Rio de Janeiro AquiRio de Janeiro Aqui

Pensão Suissa e Rua da Glória, Memória do Antigo Rio

Pensão Suissa na Rua da Glória

Rua da Glória e Pensão Suissa vistas em imagens comparativas de 1916 e 2010. A Pensão Suissa é uma antiga hospedária ou pequeno hotel que existiu na Rua da Glória, bairro da Glória. As imagens revelam as diferenças e mudanças de diferentes épocas.

Rua da Glória em 1916 e 2010

Imagens contam estórias e histórias, e as antigas construções e hospedarias também.

Imagens e construções são o testemunho de uma época, e a Pensão Suissa fez parte do cenário e da história do bairro da Glória.

Eis nesta página, um techo da Rua da Glória, onde vemos o local em 1916 e quase 100 anos depois, em 2010 / 2011.

A imagem ou foto mostrada abaixo, é de um antigo cartão postal, do ano de 1916, mostra a "Pensão Suissa", que existia na Rua da Glória, bairro da Glória no Rio de Janeiro.

Passe o mouse sobre a imagem para intercambiar entre a foto antiga e nova, e assim ter uma comparação da ocupação do local, como era no início do Século 20 e agora, no ínício do Século 21.

Como todo observador atento pode notar, e como diz o ditado, uma imagem "pode valer por mil palavras". A imagem abaixo, mostra o conhecido e famoso "Relógio da Glória" em primeiro plano, que continua no mesmo lugar nos dias de hoje.

A imagem mostra a antiga Pens�o Suissa na Rua da Gl�ria e a vista atual da mesma rua

A imagem abaixo, ao lado, mostra a Rua da Glória em 2010, no mesmo local onde existia a Pensão Suissa, onde apareçe o relógio e as muretas.

Rua da Glória em 2010, mesmo local onde existia a Pensão Suissa

Quatro Arvóres Permaneceram no Local

Um fato interessante, é que na foto antiga aparecem 5 arvóres nas calçadas. Nesta imagem de 2010, pode-se ver 4 árvores, que parecem estar praticamente no mesmo local.

Então, decorridos praticamente 100 anos, seriam elas as mesmas árvores ou seriam frutos de replantio? A segunda hipótese parece a mais viável.

As Muretas e o Relógio

As muretas da Rua da Glória continuam praticamente iguais, e o que mudou na foto foram as construções e suas funções. No local onde ficava a antiga Pensão Suissa e sobrado com frontão neoclássico que aparece mais atrás, hoje existem edifícios de condomínio, alguns de salas comerciais. E no pávimento térreo destes edifícios inúmeras lojas de comércio variado, inclusive bares e lanchonetes.

Preciso conferir melhor depois, mas creio que estas muretas devem ter sido construidas por volta de 1905, durante a administração do Prefeito Pereira Passos, que remodelou e abriu muitas vias, inclusive a Av. Beira Mar, que passava pela orla da Glória. Antes de outros aterros sucessivos que ocorreram e que afastaram o mar, certamente a praia chegava até muito perto das muretas.

Na foto do ano de 2010, o "Relógio da Glória" é visto em primeiro plano juntamente com a mureta. Pode-se notar que a topografia do terreno está ligeiramente alterada em função dos aterros feitos à frente, ou em função de reformas de ruas de tráfego.

Mudanças Drásticas na Arquitetura e Estilo de Vida

Outra observação interessante que pode-se tirar da comparação das fotos, é quanto à qualidade da arquietura e uso adequado de elementos arquitetônicos utilizados em diferentes épocas.

Na foto antiga, vemos as janelas dos pavimentos superiores com persianas e demais janelas, tanto da Pensão Suissa como da casa de fundo, com toldos externos, que protegem e climatizam o interior da construção de forma mais adequada e sustentável.

Nas novas construções, foi priorizado certamente o ar condicionado, e por trás das grandes esquadrias de vidro, que ocupam praticamente toda a extensão das paredes, a proteção contra o sol é feita por cortinas internas, uma forma de proteção que impede a entrada da luz, mas retem o calor no interior da construção. Já no caso dos toldos externos, o calor era barrado e retido no exterior da construção.

Como se vê, nem sempre os conceitos de "modernidade" como os dissipados pela arquitetura "modernista" comercial mostrada na foto são realmente modernos ou sustentáveis. Nem sempre o "antigo" é menos adequado.

Outra observação interessante advinda da comparação entre as fotos, é fato de, na foto de 2010, as construções estão praticamente enconstradas nas divisas, equanto que, na foto antiga as construções se encontravam com espaço nas divisas.

Veja mais sobre o bairro da Glória com suas história, origens, curiosidades e importância no cenário do Rio de Janeiro.