Rio de Janeiro AquiRio de Janeiro Aqui

Monumento Estácio de Sá

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

O Monumento à Estácio de Sá desponta no aterro do Flamengo na forma de obelisco piramidal, tendo interiores e terraço com planta em forma de triangulo. O monumento homenageia o fundador da cidade, e do local se tem belas vistas da enseada de Botafogo e Baía de Guanabara. Veja também o interior do Monumento à Estácio de Sá com sua lápide transladada para o local.

Quando visitado em Abril 2011, a parte interior do Monumento Estácio de Sá se encontrava muito bem preservada, com um balcão de atendimento e folhetos informativos.

O Centro de Visitantes, situa-se no subsolo do monumento, onde são organizadas e oferecidas atividades culturais.

De acordo com um prospecto informativo, a Universidade Estácio de Sá e a Riotur, empresa de turismo do Estado do Rio de Janeiro, firmaram um acordo para juntas administrarem e cuidarem do Centro de Visitantes do Monumento.

Sobre o monumento

O Monumento é uma homenagem ao fundador da Cidade do Rio de Janeiro, o português Estácio de Sá, que faleceu após dois anos de luta contra os francesas, para retomada da terra.

Tem o objetivo também de ser um marco de celebração da fundação da cidade.

O Monumento fica localizado no Parque do Flamengo, próximo ao Morro da Viuva, com explendida vista para a Enseada de Botafogo, Baía da Guanabara e tendo à sua frente o Pão de Açúcar.

O Projeto

O projeto do Monumento é de 1973, de autoria de Lúcio Costa renomado arquiteto com obras de destaque no Rio de Janeiro e também autor do plano piloto de Brasília.

Trata-se de uma construção com uso de pedras típicas do Rio de Janeiro, parecendo ser granito, tendo ao centro um obelisco também de granito.

Este obelisco que se inicio no subsolo, passa por sobre uma laje entremeada de vigas de concreto, laje esta que faz teto para o subsolo, e piso para a base do monumento, um pouco elevada e acima do solo do Parque ou Aterro do Flamengo.

Tanto o obelisco como a base ou terraço do monumento, são triangulares.

Como o terraço do monumento fica um pouco acima do chão, este é acessado por uma rampa de subida, e o subsolo é acessado por uma rampa de descida.

Monumento à Estácio de Sá com uma pirâmide ao centroBaía de Guanabara, Morro Cara de Cão e Pão de Açucar visto do Monumento à Estácio de Sá

Acima, do lado esquerdo, monumento à Estácio de Sá com uma pirâmide ao centro no Aterro ou Parque do Flamengo. Seria a pirâmide com forma predominantemente verticalizada uma alusão às pirâmides de Mestre Valentim, no Passeio Público?

Acima,do lado direito, Baía de Guanabara, Morro Cara de Cão e Pão de Açucar visto do terraço do Monumento à Estácio de Sá.

Terraço do Monumento com belas vistas para a Baía de Guanabara

Do local onde se encontra o Monumento Estácio de Sá se obtem belas vistas de partes da cidade do Rio de Janeiro, como também da Enseada de Botafogo e Baía de Guanabara.

Num belo dia de sol, principalmente em em fim de semana ou feriado, pode-se ver muitas pessoas passeando ou fazendo caminhada ou corrida pelo Parque ou Aterro do Flamengo naquela área do enorme parque.

E voltando-se para o mar, pode-se ver o espetáculo de inúmeros barcos com suas velas principalmente brancas velejando pela baía de um lado para outro.

Embora não seja um mirante propriamente dito, o local tem belas vistas, e pode ser também considerado, à grosso modo, um mirante alternativo, para quem quer ver o Rio, as montanhas e águas da baía de diferentes angulos.

Alusão à Mestre Valentim?

De certa modo resgata a idéia de Mestre Valentim, ao projetar o terraço do Passeio Público com vista para a Baía de Guanabara. A pirâmide do Monumento poderia ser uma alusão às pirâmides de Mestre Valentim no Passeio Público.

Interessante notar que, foi no Morro Cara de Cão que Estácio de Sá fez os primeiros assentamentos quando dá fundação da Cidade do Rio de Janeiro, na chamada Cidade Velha, que logo após a vitória contra os franceses, foi mudada por Mem de Sá para o Morro do Castelo, que ficava entre a Praça da Cinelandia e Praça 15. E foi no Morro Cara de Cão que Estácio de Sá teve sua primeira sepultura, em 1567.

Veja também sobre o interior do monumento à Estácio de Sá, onde se encontra a lápide de seu túmulo, que foi transladada para o local.