Rio de Janeiro AquiRio de Janeiro Aqui

Final | Copa 2014

Fuleco e torcedora em CopacabanaA final da Copa do Mundo de 2014 será disputada entre os ganhadores das Semi-Finais, e deste jogo sairá o Campeão Mundial de Futebol da Copa de 2014.

A partida será realizada no Estádio do Maracanã no dia 13 de Julho de 2014, no Rio de Janeiro, capital do estado de menos nome.

Ao lado um boneco gigante do Fuleco em Copacabana, mascote e simbolo deste Mundial de Futebol. Tirar fotos ao lado do Fuleco virou uma atração no local quando inúmeros visitantes e torcedores não perdem a oportunidade de resitrar aquele momento.

Alemanha é Campeã Mundial de 2014 ao vencer Argentina por 1x0

A seleção Alemã conquistou seu 4º título mundial ao vencer a seleção da Argentina por 1x0 no jogo final da Copa de 2014. A partida foi bastante disputada com a Alemanha procurando muito mais o ataque e a Argentina mais no contra ataque.

No primeiro tempo que terminou 0x0, existiu prevalência de ataque e domínio de bola da seleção Alemã, enquanto a Argentina se fechava bastante e de forma competente, e em alguns contra ataques ofereceu perigo do gol.

No segundo tempo que também terminou com placar zerado, o time Argentino se tornou mais ofensivo com a entrada de um jogador mais ofensivo e quase marcou em algumas ocasiões. Entretanto, ainda assim a seleção Alemã continua a jogar de forma mais ofensiva. Segundo dizem, no total dos tempos regulamentares, a Alemanha teve em torno de 62% de domínio de bola.

Quase ao final do segundo tempo, o excelente jogador alemão Miroslav Klose de 36 anos foi substituido por Mario Götze de 22 anos, já pensando na prorrogação.

No primeiro tempo da prorrogação de 15 minutos para cada tempo, o placar continuou 0x0, mas com a Alemanha mais ofensiva. No segundo tempo a Alemanha continuava a procurar mais o gol com quase total dominio de bola, enquanto a Argentina se voltava para a defesa, embora apresentando contra-ataques perigosos, principalmente em função de sua maior estrela, o atacante Messi.

Entretanto aos 8 minutos do segundo tempo da prorrogação, Mario Götze de 22 anos que substituiu Miroslav Klose para jogar na prorrogação recebeu um lançamento do lado direito, dentro da pequena área, matou a bola no peito e antes que mesma caisse no chão chuto direto no gol marcando um dos mais belos gols desta Copa do Mundo de 2014. O competente goleiro da Argentina nada pode fazer embora tenha tentado defender.

Jogadores premiados e destaques da Copa

Lionel Messi ganhou Bola de Ouro, recebendo o troféu de melhor jogado do mundial ao final da partida e o goleiro alemão Manuel Neuer ganhou a Luva de Ouro ou prêmio de melhor goleiro.

Ao todo, a Copa de 2014 teve 171 gols e o artilheiro foi o colombiano James Rodriguez de 23 anos, que joga no Mônaco e portanto ganhou a Chuteira de Ouro com 6 gols marcados em 5 partidas.

O atacante alemão Thomas Müller, ficou com a Chuteira de Prata tendo marcado 5 gols e Neymar com a Chuteir de Bronze, ou seja, foi o 3º principal artilheiro do mundial de 2014. Neymar ficou na frente de Messi que também marcou 4 gols, mas o brasileiro disputou menos jogos, portanto tem um melhor índice por partidas. Rubben da Holanda também fez 4 gols, mas a Fifa usa o número de assistências dadas pelos atacantes como critério de desempate. Tanto Neymar como Messi deram passe para gol.

Maior artilheiro de todas as Copas

O recorde de maior artilheiro de todas as copas, até então pertencente ao jogador brasileiro Ronaldo "Fenômeno" Nazário foi quebrado pelo veterano da seleção Alemã, Miroslav Klose, que nesta copa conseguiu 16 gols, passando assim ao primeiro lugar.

Resultado final copa 2014 | Tabela

Veja também a tabela das Semi-finais como datas, jogos e resultados.

Sobre o local da Grande Final

O Estádio Mario Filho, ou Estádio do Maracanã será o palco da grande partida de encerramento da Copa de 2014 de onde sairá o campeão do torneiro.

Estádio do Maracanã decorado com painéis para Copa 2014O Maracanã foi inteiramente reformado e modernizado para este Mundial, tendo sua área coberta aumentada e substituida por uma estrutura composta de metal e cabos de aço.

As arquibancadas foram totalmente refeitas e replanejadas, ficando mais próximas do gramado e propiciando melhor visão à todos os espectadores.

Durante este Mundial de 2014 o estádio sediou outros grandes jogos. E a Seleção Brasileira somente jogará no Maracanã se chegar à final.

Como fato curioso para os mais novos, o Maracanã em sua primeira versão, foi originalmente construído para a Copa de 1950, quando o Brasil disputou o título na final com a Seleção do Uruguai.

Loja da Fifa em Copacabana | Objetos e souvenir da Copa 2014A vitória naquela partida ficou com o Uruguai, que passou a ostentar seu único e primeiro titulo de campeão mundial. O Brasil somente viria a ganhar seu primeito título mundial de uma série 5 na Copa de 1958, disputada no Chile.

Na foto mostrada mais acima, o Estádio do Maracanã decorado com painéis para Copa 2014. Na foto do lado direito, loja da Fifa em Copacabana, onde são vendidos objetos diversos e souvenir da Copa 2014. A loja foi montada na praia, em estrutura metálica coberta com lona, com entrada pelo famoso calçadão de Copacabana.