma atividade de lazer com um pouco de adrenalina, proporciona contato com a natureza, ao seguir por caminhos suspensos entre as copas de árvores, próximo da flora e fauna.

Caminhando entre a Copa das Árvores

As fotos abaixo mostram instalações para a pratica do arborismo, num parque repleto de bela vegetação, por onde os praticantes podem se aventuras no caminho aéreo, aproveitando as emoções do trajeto e observando de perto os galhos, a folhagem e a copa das árvores.

O arvorismo ou arborismo, é considerado uma modalidade de ecoaventura, consistindo em locomover-se entre copas de ávores ou troncos de árvores, deslocando-se por caminhos aéreos.

Estes caminhos podem ser feitos de cabos de aço, ponte pênsil de pedaços de madeiras, ou feitos com pequenos troncos dispostos horizontalmente e suspensos por cordas entre outros tipos de artefatos.

Além de ser considerado um esporte ou uma atividade recreativa de aventura, o obejetivo é também interagir o ser humano com a natureza.

Na primeira foto ao lado, vemos divesos troncos de árvore, de altura consideravel, interligados por caminhos aereos por onde os praticamente passam.

O acesso ao início do caminho é feito por uma escada, colocada em local mais elevado, dando acesso à uma plataforma.

Um vez que o praticante de arborismo esteja com o equipamento e preso ao cabo de aço de segurança, este começa a trilhar o caminho por entre os troncos.

Observe na foto que as plataformas entre cada tronco são de metal e com piso de grelha, dando transparência e sensação de altura.

Na outra foto ao lado, que fica mais abaixo, vemos mais partes da instalações para prática do arvorismo Na foto aparece uma escada, que provê acesso vertical para o início de um trecho de caminho aéreo. No início do trecho, vemos um operador-instrutor e um tipo ponte pensil, feito com pequenas táboas presas por blocos de madeira.

Caminho aéreo perto de copa de árvores para prática de arborismo

Caminho aéreo perto da copa de árvores para a prática de arborismo, construído entre vários mastros de madeira no Parque da Catacumba.

Plataforma de partida para prática do arvorismo

Plataforma de partida para prática do arvorismo e escada para subida e descida, facilitando assim o acesso vertical.

Como surgiu e o como se classifica o Arborismo

Dia a dia, muitas novas atividades surgem com relação aos chamados esportes de aventura. Alguns chamam esta atividade também de "esporte radical", mas talavez esta classificação não seja de todo correta, por ser uma atividade com poucos riscos.

A atividade proporciona uma sensação de aventura, de contato com a natureza e as árvores, mas pode ser feito com bastante segurança.

Segundo dizem, o arborismo ou arvorismo como atividade recreativa surgiu inspirado em instalações apropriadas para locomoção entre troncos e copas de árvores, com fins de pesquisas, permitindo aos botânicos e biólogos contato mais próximo com árvores e animais, sem contudo interferir muito com o meio ambiente.

A partir da década de 1990, alguém teve a idéia de criar caminhos entre árvores, com formas de acesso vertical facilitada por escadas, e fornecendo equipamentos de segurança para quem se aventurar na prática. Assim o arborismo teria surgido, como uma atividade recreativa de aventura ou ecoaventura.

Com a atividade surgiram os equipamentos para arborismo

Os equipamentos tanto fixos como móveis são instalados pelos fonecedores do serviço relacionado à prática do arborismo.

Por parte de quem organiza o serviço de prática do arvorismo, é necessário primeiramente fazer a instalação de equipamentos fixos nos roteiros e caminhos a serem percorridos, tanto fixados nos troncos das árvores, como também para acesso ao caminho à ser percorrido.

Existem também os chamados equipamentos móveis, utilizados pelo praticante. Uma vez que o praticante adquira um bilhete para praticar, um instrutor lhe passa as instruções de como proceder, o acessora e fornece um kit para a prática da atividade, e inclusive o ajuda a se utilizar e vestir-se com o kit.

Entre os equipamentos usados pelo praticante então os equipamentos de segurança e proteção como capacete, luvas, um cinto de nylon especial que envolve as pernas e os quadris, chamado baudrier ou arnês.

Este cinto-cadeira, distribui a pressão causada pelo peso do corpo ao ficar pendurado no ar. Neste caso, a pessoa fica pendurada como se estivesse sentada em uma cadeira, na verdade é uma "cadeira de alpinismo".

Este cinto é preso à um cabo de aço superior, que fica acima do caminho percorrido. O que prende o cinto ao cabo de aço é uma corda. Esta corda por suas vez é presa ao cinto e "cadeirinha baudrier" em uma extremidade por um mosquetão e na outra extremidade presa à roldanas ou polias que deslizam presas e sobre o cabo de aço.

Assim o interessado na prática pode se aventurar nesta atividade que exige destreza e equilíbrio, mas com segurança, sabendo que, se o "arborista" cair, esta queda não passará de talvez no máximo um ou meio metro abaixo, ficando preso e suspenso no ar, podendo então retomar seu caminho, por meios próprios ou se necessário com a ajudade de algum operador que virá para ajuda-lo.

Locais onde praticar arborismo no Rio de Janeiro

Às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, em uma bela reserva ecológica existe um parque de lazer chamado Parque da Catacumba. Ao visitar o parque em 2010, vimos que no local existe instalações para prática do arborismo.

A prática pode ser feita mediante a compra de um ingresso para esta atividade, que conta com instrutores e operadores para dar assistência e fornecer o equipamento. A visita ao parque é gratuíta, mas arborismo é uma atividade opcional e paga.