Bairro de Santa Tereza

Bairro de Santa Teresa - Bonde no Largo dos Guimarães

Antigo e pitoresco bairro do Rio de Janeiro que merce uma visita. Situa-se em parte alta da cidade, próximo ao centro. O caminho mais bonito e interessante para visitar é através do Bondinho de Santa Tereza que segue por linha férrea passando sobre os "Arcos da Lapa", antigo aqueduto do século 18, tempos do Brasil colonial. É um dos mais interessantes locais de passeio no Rio.

Bondinho de Santa TeresaConvento de Santa Teresa

Bairro de Santa Teresa

Museu Chácara do Céu em Santa TeresaParque das Ruínas em Santa Teresa

Ruas Que Contam Estórias e Histórias

Algumas casas são bem preservadas, mas outras necessitam pintura e restauração, entretanto isto faz parte do charme do local, cuja ruas são pavimentadas com antigas pedras, como era usual antes do surgimento do asfalto.

Durante os anos 60 e 70 muitos artistas e hippies se mudaram para as mansões de Santa Tereza. O local é uma área viva do Rio, com alguns bares interessantes e alternativos, com uma atmosfera descontraída e um pouco intelectual, visitada por muitos turistas.

Bonde de Santa Teresa

O Bondinho de Santa Teresa passa sobre os "Arcos da Lapa", um antigo Aqueduto do final do século 18. A estação do Bonde fica no centro da cidade do Rio de Janeiro, próximo ao prédio da Petrobrás. Perto do Largo dos Guimarães, ponto central do bairro existe também o Museu do Bonde.

Mansões e Residências Aristocráticas

O bairro já foi um dos locais muito requisitados pela antiga aristocrácia carioca, mas ainda hoje existem muitos palacetes e mansões em determinadas áreas.Pitoresco Bairro de Santa Tereza - Arcos da Lapa, Bondinho e antigo casarão

Algumas familias tradicionais e proprietários de mansões ainda mantém sua residência no local.

O Bairro possui também inúmeras residências de classe média, que procuram um lugar alto e fogem dos apartamentos.

Entre os nomes que fizeram estória como moradores do local estão Laurinda Santos Lobo e Raimundo e Raimundo Ottoni de Castro Maia. As antigas residências de ambos hoje são respectivamente a Casa e Parque das Ruinas e o Museu Chácara do Céu.

Nas imagens ao lado, os Arcos da Lapa, Bondinho de Santa Tereza e uma antiga casa mansão no Bairro de Santa Tereza.

Convento de Santa Teresa

Foi o Convento de Santa Teresa, que se destaca em uma colina de subida para bairro, que deu nome ao local. A história do convento sinaliza que sua construção começou na segunda metade do século 18, e a partir de então a robusta e antiga construção com sua igreja ao lado se tornou ponto de referência, tendo sido nos século 18, 19 e início do século 20 uma das construções que mais se sobresaiam na paisagem da cidade, inclusive em inúmeras pinturas de época. Veja esta aquarela retratanto o Aqueduto da Carioca e Convento de Santa Teresa em 1820.

Cenas de Santa Teresa

Andando pelo pitoresco bairro de Santa Tereza, podemos ver um local diferente, alternativo e descontraído. Mas se olhar mais a fundo, é possivel fazer um mergulho na história deste bairro, que surgiu no remotos tempos do Rio colonial.

Abaixo, na foto do lado esquerdo, algumas lojas, bares e restaurantes de Santa Tereza, perto do Largo dos Guimarães. Um bar-restaurante faz alusão aos bondes na decoração de sua fachada. As construções abaixo devem ser do século 19, mas o bairro tem construções do século 18, sendo que o convento de Santa Tereza começou a ser construído em 1750.

Lojas e bares de Santa Tereza, um deles fazendo alusão aos bondesCasa de Artes de Santa Teresa

Na foto acima, do lado direito, a Casa de Artes de Santa Teresa, em foto tirada em dia de Carnaval. Nesta tarde, num local muito informal, as pessoas sentam-se descontraidamente em mesas se demorando para conversar, tomando cerveja ou refrigerantes.

Cena do bairro de Santa TeresaO ambiente estava bastante eclético ou mesclado em termos de tipos humanos, com muitos estrangeiros e visitantes. O local aparenta ter sido um antigo palacete construido no início do século 20, em função de muitos adornos ao estilo "Art Noveau". Os jardins e escadas à frente, e sua arquitetura remetem à um tempo que passou, onde alguma familia aristocrática deve ter desfrutado desta antiga morada e das belezas do, um tanto diferente em tempos passados.

Nesta foto ao lado, vemos uma predominância de um amontodado de casas simples no bairro de Santa Tereza, que juntas acabam criando uma cena pitoresca.

No bairro não existe apenas casas simples, muitas casas grandes e até mansões também são vistas no local.

A casa vermelha vista na foto, que possui uma varanda com alguns guarda-sóis amarelos sobre as mesas com cadeiras, é um bar e restaurante que dá frente para uma rua que na foto não pode ser bem vista. Mas se trata de um bar e restaurante que é ao mesmo tempo informal e com um ar típico de Santa Tereza. Mais à frente, na mesma foto, vemos uma pequena casa que possui um pequeno terraço, com corrimãos de madeira.

No canto superior direito da foto, um palacete ou casarão neo-gótico, dos tempos em que muitos integrantes da aristocrácia carioca construia suas residências no bairro. Na foto a densa vegetação também se sobresai, ainda lutando contra o excessivo adensamento habitacional do bairro e o grande número de construções que foram feitas ao longo do anos.

Se gostou, recomende: